26/08/2010

Estudos – Legalização de Títulos e Profissão

Bem, como eu disse no post anterior, se a vontade é estudar ou exercer a profissão na Itália, é preciso legalizar os títulos de estudos realizados no Brasil.


Por que estudar na Itália? 


Então, um curso no exterior é um “up” no seu currículo, além de aumentar as possibilidades de se trabalhar em algo que gosta naquele país e sair do subemprego, hahaha. Em geral, os italianos não gostam de estudar, e se tem ótimas universidades por todo o país, com oportunidades de bolsas para estrangeiros inclusive. Por essas e outras, vale a pena investir.

 Se você já tem uma profissão no Brasil, como eu, e a sua intenção é ficar um bom tempo por lá e se possível exercer a profissão conquistada no Brasil, corra atrás. Valide seus títulos, prepare seu currículo, e “vamo que vamo”!! Em próximos posts vou comentar como procurar emprego e cursos na Itália. Por hora, vamos ao processo de Legalização e Títulos e Profissão. Afinal, a Europa toda precisa SIM de profissionais formados. Aumente sua bagagem profissional e pessoal!! "E ora, lasciamo le chiacchiere e veniamo al dunque".

O Consulado de São Paulo efetua a legalização de certidões e diplomas emitidos por entidades educacionais brasileiras legalmente reconhecidas dos títulos obtidos na Circunscrição Consular de São Paulo (Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia). Se você mora em outros estados, consulte o consulado correspondente.

Organizando a Documentação 


Primeiramente, deve solicitar na escola em que concluiu (se você ainda não tiver pego), os Históricos Escolares do Ensino Fundamental e Médio. Se a conclusão foi antes de 2003, deve pedir que coloquem os dados da Lauda de Concluinte (contendo nº página, caderno, data de publicação, etc.), se a conclusão foi após 2003, você deve pegar a Lauda pela internet no site do GDAE.

Com os dados fornecidos da Lauda de Concluinte (antes de 2003), você imprime uma cópia da página da publicação no site da imprensa oficial, clicando aqui.

Em seguida, reconheça firma em cartório de uma das assinaturas de cada Histórico Escolar. Leia o Histórico antes de fazer o processo, a escola pode cometer erros, como no meu caso que tive que refazer. Caso as assinaturas não tenham firma aberta (diretores antigos, por exemplo), o Histórico também deve ser feito e assinado pelo diretor atual com firma aberta em cartório.

Como eu fiz curso técnico após o ensino médio, eu também peguei o Histórico do Técnico em Química, a Lauda e reconheci firma (do Histórico, não da Lauda =)).

Depois, como no meu caso me formei na universidade, fiz o pedido do Histórico Escolar, Programa de Ensino e Certificado de Conclusão (já que o Diploma só sai 1 ano após a conclusão). O Programa de Ensino é praticamente um “livro”, o meu tem 151 páginas e, deve-se solicitar na universidade, uma capa declarando que o aluno tal, cursou tal curso, e que o programa de Ensino é composto por tantas páginas, etc. Esse documento é que terá firma reconhecida, será traduzido etc., e não as 151 pg. (Ainda bem!! =)).

Uma carta de declaração de confirmação de autenticidade do Histórico e do Certificado deve ser preenchida pela Universidade e assinada, e reconhecer firma também. Cliquem para obterem os modelos: Histórico e Diploma .

Pronto! Estando em mãos todos os documentos com firma reconhecida (exceto as Laudas, o Programa de Ensino inteiro e as cartas de confirmação de autenticidade do Histórico e Certificado ou Diploma), todos os demais documentos devem ser traduzidos.


Para isso, procure um Tradutor Juramentado (Estado de São Paulo) mais próximo de você, pelo link.

Se prepare, uma boa quantia será gasta com essas traduções.
Lembrete: As traduções também devem ter a assinatura do tradutor reconhecida em cartório!

Com documentos e traduções em mãos, é hora de apostilar em um Tabelião ou Cartório, consulte o cartório mais próximo de você para verificar se fazem o apostilamento. 

Uma carta (preferencialmente digitada) constando todos os documentos que estão sendo enviados, quantidade e em qual país eles serão apresentados deve ser enviado juntamente no envelope, assim como endereço para devolução e um telefone fixo.

Os documentos demoram pelo menos 10 dias para serem devolvidos. Se no mesmo envelope tiver mais de 5 (no meu caso foram 14!!), esse prazo será maior.

Aí é só esperar e em seguida, ir ao consulado para legalizar os títulos (que é de graça).

Legalizando títulos e profissão


Agora, se além dos estudos você quer legalizar a profissão, assim como eu, você precisa:

- Somente para quem requer a legalização para o reconhecimento da profissão na Itália: DECLARAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL, OU ORGÃO COMPETENTE, com data de emissão não superior a três meses, onde conste claramente:

a) que o interessado está matriculado;

b) o número da matrícula;

c) os dados da Lei Federal que regulamente o exercício da profissão no Brasil;

d) as atividades profissionais que o título habilita a exercer no Brasil;

e) que nada impede o legítimo exercício da profissão no Brasil.

Esse documento também tem que ter firma reconhecida, deve ser traduzido e enviado ao Eresp como os demais. No meu caso foi um documento de Certidão Negativa do Conselho Regional de Química e custou R$44.

Com todos os documentos em mãos, é hora de levar no consulado (o reconhecimento da profissão tem uma taxa consular), e deve ser levado:

- CÓPIA SIMPLES DE TODA A DOCUMENTAÇÃO (menos do “conteúdo programático”), INCLUINDO AS TRADUÇÕES.

- CÓPIA SIMPLES DE UM DOCUMENTO DE IDENTIDADE VÁLIDO.

- DOMANDA PER LA LEGALIZZAZIONE DEI TITOLI, devidamente preenchida. (baixe o modelo)

Apresentar a documentação em ordem cronológica a partir do mais antigo e na seguinte ordem:

1. Original, com a tradução.

2. Cópia do original, com a cópia da tradução.

O Setor que cuida da legalização de títulos e diplomas funciona junto ao Setor de Notariado. Atende ao público as terças (das 13:00 às 16:30) e quintas (das 08:30 às 12:30). Para as inscrições universitárias e bolsas de estudos, os pedidos deverão ser entregues pessoalmente nos prazos previstos por lei. Aconselha-se não esperar os últimos dias.

