09/11/2010

Permesso di Soggiorno em mãos!

           Olá pessoal! Finalmente estou com meu Permesso, e assim mais tranquila para procurar emprego, etc. 
         Foi meio que uma enrolação para descobrir qual o melhor meio, ou o meio correto, de dar entrada. Como vim com um Visto de Ricongiungimento Familiar, por ser esposa de um cidadão italiano, eu tinha até 90 dias, contando da minha entrada na Itália, para entrar com o pedido do Permesso.
          O Consulado Italiano de São Paulo já tinha me indicado para eu procurar a questura. Mas também não me deram maiores informações.
          Assim, quando tive uma oportunidade, fui à Questura de Milano, mas me disseram que eu deveria fazer pelo Kit Giallo, pelos "Correios" (Poste Italiane). Assim, fui à uma dessas agências e peguei um kit giallo. Mas a atendente disse que talvez não fosse daquela forma que eu deveria fazer. Bem, pintou a dúvida.
        Já que o Tiago tinha que pedir transferência da residência dele para Senago, pois antes ele estava morando em Garbagnate Milanese, fomos à comune e aproveitei para tirar minhas dúvidas. 
         Foram bem atenciosos, e me explicaram que a primeira coisa que eu tinha que fazer era tirar o meu Codice Fiscale (Tipo um CPF). E depois dar entrada no Permesso, tirar a residência e outros documentos. Mas, que para eu saber a melhor forma, era melhor eu ir até o setor de imigração da polícia local tirar todas as dúvidas. 
         Então, seguindo as orientações, fui até Saronno, onde tem uma Agenzia delle Entrate mais perto daqui de casa, tirar o meu Codice Fiscale. Para isso, preenchi uma ficha com meus dados, e levei uma cópia do meu passaporte com o visto. E, muito rapidamente foi gerado o meu número de Codice Fiscale, impresso em um papel, porque a carteirinha (como no modelo abaixo) só sairá quando eu tirar a minha Tessera Sanitaria, e para isso, preciso estar com a Residência pronta.


            Com o Codice Fiscale em mãos, fui pedir orientação no Setor de Imigração aqui em Senago. Foram muito simpáticos e esclarecedores. Portanto, o jeito mais simples, rápido e econômico para eu dar entrada no meu permesso era realmente pela Questura. Eles provavelmente teriam me dito para fazer pelo kit giallo, para  poupar trabalho, e ganhar dinheiro, claro! Já que com o kit, no final eu gastaria mais de 70 euro. E fazendo pela questura, eu gastaria apenas tempo e o valor da marca da bollo, de 14,62 Euro.
        Então, ela preencheu a ficha do meu kit, por desencargo de consciência, se eu não conseguisse realmente passar pela Questura. E me orientou a ir lá, tentar, se não desse, colocaria o kit em uma agência e aguardaria o agendamento para comparecer na Questura com os documentos.
          Fui ontem lá na Questura, peguei uma senha e esperei! Quando percebi que não seria atendida tão cedo, a minha senha era 65 e ainda estava no 19, eu e o Tiago fomos dar uma volta por Milão. Passeamos em parques, almoçamos e voltamos. Fui ser atendida às 15:30, acreditam? Isso porque chegamos às 9 e meia mais ou menos. E aquilo era uma Torre de Babel.! Muitos estrangeiros, muitos idiomas, crianças, uma bagunça..rs... Mas foi tudo tranquilo. Vimos que muitas pessoas passaram o dia inteiro lá e sairam sem o permesso por não estarem com a documentação em ordem. E para mim, tudo deu certo.


         Só não saí com o Permesso di Famiglia de 5 anos porque a transcrição da nossa certidão de casamento ainda não chegou aqui na Comune de Garbagnate. Portanto, peguei um de 1 ano e, assim que eu tiver a certidão transcrita, eu dou entrada no de 5 anos.
            Agora com o Permesso em mãos é só alegria! 
           Posso ir à Comune dar entrada na minha residência, depois tirar minha carteira de identidade e tessera sanitária. E o melhor de tudo: posso trabalhar!! Então currículos na mão e vamos lá.
         O objetivo é trabalhar na área, mas assim logo de cara sei que é praticamente impossível. Então vou encarar qualquer parada. E curtir a vida!
            Baci. A dopo!

17 comentários:

  1. eu tirei meu permesso na questura tb e saiu no mesmo dia. No correio demora e é mais caro. Conheco gente que recebeu o permesso vencido. O meu é de 5 anos, pq casei aqui mesmo. A residencia é que demora, fiz o pedido dia 8 de maio e ate hj nao chegou. dependo dela para fazer a tessera sanitaria e a carteira de identidade... pior que ja queremos mudar de casa e ela nao chega! Boa sorte com o resto dos papeis! beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla... obrigado pelo comentário no blog... adorei o seu tb. Felicidades italianas e não esquece de contar tudinho para a gente aqui hein?
    abração...

    Márcio - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/

    PS: estou retribuindo e colocando seu blog na minha lista ok?

    ResponderExcluir
  3. Carla
    Que bom que já o tem.
    O meu levou um tempão tanto no primeiro qto no segundo e eles não foram nada atenciosos.
    Um abraço e boa sorte na busca do emprego!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla.

