02/10/2010

Direito à Saúde

            Eu havia falado num post sobre como funciona o sistema de saúde na Itália, sobre como tirar a Tessera Sanitária, mas não falei que é preciso ir daqui do Brasil com um documento que dê direito à  Assistência Médica  Pois, todas as pessoas devem possuir uma seguridade médica para conseguir o "permesso di soggiorno" .
         Existem basicamente 2 tipos possíveis: o acordo bilateral Brasil - Itália (IB2) e um seguro privado INA ASSITALIA. Os dois dão direito à utilização do sistema emergencial de saúde, ou seja, pronto-socorros em caso de emergência.
        O Ministério da Saúde emite um certificado reconhecido em acordo firmado com diversos países, entre eles a Itália, chamado CDAM – Certificado de Direito a Assistência Médica. Com o CDAM, é possível obter o IB2. Vejam informações no site.
             Para conseguir o CDAM / IB2 é necessário ser contribuinte do INSS no Brasil por no mínimo 1 mes (informação a ser verificada anualmente, pois podem haver mudanças).
            Como estudantes, por exemplo, pode-se pagar a primeira contribuição. Para o cadastro no INSS, primeiramente é necessário ter um número da previdência social (INSS). Isso pode ser feito online no site ou pelo telefone 0800 780 01 91 tendo em mãos as seguintes informações:

Nome completo
Data de nascimento
- Nome do pai
Nome da mãe
Número do CPF e RG
Carteira de trabalho – número e série (no caso de enquadramento de autônomo)
Número do título de eleitor
Endereço e CEP

         Para conseguir o IB2,  deve-se dirigir pessoalmente até a unidade descentralizada do SUS, no endereço (em São Paulo):

Av. Nove de Julho, 611 – 2º andar – sala 202
Horário de atendimento: 8h00 às 13h00
Tel. 3241.2197
Prazo para retirada: 3 dias úteis

Portanto os seguintes documentos:

_ RG - cópia e original
_ CPF - cópia e original
_ Passagem – cópia e original
_ Passaporte – original e cópia do passaporte, da parte com número e o nome da pessoa (4 primeiras páginas)
_ Comprovante de residência – cópia e original
_ GRPS – da última contribuição – cópia e original
_ Declaração dizendo quanto tempo vai ficar no exterior.

         Para a obtenção do INA ASSITALIA, quando chegar à Itália, vá à agência do INA ASSITALIA mais próxima e pegue o valor correto para sua situação e a conta para o depósito nos correios (Poste italiane). O valor para um ano é de cerca de 99,00, sendo que no ano seguinte, quando da renovação do Permesso di Soggiorno, deverá ser pago novamente.
         A escolha entre o INA ASSITALIA e o IB2 é puramente preferencial, pois os dois dão a mesma cobertura, e quase pelo mesmo preço. Relembrando que, o valor pago para o IB2 conta como contribuição para o INSS, logo, esse valor não será perdido.
         
         Estou indo na segunda feira tirar meu visto no consulado e vou aproveitar e tirar minha CDAM, aproveitar que ainda estou trabalhando e já recolho o INSS.
          Até mais!

10 comentários:

  1. oi... mto bom o seu blog com mtas informacoes.. te vi numa comu... ai vim aki xeeretar..rsrs....eu moro em venezia...

    visite o meu blog tbm http://suonatadiinverno.blogspot.com/

    bj

    ResponderExcluir
  2. legal renata seu blog, ja estou seguindo.. Obrigada pela visita, e é claro, é sempre bom ter contatos com brasileiros pela Itália.bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla tudo bem?
    Estou indo p Italia e estou com dúvida referente ao sistema de saúde...Meu marido e eu temos cidadania portuguesa e já estamos inscritos no sistema de saúde europeu...Meu marido tem um problema cardiaco, e faz controles a cd 6 meses e estamos preocupados com relação a isso...Só essa inscriçã por Portugal basta?
    Amo seu blog...
    Parabéns!!!
    Super agrdeço desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces estao vindo à passeio ou para morar? SE vierem morar vao pedir a residencia e se inscrever no sistema de saude italiano, normalmente.

      Excluir
  4. Oi Carla.
    Estou indo para Milan em janeiro e minha esposa está gravida, será que com o ib2 eles fazem o parto dela lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, consegue. Tem que chegar, validar o ib2, e se inscrever na asl.. Vcs tem cidadania? Permesso? ela pode pegar um permesso di cura medica tbm. boa sorte.

      Excluir
  5. Oi Carla
    Estou indo a itália no dia 8/10, peguei me CDAM, gostaria de saber como faz se caso precisar usá-lo? Tenho que entregar na imigração? Validá-lo em algum lugar?
    Obrigada
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que valida-lo na AsL e pegar um medico de família.

      Excluir
    2. Oi Carla. Estamos na Itália, temos o CDAM. Fomos fazer a tessera sanitária mas parece que os italianos aqui da região não sabem desse esquema. Caso eu precise usar atendimento médico emergencial, eu posso chegar a um pronto socorro e pedir atendimento? Por exemplo, pra crises de bronquite ou enxaquecas, eles atenderiam antes dessa tessera sanitária estar pronta? Obrigado

      Excluir
    3. Casos de emergencia podem ser atendidos no pronto socorro, se não for classificado como emergencia você vai pagar o valor de um ticket *em torno de 30/35 euros máximo. Você tem que ir na ASL com o CDAM, mas nao pra fazer a tessera sanitaria, mas pra validar o acordo e escolher um medico. Insista, vá informado . boa sorte

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)