Os documentos terão que ser apresentados pessoalmente ou através de um procurador; se a documentação apresentada estiver incompleta ou não conforme as instruções, a mesma será devolvida no ato, com instruções adequadas sobre como efetuar a regularização.

Outras informações podem ser obtidas por telefone de Informações do Consulado Geral, tel. (11) 3549-5699, que funciona todos os dias úteis das 08:00 às 15:00, ou escrevendo para dirdidattica.sanpaolo@esteri.it, Ou ainda no site do Consulado de São Paulo, link.

     Aí é só correr pro abraço!


    Correr atrás do sonho de estudar e trabalhar “nella bella Italia”! Perché sognare è vivere!


Ajude a manter o Sonhos na Itália no ar fazendo uma doação de qualquer valor através do PayPal.

 
Quer colaborar de outra forma? Escreva para sonhosnaitalia@gmail.com
Agradeço a todos!   

148 comentários:

  1. Olá eu adorei suas informações, mas ainda estou com uma dúvida..se eu quero somente legalizar a profissão é não os estudos e somente seguir esta segunda etapa que falaste...???
    aèi obrigada...e continue postando tè otimo,..eu sou psicologa e meu namorado italiano..tb queremos viver juntos...mas preciso ver isto antes de parttir..
    abraços...gaby

    ResponderExcluir
  2. Carla...adorei o que escreveu sobre saudadess...lindo lindo...
    abraços.gaby

    ResponderExcluir
  3. Olá Gaby, desculpe-me a demora a responder. Então, acredito que tenha que ser o processo todo, pois para legalizar a profissão tem que provar que estudou não é mesmo? Mas vou pesquisar e te falo. Mande um email que te respondo. sonhosnaitalia@gmail.com obrigada. bjus

    ResponderExcluir
  4. olá Carla
    sou formado em administração, sou cidadão italiano tambem e pretendo ir em 2012 pra italia.
    é possivel eu levar os historicos e diplomas e traduzir e legalizalos na italia? ou tenho que fazer isso aqui no brasil?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Meu nome é Fabiana e estou terminando minha faculdade de Design de Interiores (Belas Artes) em junho e já escolhi minha laurea specialistica que pretendo cursar na UNIFI em Firenze mas tenho dúvidas em como iniciar a juntar toda a documentação pois além de tudo acho o site do consulado muito confuso. Como ponto de partida, após a escolha do curso, você entrou em contato com o consulado ou se guiou pela internet e só foi lá com a maioria da documentação? Já fui pra Italia o ano passado, onde fiz outros cursos e lembro que fui no consulado tirar algumas dúvidas mas interpretaram a minha ida como entrevista e depois disso foi difícil conversar com eles novamente. Não quero cometer o mesmo erro.

    Atenciosamente,

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, a primeira coisa é juntar toda a documentação e ir ao consulado para obter a Dichiarazione di Valore in Loco, depois vc tem que se inscrever na universidade, só conseguirá com esse documento. boa sorte

      Excluir
  6. Ola Carla,voce e um anjo na internet

    Eu tenho o curso de auxiliar de enfermageme gostaria de exercer minha profissao
    aqui na Italia , tenho como legalizar aqui no consulado da Italia ou e so no Brasil
    E esta traduzido e tudo sertinho em ordem ,e qual e o tempo de validade dos documentos ate a legalizacao.
    Um abraco
    Leoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leoni, obrigada. Bem, procurei essa informação mas nao a encontrei. Acredito se só no Brasil que pode ser feita. mas é melhor tirar a dúvida (também da validade) com o proprio consulado. baci

      Excluir
  7. Olá Carla, parabéns pelo site, muito útil.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Acabei de me matricular no Conservatório de Música de Vicenza no curso acadêmico.
    Pediram o famoso "Diploma di maturità". Eu entreguei a eles meu histórico escolar do ensino médio em português. Eles o aceitaram parcialmente e me disseram que eu deveria regularizar esse doc seguindo os passos do site: studiare-in-italia.
    Lá eu li que eles consideram os conservatórios musicais como universidade, ou seja, Laurea. Pelo que entendi, primeiramente tenho que traduzir meu histórico (é óbvio).

    1- Os tradutores só aceitam o original?

    2- Tenho que traduzir o histórico do fundamental também? (pra mostrar o total nossos 11 anos de escola no Brasil)

    Continuando, li que eles recomendam legalizar o doc antes de fazer a declaração de valor in loco (DV).

    3- Essa legalização tem que ser feita no Brasil? Onde? E aqui na Itália? Onde?

    4- A DV é aqui na Italia né? Onde?

    Só para esclarecer, tenho a cidadania italiana e estou inscrito como tal, não como extra comunitário.

    Espero que possa me ajudar.

    Muito obrigado.
    Caio Ceravolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Caio! obrigada!
      Então, o diploma de maturità seriam os anos de ensino até o nosso ensino medio sim, só que aqui na Itália são 12 anos e não 11 como eram antes no Brasil (agora ha pouco tempo que mudaram a contagem). Tem que ver se eles vao aceitar a sua documentação com 11 anos, porque se seu curso é uma laurea, não é aceito! Se vc fez pelo menos 1 ano de facul ou curso tecnico valida junto, assim conta-se 12 anos. Mas tente, ja que esta inscrito!
      Tradução juramentada só a partir do original, pois tem que carimbar, autenticar, etc e tal
      tem que traduzir e legalizar TODA a documentação, como eu comentei no post.
      Siga os passos que indico no post! Reconhecer todas as firmas, traduzir tudo, se vc for de sao paulo tem que mandar pro eresp pra validar e depois levar no consulado italiano para validar os estudos. A partir dessa validação eles emitem a Dichiarazione di Valore in Loco, o proprio consulado italiano da zona que vc mora e estudou!
      Nao tem diferença vc se inscrever como cidadao italiano ou nao, os seus titulos de estudos são estrangeiros, entao pertence àquele grupo de inscrição!

