04/09/2010

Química na Itália

     2011 será o Ano Internacional da Química. Proclamado pela ONU, tendo como responsáveis pelos eventos a UNESCO e a IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada).


     O ano de 2011 é comemorativo às conquistas da química e da sua contribuição ao bem estar da humanidade. Em particular, as atividades nacionais e internacionais terão um foco na importância da química na preservação dos recursos naturais. Link da página do evento.

     Em 2011 se celebra também o centésimo aniversário da entrega do prêmio Nobel da Química para Marie Curie, uma oportunidade para comemorar a contribuição das mulheres à ciência. Uhuuuuu!!!!
     Para quem não sabe ou não se lembra, Marie Curie (nome assumido após casamento com Pierre Curie, nome de solteira Maria Skłodowska), foi uma cientista polaca e primeira pessoa a ser premiada duas vezes pelo prêmio Nobel além de primeira mulher premiada. Levou o Nobel de Física em 1903 pelas descobertas no campo da radioatividade e, em 1911, o Nobel de Química, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. Marie morreu em 1934 de leucemia, provavelmente causada pela exposição à radiação durante seus estudos. Um ano após a morte da mãe, Irène Joliot-Curie, filha de Marie e Pierre Curie, ganhou o Nobel da Química pela descoberta da radiatividade artificial.

     São as mulheres cientistas, como eu!! Uhuuuuu

     Outra curiosidade, é que o Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico sueco, inventor da dinamite.

    
     Desgostoso com o uso militar dos explosivos que criou, modificou seu testamento decidindo premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade, mais propriamente nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Alfred Nobel deixou uma herança de 32 milhões de coroas e, em seu testamento, não deixava nenhum legado aos herdeiros diretos, mas determinava a criação de uma instituição denominada então, Fundação Nobel, esta que premia anualmente grandes nomes.

     E eu como química, pretendo estudar, exercer minha profissão na Itália, e quem sabe um dia fazer um bem pela humanidade, digno de um prêmio Nobel! kkkkkkkk

     Vou deixar aqui, links de sites importantes para os químicos que estão ou vão para a Itália, a fim de estudar, trabalhar, aprender, etc.
     Como no Brasil, os químicos na Itália têm um Conselho Nacional, no site se encontra notícias, cursos, emprego, estágio, etc.
     Há Conselhos por região também. Como vou para Milano, há o Consiglio della Lombardia.
     O site Chimica una buona scelta é muito legal, tudo que envolve a química, cursos, universidades, trabalho, etc.
     O Federchimica, é um site da Federazione Nazionale dell'Industria Chimica. Artigos, eventos, estágios, empregos, cursos, etc. Uma associação das indústrias químicas italianas, ótimo para se interar e procurar emprego.
    E por último, um site de busca por tudo que envolve a química na Itália, conselhos, órgãos, universidades, centros de pesquisa, etc. É o Chemistry in Italy.
 
     Por enquanto é isso aí! Quando eu já estiver lá, se Deus quiser, trabalhando na área e estudando também, contarei muitas coisas por aqui.
     Finché c'è vita, c'è speranza.
     Mille baci.
 

9 comentários:

  1. Belo Blog, belo texto, boa noite!

    Melhor Free

    ResponderExcluir
  2. Espero que vc consiga seus objetivos!

    ResponderExcluir
  3. Blog interessante e diferente, gostei!

    Vou seguir!

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Adorei o blog... Eu estou fazendo faculdade de farmácia e provavelmente quando me formar vou morar ai. Você sabe como é a área de farmácia para trabalho ai? Tenho medo de meu diploma não ser aceito.

    Obrigada e parabéns pelo blog :)

    Graci

    ResponderExcluir
  5. É aceito sim Graci! Boa sorte pra vc e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte!! :) Espero que vc tenha muito sucesso na Itália! :)
    E, se puder, me conte como está o mercado para professores de química por lá.
    Talvez eu precise morar lá e, por isso gostaria de saber,
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Não sei dizer como está o mercado de trabalho, especificamente para química. Mas com a crise a escola publica está reduzindo gastos com professores. E no mundo universitário é preciso ter o doutorado.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)