06/09/2010

Dirigir na Itália

           Tá iniciada a contagem regressiva para a realização do sonho. Minha passagem está reservada e faltam 48 dias!! Mega feliz! Não vejo a hora.

            Já que estou correndo contra o tempo para deixar tudo em ordem, ir com tudo em ordem na verdade, fui hoje tirar a minha PID, Permissão Internacional para Dirigir.

            Para aqueles que têm a Carteira Nacional de Habilitação feita na cidade de São Paulo é só ir ao Detran, no site tem todas as informações necessárias. Lá é rápido, se pedir urgência sai em até 3 dias. Se você como eu, tem a CNH de uma outra cidade que não São Paulo, deve dirigir à Ciretran da sua cidade.

            E lá fui eu! Aproveitando que hoje é emenda do feriado, não trabalhei, fui logo cedo lá. Me deram as instruções para comprar a GARE (Guia Nacional de Recolhimento) e uma capa de processo, em qualquer papelaria que me custaram R$1,15. Com a GARE eu pagaria a taxa de R$180,62 no Banco do Brasil. E assim fiz. Voltei no Ciretran, com a GARE paga, a capa de processo, Xerox de um comprovante de endereço e da CNH, o requerimento que é possível baixar da internet aqui, e só. Tiraram minhas digitais e foto e vou aguardar 15 dias para retirar.

            A PID tem validade de 1 ano. Depois disso, terei que tirar a carteira de motorista da Itália, que me parece é um processo caro e chato...rsr.. mas fazer o quê. Quando eu passar por isso contarei como foi, ok?

            Até a próxima e bom feriadão a todos!

14 comentários:

  1. Passando para conhecer o blog!
    Olha, sobre a carteira é muito mais tranquilo que no Brasil. Se vc sabe dirigir pode tirar diretamente, é so estudar um pouco a legislaçao e saber um pouco de italiano.
    * http://www.quizpatente.info/ é uma site que pode ajudar!!!

    Saluti di Roma!

    ResponderExcluir
  2. olá Gioconda, obrigada por colaborar aqui também. Valeu a dica. saluti a te!

    ResponderExcluir
  3. Dei uma espiadinha no seu blog,ficou legal.A respeito da carteira de habilitação brasileira ela vale por um ano a partir do dia da sua residência, nao e necessário fazer carteira internacional, eu estou aqui na Itália já fazem 2 anos, e antes de vir também fiz, me pararam 2 vezes e única coisa q queriam era a patente brasiliana, isso que interessa p eles.parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, muito legal sua dica. Bom saber! Nunca tinha ouvido essa, bem mas já fiz a minha, e na dúvida vou levar a brasileira tbm.
    obrigada novamente. bju

    ResponderExcluir
  5. Eu deixei uma perguntinha Carla , onde tú escrestes sobre estudos...quando puder me responda por favor...fiquei na ´duvida...e como vc ja esta neste processo...pode me ajudar ...valeu obrigada...
    adoro ler teu blog, muito legal..parabéns...
    abraço
    gaby

    ResponderExcluir
  6. Carla

    Como o pessoal ja disse, vc podera dirigir com a CNH brasileira ate um ano depois da sua residencia. Pode ser a PID ou a CNH com copia da traduçao.

    Desde do inicio do ano que Brasil e Italia estao trabalhando para a conversao da carteira de motorista. Eu acho que quando vencer o seu ano de residencia, o acordo ja estara fechado se Deus quiser.

    No pacto estrategico assinado em abril, ja tem uma notinha sobre a conversao:

    XVI – Azioni a beneficio delle comunità italiana e brasiliana

    Le Parti si impegnano a lavorare per una rapida conclusione dell’Accordo di Riconoscimento Reciproco in Materia di Patenti di Guida Nazionali.

    fonte:http://www.esteri.it/MAE/IT/Politica_Estera/Aree_Geografiche/Americhe/20100416_PartenariatoStrategico.htm

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos.
    Quem bom ler estes comentários.
    Estou com minha viagem programada para julho de 2011 e um dos meus destinos é a Itália.
    Estou correndo atrás da PID, mas lí no Comentário da "Cris" que posso apenas portar minha CNH + tradução da mesma.
    Além deste documento de intenções estabelecido entre Lula e Berlusconi, há algo formalizado que me permite viajar tranquilo apenas com a CNH?

    ResponderExcluir
  8. O que sei é que na Itália também é válida a CNH com a tradução juramentada, mas acredito que em outros lugares seja melhor a PID. Esse acordo é falado há anos que está para sair, até agora nada.. talvez nem saia!

    ResponderExcluir
  9. Ola Carla,parabens pelo seu blog. Tenho uma duvida ....rsrsrrsr todos temos rsrrsrsrs Entao,estou indo morar com meus filhos ( Italianos como eu ) e meu marido ( em processo de naturalizaçao) em milao por 1 ano. Vou dia 17 de março. Na sua opniao, o que é melhor meu marido fazer em relaçao a CNH? ... e eu, que sou italiana? Muito obrigada.Renata

    ResponderExcluir
  10. independente de ter a cidadania ou nao renata, se vcs nao tem a patente italiana ou a de algum país da uniao européia, o que tem que fazer é ou vir com a internacional, a PID, ou vir com a brasileira traduzida. As duas tem validade até um ano da data da residencia na italia. bju

    ResponderExcluir
  11. Olás.

    Onde faço a tradução juramentada ?

    No Brasil ou na Itália ?

    Vou em Julho para Pescara. Será que o PID demora ser entregue ?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure um tradutor juramentado mais perto de vc, ate mesmo pela internet. A PID nao demora muito pra ser entregue, se precisar faça como eu, solicite urgencia e fica pronto em 3 dias! boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado.

      Desculpe o desconhecimento do assunto:

      O que é uma tradução juramentada ? Onde é feita ? É uma cópia do documento original, porém na língua italiana ?

      Excluir
    3. olá Rick! é a tradução "oficial" do documento, feito por um tradutor profissional público, autenticado pelo tribunal de justiça! Procure um perto de vc, se nao conhece nenhum, use a internet pra procurar ou no site do consulado italiano.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)