      Excluir
    2. Muito obrigado meeesmo Carla. Abraço.

      Caio Ceravolo

      Excluir
  8. Olá Carla, te faço uma outra pergunta...rs

    Eu me formei em Técnico em Eletroeletrônica, tenho o Diploma, mas não o histórico.

    Para o processo de reconhecimento de títulos posso usar o DIPLOMA ? ou só serve o HISTÓRICO ?

    Muito Obrigado.

    Caio Ceravolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serve o histórico, pois eles precisam analisar carga horaria e todas as materias e conteudo estudados

      Excluir
  9. Muito obrigado mais uma vez.

    Caio Ceravolo

    ResponderExcluir
  10. Olá, chamo-me Caroline Fonseca.
    Meu sonho é ir estudar Medicina na Itália.
    Tenho um primo que mora em Milão e ele disse que conseguiria para eu ir lá ficar 3 meses, mas bem, não é isto o que quero.
    Estou formando no ensino médio agora e como vi, para fazer pós-graduação na Itália, eu precisaria de mais um ano escolar. O que necessito para ir estudar 'mais um ano' de ensino médio lá e depois fazer faculdade por lá mesmo?
    Adicione meu msn carolfonsecac_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Caroline, para fazer uma GRADUAÇÃO na Itália, por aqui ser 12 anos de estudos, com os 11 do Brasil te faltará 1 ano. A dica é fazer sim 1 ano no Brasil, de faculdade, e depois vir pra ca e entrar na universidade. Se não tem que fazer mais 2 anos de estudos de ensino medio aqui.

      Excluir
  11. Olá Carla!

    Ótimo site, parabéns!

    Estou com uma dúvida, pode me ajudar, por favor?

    Me formei no ensino médio em SP, e também fiz o primeiro ano de faculdade lá. Mas agora eu moro no Paraná. Esses documentos então só podem ser legalizados pelo Consulado de São Paulo?

    E mais uma coisinha: além do diploma e histórico do Médio, e histórico de dois semestres da faculdade, vc ainda acha necessário apresentar histórico e diploma do primeiro grau, o fundamental?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Giovanna, infelizmente sim. Deve ser legalizado no estado de origem... e precisa sim todos os diplomas e historicos, para comprovar os anos de estudos. baci

      Excluir
  12. Oi,Carla!
    Tenho uma dúvida...
    Em um dos comentários a cima, você respondeu para uma menina que só era possível uma graduação na Italia com 12 anos de estudo. Porém, já terminei o Ensino Médio a dois anos(estou com 19 agora), ainda não entrei na faculdade e fiz um ano de cursinho... Esse um ano de cursinho poderia contar como acréscimo nos 11 anos de estudo?? Pretendo fazer faculdade de Medicina em Padova. Fui informada de toda a documentação, mas não desse detalhe..
    Adorei o blog! Tenho tirado várias dúvidas :) Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! é isso mesmo, precisa comprovar os 12 anos. Se vc conseguir que o cursinho te dê algum certificado e que a faculdade aceite esse certificado..... Vc ja enviou seus docs para analise da universidade? veja o que falam! boa sorte!

      Excluir
  13. Boa tarde Amanda,

    Eu estou correndo atrás para estudar na Italia, já fiz todos os processos de documentos e enviei para o ERESP, realmente sai uma nota esse processo.

    Minha dúvida é o seguinte, o ERESP da um prazo de até 20 dias úteis para me devolver os documentos, isso seria já quase na metade de Maio, queria entender o processo que o consulado faz posteriormente, porque sei que quando receber os documentos do ERESP devo legaliza-los no consulado, para então ser emitida uma declaração de valor, mas como no consulado me informaram que a pré-inscrição para a faculdade é até o dia 21/06 estou querendo entender se a partir do momento que levo meus documentos para serem legalizados no consulado já faço a pré-inscrição, porque estou com receio de não fazer em tempo se tiver mais algum processo de espera.

    Grata

    Viviane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olà viviane, sou Carla. Nao da pra prever o tempo que vai demorar a voltar do eresp, o prazo máximo são 20 dias mas pode demorar bem menos. Arrisque, faca a pre inscrição , quando levar no consulado explique os prazos e peca urgência , boa sorte

      Excluir
  14. Boa noite!!! Parabéns pelo blog!

    Fiz Pedagogia e me especializei em Política do Planejamento Pedagógigo. Agora, acabei de conclui o curso de Enfermagem. Gostaria de fazer um curso na Itália, especialização em saúde ou mestrado em educação. Por favor, preciso de ajuda "urgente"!!! Me diga quais minhas possibilidades, visto que eu não possuo permesso e só tenho direito á passagem de férias por 3 meses.

    Grata,

    Marli

    ResponderExcluir
  15. Olá, sou formada em engenharia de materiais aqui no Brasil e fiz um Master Universitario di II livello na Universitá degli studi di Modena i Reggio Emília, agora gostaria de validar esse diploma aqui no Brasil.
    Sabe me informar a que titulo se equivale? Imagino que com o nosso mestrado profissional. Sabe quais são os passos que devo seguir?
    Quer dizer, preciso de alguns documentos da universidade, tais como histórico escolar, documentos com dados da instituição duração e grade do curso e comprovante de creditação do curso na Itália, como são chamados esses documentos lá na Itália? Para que possa solicitar na universidade...favor responder ao email: bertolo_it@hotmail.com. Desde já agradeço as informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana. É difícil dizer a qual titulo brasileiro seria validado, mesmo pq um Master nem sempre é validado como mestrado, ou melhor, só em casos raros. O que tem que fazer é validar no consulado brasileiro na italia seu titulo italiano (certificado, historico, diploma, o que tiver), daí no Brasil encontrar uma especialização, mestrado que seja compativel. Veja no post http://sonhosnaitalia.blogspot.it/2013/07/diploma-obtido-no-exterior-como-validar.html Boa sorte.

      Excluir
  16. Carla, vc sabe me informar como funciona a revalidação de diploma médico na Itália,? pois me formei no Brasil e gostaria de exercer minha profissão na Europa ou fazer a residência médica.
    Grato,
    Doda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa primeiro legalizar no consulado italiano, procure no site informações, e depois na italia procure no ministero della salute quais as exigências http://www.salute.gov.it/portale/temi/p2_6.jsp?id=2972&area=professioni-sanitarie&menu=riconoscimento
      .

