31/10/2010

Enfim sonhando acordada!

        Amanhã faz uma semana que cheguei na Itália. E é maravilhoso estar aqui. É maravilhoso poder estar de novo com meu marido, na nossa casa, nos curtindo e curtindo a nova morada. Confesso que demorei para escrever o primeiro post não porque me falta inspiração, mas porque tenho inspirações demais e por isso, sem saber por onde começar! hahaha
          E finalmente pude tirar o avião como plano de fundo do blog e colocar uma imagem italiana... por enquanto uma imagem da cidade em que moro.
      Tudo, cada pedacinho daqui vem me deixando admirada.. a paisagem, as árvores (e como aqui é arborizado), as folhas caídas do outono, as construções, a vida e rotina dos italianos, as vitrines das lojas, os preços e as variedades no supermercado... ai ai ai.. tante cose!
          Pra começar, vou falar da cidade que estou morando: Senago.
        Senago é um comune da província de Milão, na Lombardia, com cerca de 19 mil habitantes em 8,63 km².
          Fica a cerca de 15 km da capital da província, Milão.


          É uma cidade tranquila, de origem romana, e faz parte do Consorzio Parco delle Groane, uma grande área verde protegida de 3400 hectares que compreende 17 comunes da região noroeste de Milão, e na qual se tem elementos histórico-artístico, como Castelos e Villas.
         Na parte pertencente a Senago, há a Villa Borromeo, construída em 1630 pelo cardeal Federico Borromeo, e em 1982 foi adquirida por uma fundação e funciona até então como museu, centro de estudo e seminários culturais.


         Ainda não fui, mas com certeza irei conhecer, é do ladinho de casa! No site do parque há maiores informações.
         Outra coisa que me deixou feliz aqui é a preocupação com a coleta seletiva.
         É tudo bem organizado, a cidade é dividida por regiões, e para cada região há dias específicos para a coleta de lixo orgânico, plásticos e papéis, vidros e latas, objetos em geral, etc.. São 9 categorias, e tudo é bem explicado para se saber o que pode e o que não pode, em qual tipo de saco de lixo deve ser descartado, dia , etc.. vejam aqui. No começo fiquei meio confusa, mas já estou me habituando a separar cada lixo no seu devido saco. No Brasil eu já separava, mas iam para os catadores e depois disso sabe-se lá pra onde, muitos pegavam só o que queriam e jogavam o que não lhes servia em terrenos baldios ou na rua mesmo, um horror.


         A limpeza aqui impressiona. Até em Milão que é abarrotada de turistas há muitas lixeiras e pessoas responsáveis pelo lixo, pegando qualquer papelzinho que um "porquildo" possa ter jogado no chão.
         Allora, por enquanto tenho visto mais coisas positivas do que negativas, para citar algumas negativas é que os italianos fumam muito, trabalham pouco - sim, à tarde por exemplo, não se encontra nada aberto no centro de Senago, nem mercado!! hahaha. Não gostei da água, são pesadas e com gosto, mesmo as minerais. E o que mais?? hummmmm.. não sei. Mas assim que eu souber vou contando para vocês. 
          Por enquanto é isso. 
          Logo logo mais novidades, baci!
      

      

4 comentários:

  1. Ola, meu nome è Josiane e estou morando na Italia ha mais de ano, moro na Lombardia também, to trabalhando num projeto para criar um canal em videos mostrando o turismo na Europa, gostaria muito de fazer uma entrevista com vc falando de sua experiencia morando aqui, em meu blog tem alguns videos de chamada.
    www.rotasced.com
    obrigada e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá Josiane, muito legal a sua idéia... Adoraria participar, mas só tenho 2 semanas por aqui! rs.. talvez qdo eu tiver mais a falar seja melhor né? Nos falamos. obrigada e boa sorte pra vc tbm. bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Encontrei os eu blog e amei!!! Estou muito admirado com sua história e espero que você continue postando mais histórias interessantes e informações úteis. Também tenho o SONHO de ir para Itália para conseguir minha cidadania e estou me preparando para isso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada "Anônimo". Pena que não se identificou. Continue seguindo o blog! corra atrás dos seus sonhos! bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)