15/09/2010

Aluguel na Itália


            Faltam 40 dias para eu me mudar para a Itália. Já tenho passagem passaporte, falta pedir o visto, falta regularizar minha profissão e meus documentos escolares no consulado e, falta o apartamento! Sim!  Pois meu marido está dividindo o ap com um casal de brasileiros. Está procurando um ap só para nós dois. Acabamos de casar e não seria muito legal estar morando com outras pessoas, estamos a um bom tempo longe um do outro, queremos estar só nós dois.

            A dificuldade é que por agência/imobiliária, eles sempre querem que comprovem renda. E não temos como fazer isso por enquanto. O trabalho do meu marido é informal, sem registro. Então fica mais difícil. A solução é negociar diretamente com o proprietário do imóvel, ou pegar um ap de alguém que esteja saindo, e negociar aluguéis adiantados, etc.

            Bem, espero que até lá dê tudo certo, tenhamos um cantinho só nosso. Senão, o jeito será dividir com alguém, temporariamente.

            Isso é muito comum na Itália. Principalmente para solteiros que vão a turismo, para reconhecer a cidadania, estudar ou trabalhar. O aluguel não é barato, além do inconveniente da documentação como comprovante de renda, como eu disse, então compensa dividir.

            Vou explicar mais ou menos aqui os tipos de contrato de aluguel na Itália, se quiserem algo mais detalhado, este link leva a um arquivo que explica tudinho.


- Contratto Libero – Duração não inferior a 4 anos, com renovação automática para mais 4. Caso precise rescindir o contrato, deve ser comunicado com 6 meses de antecedência.
- Contratto Concordato – As partes definem o canone (adiantamento) e outras cláusulas do contrato. A duração é de 3 anos, renovado para mais 2.
- Contratto Transitorio – Parecido com o Libero, com a diferença que não pode ser menor que 1 mês nem maior que 18 meses de duração.

            Como disse, é preciso ter comprovante de renda, residência e toda a documentação em ordem para fazer um contrato de aluguel.

            Bem, torcendo para que um anjo bom apareça e consigamos um lugarzinho pra gente. 
           Come ho già detto: Finché c’è vita, c’è esperanza!

7 comentários:

  1. Aqui em Roma...é muitooo caro
    1 quarto custa de 300 a 500 euros/mes, claro depende um pouco da zona....

    Saluti di Roma!

    ResponderExcluir
  2. carla...se tiver um tempinho, me esclareça por favor umas perguntinhas que fiz em sua postagem de estudar na italia...obrigada
    e abraços...gaby

    ResponderExcluir
  3. oi Carla, td bem?
    Estou me mudando pra Milao, gostaria de saber se voce pode me ajudar, indicando um apartamento para alugar..Vc sabe de alguem que precisa dividir um apartamento?
    Obrigada!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Olá "Anônimo", rs... então, não sei de nada, mas posso tentar saber. Tem que ser Milão mesmo ou pode ser alguma comune vizinha como a minha? Tem várias comunidades da Itália e de Milão no Orkut que sempre tem alguém anunciando vaga pra dividir, etc.. de uma procurada. baci.

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem sou andre. por favor se souber de turma de brazucasd ai que trabalhem em constrycao reformas de casa etc .. me paaasa enderecos por favor. ok outra coisa seria existe jah novas revistas para brasileiros ai na italia/ roma , milano. etc...

    ResponderExcluir
  6. Olá André, não conheço. Mas te desejo boa sorte! E revista, só conheço a Aqui Milano! abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)