      Excluir
  17. Simplesmente é so levar os documentos sem marcar horario???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consulte o consulado da sua região para saber como está funcionando a legalização. boa sorte

      Excluir
  18. Olá Carla.
    Parabéns pela ajuda que presta a todos! Tenho uma dúvida: gostaria de emitir a Dichiarazione di Valore in Loco pelo Consulado de SP, para fins de estudo na Italia, pois minha prof. não é reconhecida na Italia. O que ocorre é que cursei ensino fund. e médio no estado de MG e cursei minha graduação aqui em SP, onde vivo.
    O consulado de SP aceitará os documentos de MG prontamente ou terei de ir até BH para legalizá-los lá e apresentá-los aqui posteriormente, juntamente com a documentação do ensino superior de SP? Verifiquei no site do consulado de SP e não obtive informação... vc sabe de algo parecido?
    Realmente ter de se deslocar até MG apenas para validar os 2 certificados dessa natureza é uma burocracia ao meu ver, deveras incoveniente, visto que o diploma de graduação já subentende-se que o requerente frequentou ensino fund. e médio...

    Grazie mille pela ajuda e atenção,

    Cicero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cicero, a legalização é feita com todos os documentos independentemente da origem dos documentos no consulado italiano do estado onde vc reside. Se reside em SP então legalize todos em SP, boa sorte

      Excluir
  19. Olá, sou cidada italiana, gostaria de saber se é rpeciso uma etapa de provas depois de ter a documentação para revalidar o diploma na itália... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele. Depende da profissão .Consulte os sites que indico nos posts relacionados a isso. boa sorte

      Excluir
  20. Olá, minha duvida é a seguinte. Tenho meu ensino medio completo no Brasil e tambem um curso tecnico que fiz junto com o ensino medio com duracao de 1 ano e meio ( conclui o tecnico e o medio junto) como seria neste caso à respeito dos 13 anos de estudo na italia??
    Para que meu 2 grau seja valido na italia quais sao os processos??
    Ao inves de fazer esta traducao no brasil, posso fazer na italia juramentada e autenticada ( nao sei se seria este o nome )
    Pretendo fazer um curso que no caso no brasil é tecnico.. tecnico em seguranca do trabalho... no caso como fhnciona na italia este tipo de curso??
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, você cursou nos mesmos anos, então não sei como ficaria a contagem dos anos. Você tem que se informar no consulado italiano. Outra coisa, pesquise os cursos, nem todos os que têm no Brasil têm aqui. Boa sorte.

      Excluir
  21. OLá querida! Otimo blog! Gostaria de uma informação . Terminei o ensino médio e fiz 2 anos de faculdade de Pedagogia. Agora irei morar na Italia e pretendo continuar a faculdade la....É possivel isso? Qual o nome do documento que preciso pedir na faculdade para comprovar na Italia que tenho 2 anos de faculdade aqui?

    Desde ja , muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Então, você tem que legalizar tudo no consulado italiano, histórico e certificado dos dois anos que você fez, alem de conteúdo programático das matérias que você fez. Veja no site do consulado os docs para legalizar seus anos de estudos no Brasil. boa sorte.

      Excluir
  22. Olá, Carla,

    Vc sabe se é possível legalizar título de Bacharel em Direito?
    Pelo que percebi na internet, teria que cursar algumas matérias para complementar a grade. Vc saberia alguma coisa a respeito mais certa?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é então, com quem conversei falaram que nao vale a pena, o melhor é começar o curso de novo. boa sorte.

      Excluir
  23. Olá Carla,

    Gostei do seu post, foi muito útil! Obrigada.
    Só fiquei ainda com uma dúvida.

    Tenho um curso superior de 5 anos e um de 2 anos e queria saber se ainda assim, para validá-los eu preciso apresentar documentos de ensino médio ou só os cursos superiores?
    Ah, e o conteúdo programático não precisa traduzir mesmo??? \o/

    Obrigada novamente e parabéns!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa validar todos os anos de estudos. A exigência de traduzir o conteúdo programático depende da exigencia do órgão que vai validar.

      Excluir
  24. Olá Carla, tudo bem?
    Gostei muito do seu site.
    Também sou formada em química! Como é o mercado de trabalho italiano nesta área?
    Baci!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Itália está em crise geral, portanto até na química é difícil . mas depende de cada um . boa sorte.

      Excluir
  25. Carla, bom dia

    Tudo bom?
    Você teria noção de mais ou menos quanto se gastaria para regulamentar tudo isso? Você acha que uns 5000 mil reais é suficiente?

    ResponderExcluir
  26. Sou pedagoga e então devo pegar todo o meu histórico escolar da escola e da faculdade? O meu ensino médio terminei em 1994. E depois é enviar para aquele endereço em são Paulo? Para traduçao? É difícil conseguir emprego para nós brasileiros com tudo pronto? Já morei na Itália por 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como explica o post, todos os documentos de estudos. Você vai mandar pro Eresp se for de são paulo, senão tem um especifico para cada estado. Tradutor juramentado você deve contratar um da sua confiança, ou olhar a lista de tradutores indicados pelo consulado italiano, veja no site. É difícil emprego, mesmo com profissão e estudos reconhecidos. Vai depender do esforço, vontade, sorte e contatos. boa sorte

      Excluir
  27. Oi Carla,Boa Tarde! Gostaria de saber se as traduções também devem ser legalizadas junto ao Eresp ou somente as originais? Obrigado!

    Att, Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, como diz no artigo, todos os documentos devem ir ao Eresp.

      Excluir
  28. Carla, parabens pelo blog! Muito útil!
    Vc sabe dizer se é possível validar MBAs feitos aqui?
    Em finanças e economia.
    Obrigado, erik

    ResponderExcluir
  29. Olá Carla , para validar a graduação do curso de odontologia cursado no Brasil, sabes se é possível. Além da documentação existe alguma prova de qualificação prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, nao tenho informações oficiais, mas já ouvi falar que tem que estudar boa parte novamente. se informe com o órgão responsável.

