29/11/2010

Trabalhar é preciso!

             Comentei em um dos últimos posts que eu estava trabalhando. Pois é! Como vocês podem imaginar não sou química na Itália (ainda!), nem tenho um emprego top, mas como precisamos nos virar enquanto estamos aqui, fazer uma graninha, conhecer pessoas, fazer contatos, usar o idioma (ou seja, falar), então fui em busca de emprego. Tenho procurado na área química, mas minha legalização da profissão ainda não ficou pronta no Consulado Italiano em São Paulo. Então, fui em busca de alguma coisa.


         Meu marido quando chegou aqui em Milão conheceu umas pessoas que trabalhavam por uma cooperativa de serviços, a qual os donos são brasileiros, é a Cooperativa Union. Ele fez alguns trabalhos por lá até conseguir o qual está agora. Lá se faz de tudo, mas emprego para mulher é basicamente limpeza. Então, assim que saiu meu permesso fui lá fazer meu cadastro e no mesmo dia me ligaram para ir no dia seguinte fazer a limpeza na loja Guess da Galleria San Babila. E fui, pra ver como era. É tranquilo, tirar pó de prateleira, limpar espelhos e vidros, chão e tal. Como geralmente não se está sozinha limpando (lá somos em 3), o serviço é dividido. Então é suave. O que mata é acordar cedo. Porque lá é das 7 às 10 da manhã. Antes da loja abrir. 
           Ganha-se por hora, e assim que fiz essa foram aparecendo outras. A Union faz um intermediário com a Cooperativa Csa Milano, que é pela qual estou fazendo os serviços. Tô fazendo a Guess e a Levi's da Corso Buenos Aires. O melhor é que já tô craque em andar no centro de Milão, quando o trajeto é curto nem pego a metropolitana, vou à pé mesmo. Semana passada trabalhei 2 dias numa loja da Burberry que ia inaugurar na Corso Venezia, aí foi pesado! Porque a loja tinha acabado de ser montada, a sujeira era infinita, de gesso de pó de serra, etc e tal.. trabalhei 11 horas seguidas pois tinha feito Guess e Levi's pela manhã! Fiquei só o pó, mas pelo menos vai virar uma graninha boa.
              E assim vou indo. Claro que a gente não pensa em vir pra cá e trabalhar com faxina, ou um serviço pesado. Mas quando nos deparamos com a realidade, temos que encarar as oportunidades que aparecem. E estou curtindo conhecer pessoas novas, estrangeiros que vieram com um sonho, uns estão felizes outros não, mas vão levando a vida. A maioria que tenho encontrado, que trabalham pelas Cooperativas são Peruanos ou Equatorianos, além de muitos Brasileiros. Trabalhei na Burberry com mais 3 brasileiras. E foi divertido. Cada uma com sua história. 


               Tenho percebido que a maioria saiu de uma situação ruim do Brasil, tinha uma vida difícil, pessoas simples mesmo, e vieram com o sonho de ganhar dinheiro, mas viram que é difícil. Alguns já caíram na realidade e se contentam com o que têm, o trabalho que têm, a vida que levam. Pois aqui mesmo sendo faxineira, se tem uma vida legal, consegue-se se vestir e comer bem, etc.
               Mas percebo também que a maioria se acomoda. Tinham o sonho de estudar e desistiram, porque o trabalho acaba virando um dinheiro e ocupando a maior parte do tempo. Pois, se tiver serviço, vão te colocar para trabalhar todos os dias de segunda a segunda. Eu até trabalhei um fim de semana, mas vi que não dava. E também que esse não era meu objetivo. Não vim para trabalhar todos os dias e fazer dinheiro, vim para estudar, viajar, conhecer lugares e pessoas. Mas para fazer tudo isso preciso trabalhar, mas não que isso será a única coisa que farei. Portanto falei: não trabalho aos finais de semana. 
               Alguns acham que é frescura, que não preciso de dinheiro, que assim não vão me chamar mais para trabalhar... mas eu não acho. Se não me chamarem, eles quem sairão perdendo, porque sou uma ótima funcionária...kkkk. Mas preciso administrar meus horários, tenho minha casa, meu marido, os estudos, a vida! Trabalhar é preciso, mas viver é preciso ainda mais!
               Enquanto isso, trabalhando 4 a 5 horinhas por dia, faço um dinheirinho, curto minha vida, minhas coisas aqui na Itália, tenho tempo para estudar, pois vou passar por uma entrevista para fazer um curso na Estatal, de Química (depois falo sobre ele), e tudo segue tranquilo, rumo ao objetivo, rumo ao sonho.. na verdade o sonho está acontecendo!
                Baci ed in bocca al lupo a tutti!
           

14 comentários:

  1. Ola, Carla!
    Vim aqui conhecer seu blog e me apresentar.
    Espero que voce consiga realizar seu sonho de estudar aqui e arrumar um trabalho na sua area.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Juliana! Já conheço e sigo seu blog. bjus

    ResponderExcluir
  3. Carla
    Muito legal o teu post. Vc fala de forma muito aberta e isto é muito bom pois incentiva outras pessoas a não desisitirem dos seus sonhos.
    A vida não é fácil mas não se corre senão aprendemos a caminhar primeiro.
    Vai lá, faz as tuas horinhas e daqui a pouco a Química chegará até vc.
    Boa sorte e um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Célia! Sempre fui muito sincera, e no meu blog não consigo fazer diferente. Vejo que as pessoas acabam procurando relatos mais reais e estou mantendo meu blog assim. Que Deus te ouça. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei do blog. Continue assim, otimista! Otimismo é o que as vezes faz falta, principalmente para os que já estao ha bastante tempo do lado de cá! Beijao.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla, adorei a visita no Ká.Entre.Nós.
    Queria te dar os parabéns pelo trabalho, mesmo que temporário, porque como vc disse, não pode se acomodar...

    beijos e voltarei sempre pra saber as novidades!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Glenda e Karine. Beijos pra vcs tbm. Espero vocês em mais visitas. =)

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo!
    Alias, como este mundo de blog é fantastico, podemos conhecer o mundo, experiências e vivências.
    Irei te indicar no meu blog e sinta-se a vonta para visitar http://diariodebordosonhos.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Aline. Já estou seguindo seu blog e também vou indicar aqui nos que eu sigo. Te desejo boa sorte, tudo de bom para a realização dos seus sonhos. É ótimo encontrar sonhadoras como eu. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela sinceridade!!Legal vc começar a trabalhar.Piano piano si va lontano.
    baccio

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla.

    A vida realmente não é fácil, mas devemos começar aos poucos até alcançarmos o nosso objetivo.
    Tenho certeza de que logo surgirá algo legal.
    O importante é não desistir.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  12. É verdade Elvira, é o que sempre digo.. piano piano... e com foco no objetivo. bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, gostei mt desse seu post. Fiquei até com vontade de me inscrever nessa agencia tb p dar um up aqui na situaçao. Quanto vc acha q se consegue ganhar por mes em quts horas por dia de trabalho? Se me inscrevo, eles logo chamam ou isso foi uma sorte contigo? Se quiser, me responde por email: daniela@mamaesnaitalia.com
    bacio!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)