    Que bom que tudo está se encaminhando. Com a documentação certa nas mãos dá uma segurança maior.
    Boa sorte na procura pelo emprego.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  5. É Thais, a questura é aquele montoeiro de gente mas pelo menos sai no dia! Hoje fui dar entrada na minha residência, espero que não demore tanto. Qual comune é a sua?
    Obrigada Márcio, já estou te seguindo e com seu blog nos meus favoritos. boa sorte pra vc.
    Célia, é engraçado que sempre cada caso é um caso né? Estava preocupada, mas graças a Deus deu tudo certo.
    Elvira, obrigada. Tudo se encaminhando sim... espero que continue assim na questão trabalho!
    obrigada pelos votos, comentários etc. bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, tudo bem? Estou acompanhando diversos blogs sobre a Itália, inclusive o seu, parabéns, ele é ótimo! Mas ainda tenho uma dúvida... meu marido tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana e ele fará na Itália mesmo, pois a irmã dele conseguiu por lá e também é mais rápido, já entendemos essa parte do procedimento, o que estou tentando entender é essa questão da esposa. Já somos casados desde 2008 (no Brasil), sei que após o reconhecimento da cidadania dele poderei solicitar o visto para 1 ano, esse visto é apenas para permanência na Itália? Pois estamos querendo estudar na Inglaterra um tempo, antes de ficar de vez na Itália. Será que com esse visto é possível eu permanecer com ele na Inglaterra, já sendo cidadão italiano? Ou será que é preciso ter a permissão de 5 anos? Você saberia sobre isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nati, assim que seu marido conseguir a cidadania, vc por ser casada com ele ha mais de 3 anos pode dar entrada na sua naturalização. Enquanto aguarda sair (minimo 720 dias) vc fica com um Permesso, e pode ficar na Itália tranquilamente. Pode tbem ficar na Inglaterra, desde que seu marido faça seu documento, declarando que é sua esposa, e ele como cidadão europeu, tem direito a ter a esposa ao lado. Se precisarem de assessoria com cidadania, nos escreva. blog http://benvenuticidadania.blogspot.com

      Excluir
  7. Ah... legal! Muito obrigada pelo esclarecimento! Guardarei seu endereço eletrônico caso seja preciso. Grazie ; )

    ResponderExcluir
  8. confusa de novo!
    :(
    vou chegar la com meu passaporte italiano efazer o q?
    meu marido e barsileiro, sem cidadania, precisa de visto???
    ele pode trabalhar e morar legalmente por minah causa, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondi no outro post no qual fez a mesma pergunta. Resumindo: pode ja sair com o visto ou pode entrar como turista e pedir o permesso la, tanto faz. Pegue maiores informações no consulado, vc é italiana, ok?

      Excluir
  9. Olá, Carla!!
    Maravilha encontrar seu blog!! eu e meu marido, que tem a cidadania italiana, estamos indo para Itália mês que vem. Mas estávamos encontrando dificuldades para saber como tirar o permesso de soggiorno, e aqui encontramos: mas tenho algumas dúvidas;
    Vou entrar com o visto de turista, então posso tirar meu codice fiscale? ou tenho que ter outro tipo de visto??
    Que documentos precisarei levar na Questura??
    Preciso comprovar residência??
    Quais outras orientações poderias nos dar?
    Somos daqui de Florianópolis e vamos direto para Milão!
    Nós achávamos que seria necessário morar no país por um tempo... da Itália vamos para Praga!ou caso contrário e se tivermos sorte ficaremo o tempo suficiente no país, para tirar o permesso, para depois ir para Praga...
    E com este permesso posso trabalhar pelos países que fazem parte da união Européia?
    Aguardo seu contato
    Grazie
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Então, pode sim tirar o codice fiscale. Para tirar seu permesso seu marido tem sim que ter residencia fixa e provar que pode te sustentar.
      O seu marido cidadao italiano pode trabalhar em qualquer país da UE. Você não, de inicio. Ele, em outro pais, deve fazer o mesmo que fez na italia. Ter residencia comprovada, trabalho pra provar que te sustenta e assim pedir sua permissao de permanência. Veja nos outros posts a documentação para permesso di soggiorno di ricongiungimento familiare.

      Excluir
  10. Ok. Vou ver os posts então!! ah eu preciso ter um imóvel no nome dele ou podemos alugar um quarto na casa de alguém?? dúvidas, duvidas... vamos ver o que acontece porque não falamos absolutamente nada em Italiano, mas seja o que Deus quiser". Obrigada pela resposta.
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que te deem o direito de fazer a residencia sim! por isso combine antes de alugar. boa sorte!

      Excluir
  11. Boa tarde, estou na italia fazendo o processo de cidadania, tenho uma grande dúvida, sou casada no Brasil a mto anos,e qdo pegar meu passaporte vou voltar para o Brasil e em janeiro voltar para italia,chegando aqui posso ir direto na questura e pedir o permesso di soggiorno,esse permesso e válido em todo território europeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! se você tiver ja a cidadania italiana nao precisa de permesso di soggiorno.

      Excluir
  12. Olá Karla bom dia! Estou em 2019, gostaria de saber se a lei para todos esses requisitos continua a mesma???

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)