      Excluir
  30. Oi, Carla tudo bem? Me interessei pelo seu post, pois voce fez química aqui no Brasil. Estou pra tirar minha dupla cidadania e gostaria de saber como é o mercado de trabalho aí para a área? Como está em crise está difícil conseguir algo na área? Eu terminei o curso e atualmente trabalho na área. Teria como você fazer uma comparação com trabalho/salário em relação ao Brasil. Se vale a pena..estou estável aqui no trabalho. Gosto do que faço, mas o Brasil (governo) tem deixado a desejar então gostaria de adquirir experiência fora do país e em um lugar que possa me estabelecer. E sair daqui. Se você acredita que valha a pena. Obrigada.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O mercado de trabalho italiano está instável. Apesar de eu ter reconhecido a minha profissão nunca trabalhei na área, fui direto estudar. Portanto não sei te dar maiores informações. Boa sorte.

      Excluir
  31. Olá, boa noite. Tenho algumas dúvidas sobre faculdade na Italia. Primeiramente gostaria de saber se com meu historico do ensino médio e meu historico do curso técnico de 2 anos eu consiga o diploma di maturitta. E tambem se existem faculdades em horario noturno na Italia assim como no Brasil para estudantes que trabalham durante o dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem faculdades noturnas, e se você tiver pelo menos 12 anos de estudos validados pelo consulado consegue entrar na faculdade.

      Excluir
    2. Certo, agradeço a resposta, mas as pessoas que fazem faculdade não trabalham então?

      Excluir
    3. algumas sim. As aulas na maioria das vezes não são presenciais, significa então que não precisa de presença, basta que estude e passe nos exames. Mas, nao da tbm pra ter um emprego full time, precisa ser meio periodo, ou entao trabalhar em bar e restaurante a noite.

      Excluir
    4. Olá, quando você diz 'entrar na faculdade', significa que você consegue o tal do diploma di maturità antes?

      Excluir
    5. Quando digo entrar na faculdade quer dizer que nao precisa da maturidade. Quem vai te falar isso será a faculdade que você escolher, consulte o departamento de estudantes internacionais.

      Excluir
  32. Carla, parabéns pelo blog. Muito esclaredor.
    Me formei agora em Psicologia e ainda não estou inscrita no órgão (CRP). Neste caso, só a legalização do título de psicologia é suficiente? Ou precisa como você fez, dar entrada no registro da profissão e entrar com o pedido de legalizacao para reconhecimento da profissão na Iália? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Precisa da inscrição sim, já que no Brasil para exercer precisa dela. Boa sorte.

      Excluir
  33. Olá Carla Tudo bem? Eu também sou química e queria saber se sua validação do diploma deu certo e se é fácil conseguir emprego sendo químico na Itália. Eu fiz um ano de intercâmbio na Itália, estudei disciplinas na universidade de Pisa e acho que isso poderia me ajudar né?! Penso em ir fazer a cidadania e já levar os documentos para validar o diploma, você acha que isso poderia ser feito ou só depois de ser cidadã italiana que posso validar? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha deu certo mas não consegui emprego na área. Fui para a área acadêmica e faço um doutorado. Qualquer pessoa pode validar a profissão. Boa sorte.

      Excluir
  34. Olá Carla, como vai?
    Assim como você, eu eu tenho formação técnica em Química, eu pretendo ir para a Itália, eu gostaria de saber se vale a pena traduzir e registrar o certificado e se existe a profissão de técnico na Itália.
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigada. Porém o técnico brasileiro nao vale na Italia.

      Excluir
  35. Querida Carla, me chamo Anne e gostaria de parabenizá-la pelo blog. É um dos mais esclarecedores com dúvidas sobre estudos na Itália. Também não posso deixar de elogiar a sua forma tão prestativa em responder todas as perguntas do pessoal que te procura.
    Bem, concluirei meu curso de farmácia em julho deste ano e não sei se quero seguir a profissão, mas estou indo em frente para terminar porque sei que posso usá-lo para outros fins, cujos quais exigem curso superior. Por exemplo, se eu quiser cursar psicanálise, preciso ter completado qualquer curso superior, nesse caso não precisa ser necessariamente um curso de psicologia. Quero dizer que, existem muitos cursos os quais exigem que se tenha um curso superior(seja lá qual for), para poder ingressa-los. Gostaria de saber se na Itália ocorre o mesmo, se posso usar o meu curso superior(depois de fazer o reconhecimento) para outros fins. E se sim, como posso me informar melhor a respeito?
    Muito obrigada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Desculpe, esqueci de especificar que tratam-se de cursos de especialização, os quais tem como público alvo, profissionais formados em qualquer curso de nível superior.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sim, claro. Quando se procura uma especialização tem a descrição de quais formações podem ter acesso ao curso. Valide seu diploma.

      Excluir
  37. Oi Carla!por favor gostaria de saber como faço para fazer pos graduaçao em psicologia na italia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, procure uma universidade, peça informações e se inscreva. nao tem segredo :D tem um post no blog com lista das universidades

      Excluir
  38. Parabéns pelo site, antes de mais nada! Suas informações são bastante esclarecedoras e incentivam, a maioria das vezes, as pessoas a seguir um caminho tão sonhado.
    E venho aqui também tirar um pouco do seu tempo. Meu filho já tem a cidadania, fala italiano fluente e formou há um ano em engenharia mecânica. Você já deixou bem claro os documentos necessários e as providências a serem tomadas. Minha pergunta é: qual o caminho a tomar para se inscrever para um curso de especialização? Qual a universidade que tem uma especialização voltada para a área dele? onde obtenho estas informações, algum site ou no consulado?
    Outra dúvida. Realmente quem é cidadão italiano, tem seus estudos gratuitos?
    Me desculpe se te fiz muitas perguntas, mas você se apresenta tão disponível para responder a todos que acho que explorei um pouco mais.
    Muito obrigado, e que Deus abençoe seu caminho neste país maravilhoso que é a Itália!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Então, para se inscrever em uma especialização a primeira coisa é procurar qual lhe interessa, verificar o edital da faculdade, como funcionam as inscrições e tudo o mais. Engenharias o forte é o norte, como Milão,Torino e Pavia. Existem vários posts no blog que indico onde procurar cursos e universidades, procure pelo local de busca do blog. Estudos na Itália são gratuitos para qualquer pessoa que comprove baixa renda, todos os outros (cidadão ou não) pagam de acordo com a renda familiar. Leia mais o blog todas as respostas estão aqui :)

      Excluir
  39. Bom dia Carla tudo bom?

