02/09/2010

Universidades Italianas - Busca

     Bem, como já dito, uma parte do sonho é estudar na Itália. Como já tenho nível superior concluído no Brasil, estou a procura de cursos de pós-graduação (post-laurea).
     Como procurar?
     A melhor procura é diretamente nos sites das universidades. Porém, há sites que reúnem todos os sites de universidades, e aí fica mais fácil encontrar curso, região de interesse.
     Vejamos alguns deles:

- Università Italiane  – Este é o mais interessante na minha opinião. Pois se você já sabe aonde você vai, qual região, qual província, então fica muito mais fácil. Clicando na região, aparecem as províncias que possuem universidades e, clicando nelas, aparecem as universidades, os links para sites e tal. Quando se clica na universidade de interesse, aparecem todos os cursos que lá são ministrados. Ou seja, não é preciso perder tempo entrando num site de uma universidade que não tem o curso que você deseja. Daí é meio caminho andado.

- Cerca Università  - Neste se consegue pesquisar por área de interesse, tipo de curso, cidade, etc. É tipo um site de busca de universidades.

- EMagister  – é um site de busca por cursos de laurea, post-laurea em geral, concursos, etc. Só é preciso ficar atento, pois muitos dos cursos que aparecem já não existem, são antigos, por isso, o melhor é ver qual interessa e procurar na universidade indicada. No site da universidade ver quando é a publicação do bando, etc.

- Cestor  - Pelo Cestor, se encontra o link direto para a universidade, separado por região.

- Miur  - Encontra as universidades (atenei – que faz um link para o Cestor) além de muitas outras informações.

- Wikipedia.it  – Aqui se encontra listas de universidades divididas por região, indica quais as estatais, quais as particulares, etc.

     As universidades sempre atendem emails, por isso, se você escreve bem em italiano, não hesite em escrever e tirar dúvidas, eles respondem bem atenciosamente, desde que sua pergunta não seja muito óbvia, possível de encontrar resposta fácil e diretamente pelo site.

     Boa procura e boa sorte!

4 comentários:

  1. Antes de embarcar para itália pegue seu diploma e o histórico escolar e mande traduzir para o italiano (tradução juramentada) e vá até o consultado italiano mais próximo e peça uma declaração de valor. Legalize a tradução, só assim seu título terá valor para uma universidade italiana. Também estou indo estudar na itália, para qual lugar vc vai? Eu vou indo para Bolzano faze um mestrado.

    Gláucia (oliveira278@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Glaucia, já estou legalizando os documentos junto ao consulado assim como a minha profissão. Estou indo para a província de Milão. Boa sorte pra vc tbm... qualquer duvida escreva sonhosnaitalia@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,

    Adorei suas dicas. Você chegou a legalizar seus documentos?

    ResponderExcluir
  4. oi Erica, estou legalizando, como disse no topico http://sonhosnaitalia.blogspot.com/2011/03/reconhecimento-da-profissao-mais-um.html, entre agosto e setembro sai minha legalização, me informei hoje.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)