    Minha esposa é cidada italiana e veio para o Brasil com 13 anos e completou seus estudos aqui mesmo, ela fez o curso TECNOLOGO EM SANEAMENTO AMBIENTAL em Vitoria - ES, nós estamos procurando informações quanto ao reconhecimento do diploma dela como universitário e não encontramos nada, moramos no interior do estado de SP e fomos ao consulado procurar maiores informações porem eles disseram que como o curso foi realizado em outro estado eles não teriam as informações, você teria alguma ideia se esse curso tecnologo vale aqui caso ela queira fazer uma especialização??


    Muito obrigado pelo espaço aberto a todos, não conhecia o blog ate este momento vou procurar outras informações aqui.

    Mais uma vez obrigado e desculpas por ocupar seu tempo.


    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende de como é esse tecnologo que ela fez. No Brasil tem peso de graduação? Quanto tempo de curso? Se for um curso técnico, não vale.

      Excluir
    2. Nossa, perdao pela demora, ela fez um curso tecnologo tem peso de graduacao sim , o curso teve 3 anos de duracao

      Excluir
  40. Olá resíduo na Bahia e queria saber de você qual o procedimento para fazer uma Pós-graduação na Itália. Olhei algumas informações que você postou fiquei curioso ai percebi que você poderia me ajudar . Sou Técnico em Petroquímica também sou Engenheiro, qual o procedimentos que devo fazer para reconhecer meus diplomas para que eu pudesse fazer uma pós na Itália ? Por favor, poderia me fornecer uma lista com as universidades na região de Genova e la spezia pois não estou conseguindo achar, para que eu pudesse pesquisar pois irei morar em Levanto . No mas fico agradecido pela sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo no blog, leia http://www.sonhosnaitalia.com/2016/04/cursar-ensino-superior-na-italia-e.html
      http://www.sonhosnaitalia.com/2016/04/curso-superior-na-italia-como-procurar.html

      Excluir
  41. ola pretendo terminar faculdade de pedagogia no brasil mas gostaria de trabalhar na Italia é possivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa reconhecer a profissão e se você nao tem cidadania italiana, conseguir um emprego antes de ir, para obter o visto. boa sorte.

      Excluir
  42. Olá Carla, tudo bem? Se puder me esclareça essa dúvida...
    tenho 16 anos e estou no último ano do ensino médio integrado a administração. Eu e minha família vamos morar na italia ano q vem e como vc disse precisa dos 12 anos. O meu curso técnico não equivale a esse ano que está faltando? Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o consulado poderá dizer se vai considerar ou não. Boa sorte.

      Excluir
  43. Olá! Faço engenharia ambiental e sanitaria no Brasil! Gostaria de saber se depois que me formar consigo validar o CREA na Itália para trabalhar na área! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se valida o crea, você tem procurar fazer todo o processo de reconhecimento da profissão.

      Excluir
  44. Ciao Carla !
    Primeiramente quero te elogiar pelo blog , uma iniciativa muito boa e super original... Parabéns ! Agora a pergunta , rsrsrsrs ! Então, assim como vc ... eu tmb fiz curso técnico e faculdade.Estou me preparando para ir viver na Itália e gostaria de usar os meus diplomas para tentar encontrar um trabalho em minha área. Já possuo o histórico e diploma do ensino médio , Histórico e diploma do curso técnico e Histórico e diploma do curso superior.No momento estou buscando minha documentação referente ao ensino fundamental , a Lauda de concluente, que a proposito aqui ninguém sabe dizer o que é isso ( O povo mal preparado !!!! ) e por fim, devo buscar um modelo para a capa do histórico do curso universitário. Caso possível, gostaria que me auxiliasse com um modelo para essa capa e da declaração que citou (confirmação de autenticidade do Histórico e do Certificado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A universidade deve ter o modelo. Mas vou dar uma olhada. Me escreva para sonhosnaitalia@gmail.com pra me lembrar :D

      Excluir
  45. Olá, estou indo embora pra Itália em agosto e vou fazer a prova pra universidade em setembro! Quais os documentos preciso pra ser valido eu fazer a faculdade lá... fiz o ensino médio completo aqui no Brasil.
    o que tenho que fazer ?? Meu email: larissa_rjj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, você precisa validar pelo menos 12 anos de estudos pra conseguir entrar na universidade.Portanto todos os títulos de estudos que tiver e legalize no consulado para obter a Dichiarazione di Valore in Loco. Informações no site do proprio consulado.

      Excluir
  46. Carla,
    Parabens pelo seu blog. Muito bom.
    Sou engenheiro e gostaria de saber se posso fazer minha legalização de titulo estando na Italia.
    Tenho cidadania e quero me mudar logo para Italia, mas nao quero ter que esperar fazer todo esse processo aqui no Brasil, tem como fazer por la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Todo o processo deve ser feito no consulado italiano no Brasil, pode ser por algum parente ou amigo, não necessariamente você. Em seguida, o reconhecimento na Italia. A parte do Brasil é só no Brasil mesmo.

      Excluir
  47. Estou validando meus documentos e durante minha pesquisa, encontrei essas informacoes, que creio que será util para outros, assim como foi para mim.
    http://www.tradutor24horas.trd.br/haia-apostila.htm
    Att, vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é um passo a menos, muito bom .

      Excluir
    2. Bom dia .
      Li em seu blog sobre a legalização do diploma para fins de trabalho na Itália, parabéns primeiramente muito esclarecedor.
      minha duvida é sobre o tratado Haia que entrou em vigor 08/2016, oque poderia ter facilidade do processo ?.
      Também é citado sobre o diário oficial que não compreendi muito bem.
      se puder me ajudar com isso agradeço muito.
      obrigada.

      Excluir
  48. Olá, bom dia, primeiramente digo que gostei muito do post, achei bem informativo. Eu, como no seu caso, tenho técnico, fiz ensino medio tecnico e cursei telecomunicaçoes, o mercado de trabalho para esta area é bom por aí ? Estou com uma proposta de ir para a italia no ano que vem e pretendo seguir os estudos, mais especificamente de nivel superior, para conseguir vaga é muito burocratico ? Terei que fazer algum tipo de nivelamento ? O custo de vida é muito alto ? Tem como se naturalizar ou só temos acesso ao visto provisorio ? Desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  49. Olá Carla! É muito complicado conseguir bolsa de estudo pra dar continuidade aos estudos? Cursei odontologia aqui no Brasil, mas vi quena italia a odontologia é uma ária da medicina, portanto teria que cursar mais uns 2 ou 3 anos talvez pra concluir e poder trabalhar aí. Será que é possível conseguir bolsa de estudo nesses casos? Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma área da faculdade de medicina, mas nao é medicina. Você pode tentar validar mas ja ouvi falar que é bem complicado, provavelmente terá que estudar mais sim. Se informe com o órgão responsável.

      Excluir
  50. Olá! Tenho 17 anos e tenho interesse em fazer residência médica na Itália, já faço medicina no Brasil, formarei no final de 2021 (sei que muita coisa pode mudar até lá mas acho que começar a planejar desde cedo é uma dádiva). Você disse anteriormente que indo à Circunscrição Consular de São Paulo (para quem estuda em MT vai no de SP, certo!?) as minhas certidões e diplomas serão legalizados, no entanto eu tenho uma dúvida, já que não sei se ao legalizar o meu diploma de medicina eu vou receber como se fosse um "CRM" da Itália, ou eu terei que fazer uma prova para poder ver se eu realmente estou apta para ser uma médica lá! Outra dúvida é se eu tenho que traduzir para italiano até os cursos, congressos e simpósios que eu já estou indo, ou somente terei que traduzir aqueles referentes a minha vida escolar (comecei a ir à escola em 2003 e terminei o terceiro ano em 2015) e a minha universitária em si, além disso planejo em ficar seis meses atuando no Brasil e estudando para a residência, então após esse meu tempinho para obter mais experiência na área da medicina eu já vou poder prestar uma prova para fazer residência na Itália mesmo sendo brasileira? Resumindo, como eu disse um pouco acima, legalizando a minha vida acadêmica eu vou conseguir um "CRM" italiano ou tem outras coisas que eu terei que fazer? Muito obrigada desde já!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não é só legalizar no consulado, depois precisa fazer o reconhecimento no órgão competente italiano, provavelmente estudar ou passar por exames. Consulte o órgão competente para o reconhecimento da profissão de medicina no site indicado no texto, o Cimea. Entre em contato e veja as exigências. Veja tbm as exigências do consulado italiano para legalização dos docs, quais e como. boa sorte.

      Excluir
  51. obrigado pelas informações. Sou psicólogo, meu nome é Agostinho,tenho cidadania e resido no Brasil. Gostaria apenas de reconhecer meu título de profissão para exercicio legal na Italia.
    Que devo fazer?

    ResponderExcluir
  52. Oi Carla, tudo bem? É possível a revalidação/reconhecimento de curso de tecnologo (comércio exterior, por exemplo), com 2 anos de duração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo depende da grade, carga horaria e se é considerado nivel superior. não sei te dizer precisamente.

      Excluir
  53. Olá! Tudo bem? Você sabe me dizer se eu consigo exercer a profissão de enfermeira apenas validando o diploma na Itália? Ou preciso realizar uma pós para só então trabalhar? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.sonhosnaitalia.com/2014/03/reconhecendo-profissao-de-enfermeira.html

      Excluir
  54. Olá Carla. Feliz 2017 e parabéns por ser mamãe. Deus abençoe você e seu filho.
    Então..sou psicólogo e estou levantando meus documentos para tradução e levar ao consulado para reconhecimento do meu exercício aqui e para futuro exercício da psicologia na Italia. Sabe se preciso algum reconhecimento na universidade italiana para depois eu inscrever-me no orgão regulador da psicologia na Italia? (O "conselho federal de psicologia" de lá?)

    Seu blog é muito legal e super útil...parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Você precisa do reconhecimento através do ministério da saúde italiano. http://www.cimea.it/default.aspx?IDC=112

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno. Você poderia adiantar alguma informação caso tenha? Abraços.

      Excluir
    3. não tenho, siga as instruções do site do ministério. boa sorte

      Excluir
  55. Boa tarde, Sou tecnico em massoterapia é cidadão Italiano, eu consigo validar meu diploma e trabalhar na Italia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que esse tipo de curso não seja validado. Mas consulte o cimea.

      Excluir
  56. Olá Carla,

    É preciso apresentar a declaração de estágio supervisionado para validação de diploma universitário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, consulte a lista de documentos exigidas pelo consulado.

      Excluir
  57. Oi Carla fiz o colegial através de supletivo aqui no Brasil,(1 ano)ele é aceito na Itália para fazer faculdade . Outra coisa tenho diploma de nível técnico em estética no Brasil 1200 horas ele é reconhecido na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O supletivo não é suficiente para entrar na faculdade na Italia, seu tecnico em estética também não tem valor aqui.

      Excluir
  58. Olá,
    Sou formada em Enfermagem, tenho interesse de trabalhar na Italia, porém não tenho cidadania europea, gostaria de saber e qual tipo de visto posso obter?visto que para visto di lavoro é necessário um empregador, porém no momento não tenho nenhuma porposta lavorativa para ser mais precisa(até pq ainda não convalidei os documentos...).Como posso proceder?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente nenhum , no momento

      Excluir
    2. Ok Carla, muito obrigada pela sua resposta,muito gentil!
      Você saberia me informar se existe alguma agência de empregos Italiana onde possa registrar meu CV por exemplo ou algo do gênero, digo que busque profissionas fora?
      Agradeço desde já!
      Felicidades.

      Excluir
    3. nao existe especifico para procurar profissionais fora mesmo porque não poderiam contratar se você nao sei a cidadania italiana.

      Excluir
  59. Oi Carla! Eu ja tenho meus históricos e diplomas separados para traduzir e apostilar, mas vai sair uma fortuna. Minha dúvida é: Se eu quiser usar meu diploma somente para trabalho, quando alguma empresa solicitar por ex., (e no caso minha profissão não é regulamentada - desenho industrial), preciso fazer tudo isso? Basta levar o diploma e histórico traduzidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa de todo o jeito da Dichiarazione di Valore in loco. Mesmo pra profissão não regulamentada.

      Excluir
  60. Oi Carla, parabéns pelo post!!!
    Me ajude nas​ minhas​ dúvidas​, por favor. Me formei em Pedagogia, qual seria o curso equivalente na Itália?
    Moro no Espírito Santo, porém aqui não tem um consulado e sim um vice consulado. Será que posso apresentar minha documentação lá?
    Mais uma dúvida (rsrsrs), meu esposo fez mestrado no Paraguai, será que tem que fazer esse mesmo processo que eu, que estudei no Brasil?
    Um grande abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedagogia (ou Scienze Pedagogiche) e Scienze dell'educazione e della formazione . Se informe no vice consulado ou consulte o site deles. Quanto ao seu marido , ele deve consultar o consulado italiano do Paraguai pra ver qual o procedimento, mas normalmente é o mesmo.

      Excluir
  61. Ola Carla! Sou formado no ensino médio no Brasil, cidadão Italiano. Seu eu fizer um "supletivo" Italiano, no CTP, consigo acesso a faculdade sem ter um ano de ensino superior no Brasil? Consigo fazer o supletivo mesmo sendo formado aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente não será encaminhado pro supletivo mas pra fazer 2 anos de superior, assim depois fazer a prova de maturità e ingressar na universidade.

      Excluir
  62. Ola Carla, boa tarde!!! Parabens pelo Blog!! Ameiii...vc e muito esclarecedora e atenciosa! Tenho umas duvidas. Sou Assistente Social, resido no ES e tenho a Cidadania Italiana. Tenho interesse em morar um tempo na Italia. Para tentar exercer a minha profissao na Italia (tentar emprego de assistente social) preciso traduzir e validar toda a documentacao do meu ensino fundamental, medio e superior, bem como a pos graduacao que fiz aqui no Brasil para levar a Italia? Outra pergunta: Minha identidade, Certidao de Nascimento, Carteira de motorista....etc..preciso de traduzir para levar? Ja tenho o Passaporte Italiano. Muito obrigada se puder responde! Vc e um amor!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!! Fico contente com um comentário do tipo. Então, você tem que sim, seguir as orientações do consulado para a Declaração de Valor para reconhecimento da profissão, depois reconhecer profissão no Ministério da justiça italiano (veja no site do Cimea.it ou diretamente no site do Ministero della Giustizia). Eu realizo consultoria na area tambem se precisar. Fora isso, precisaria só da CNH traduzida se quiser dirigir na italia, outros documentos não. Boa sorte.

      Excluir
  63. Olá Carla. Minha situação é parecida com a da Fabiana. Você até já deu a mim uma breve orientação. Mas gostaria de saber os valores da consultoria. Meu email é psiagostinho@gmail.com
    Tenho interesse de ter esta consultoria. Já tenho os documentos para dar entrada no consulado.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Olá Carla.Eu tenho curso incompleto superior e gostaria de ingressar em uma universidade ai,porém não sei quais documentos preciso solicitar na universidade e o que faço depois com esses documentos,pelo que entendi tenho que ter dois anos de ensino superior p me matricular na universidade italiana. tenho mais de 3 anos e pretendo fazer um outro curso.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa da declaração de valor emitida pelo consulado, veja no site a lista dos docs necessários

      Excluir
  65. Olá Carla Tudo bem?

    Tenho duas dúvidas, se puder me ajudar.

    Você acha pertinente utilizar o histórico do curso técnico, mesmo que esteja fazendo as traduções para regular a profissão(no caso ensino superior), digo isso porque fiz o técnico,mas me formei em outra área.

    E outra dúvida, acabei de pegar o Conteúdo programatico do meu curso, com 181 páginas, você saberia me informar o que é necessário traduzir neste documento.

    Agradeço desde já!
    Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o tecnico é em outra area nao gaste dinheiro incluindo .
      consulte o consulado pela necessidade em traduzir

      Excluir
  66. Carla, sou contador aqui no Brasil, minha esposa é pedagoga. Ela tem a cidadania Italiana, queremos exercer nossas profissões lá na Itália, a contabilidade no Brasil segue o padrão de contabilidade internacional, e o curso de pedagogia aplicado no Brasil também não foge dos padrões Europeus, será que conseguimos validar nossos diplomas e títulos ? Ou teremos dificuldades? O processo equivale a todas as graduações ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A validação é possível, porém podem requerer mais algum tempo de estudos. Contate o Ministerio responsável pelo processo de reconhecimento da profissão de vcs.

      Excluir
  67. Olá!
    Geralmente qual a melhor época do ano pra procurar emprego na Itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no geral nao existe, dependeria de onde você queria ir e qual tipo de trabalho

      Excluir
  68. Boa noite! Cursei o curso de Tecnólogo em Gestão de Comércio Exterior, duração de dois anos e reconhecido pelo MEC como ensino superior.
    Gostaria de saber se por ser um curso de apenas dois anos poderia ser considerado láurea, ou se existe algum grau equivalente na Itália. Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Oi, Carol, você conseguiu obter essa resposta?

    ResponderExcluir
  70. Olá! Boa tarde, sou Ténico em segurança do trabalho a 10 no Brasil, e estou indo morar na Italia em abril.
    Gostarai de saber se este curso pode ser reconhecido na italia?

    ResponderExcluir
  71. Oi tudo bem?
    Vi que tu é formada em química, tu teve problemas para obter o título equivalente em italiano ou conseguiu ele sem ter que fazer nenhuma disciplina extra ou provas?
    Estou adorando o seu blog <3

    ResponderExcluir
  72. Oi tudo bom? Você disse que conseguiu reconhecer sua profissão de química sem exames, mas em qual albo você se inscreveu? No A ou no B?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)