22/11/2010

Transporte Público na Província de Milão

              No post anterior falei da necessidade de carro aqui. O transporte público é de qualidade, funciona, de repente até mais que São Paulo, mas às vezes a frequência e horários são limitados. Vou falar um pouco sobre os 4 tipos de transporte público daqui da região de Milão: o trem (il treno, la passante), o ônibus (l'autobus,   "Pullman"), o Metrô (la metro,  metropolitana) e o bondinho (tram).

O Trem 

              A administradora dos trens é a LeNord. Segue o mapa das linhas da região:


                  No site da LeNord, é possível consultar todos os horários de trens segundo origem-destino. É, pois é, é tudo bem organizado. O trem passa ou sai da estação exatamente o horário marcado, se for previsto atraso será indicado no painel da estação. 
                   A dificuldade está que para certos destinos só se tem trem a cada uma hora, meia hora, e assim vai. Mas destinos mais frequentes, tem bastante trem. E outra, não é como São Paulo, lotado. A proporção de usuários é muito menor, mas também, São Paulo sai perdendo porque é muito maior que Milão, tem muito mais usuários e muito menos linhas de trem. Por isso fica aquela loucura. 
                   Os trens aqui tem 2 andares. São bonitos e confortáveis. 






                     Mas também tem vandalismo por aqui. Há trens pixados e gente que deixa lixo em seu interior, mesmo tendo lixeirinhas entre algumas poltronas em todos os vagões. 
                     A LeNord tem um guia turístico indicando lugares a conhecer, passear utilizando suas linhas de trens. Neste link é possível baixar o guia e assim programar o passeio.
                    Além do trem, tem o metrô. O metrô é bem parecido com o de São Paulo. Mas há muito mais linhas.




                 Achar uma estação de metrô é fácil! É indicada por uma placa com o M. Bem parecido com aquele do Donald. hahahah


                No site da SottoMilano, a rede metropolitana, se encontra maiores informações.
               A rede metropolitana e o trem tem integração com uma e outra se é feito a tessera (cartão), no qual se paga um valor semanal ou mensal para usar a vontade os dois tipos de transporte. Se for usar só trens, se paga 30 Euro (pelo menos o meu itinerário Garbagnate-Milano). Se for usar os dois, se paga 55 Euro, e pode usar quantas viagens quiser naquele período pago. E isso é ótimo! A passagem de cada metrô é 1 Euro, e o trem varia de acordo com o destino, de 1,25, 1,60, etc. Então compensa muito fazer a Tessera.
               Essa Tessera também pode ser feita para utilizar os bondinhos. Há infinitas linhas de Tram por toda Milão. Vejam o mapa das linhas:


                 Os bondinhos são lindos e dá um ar de antigo à cidade, uma sensação de ter voltado no tempo. Pelo menos para nós brasileiros que temos o bondinho como algo quase extinto no país.




           E, por fim, temos os ônibus. As empresas são a AirPullman e a ATM. Por causa da AirPullman ser praticamente a principal empresa, todos chamam os ônibus de Pullman, e quase não se usa a palavra autobus.
            No site da AirPullman se encontra as linhas e horários. E é aí que está a dificuldade. Só se tem ônibus a partir de quase 6 da manhã e às 20 horas não se tem mais. Isso falo para o itinerário que eu posso usar aqui onde moro, mas é basicamente o mesmo para todos. 
           A passagem é vendida nos bares, e deve ser validada na máquina dentro do ônibus, se o fiscal estiver na viagem que você estiver fazendo e você não tiver bilhete ou não tiver validado ele, levará uma multa. O trajeto que eu faço custa 1, 25 Euro.
          Bem, é isso. Dá pra viver muito bem sem carro se você morar num lugar que tenha acesso fácil à esses transportes. Senão, vai sofrer um pouquinho. 
           É isso aí! 
           A dopo, baci!
                 

14 comentários:

  1. Carla
    O transporte público por aqui é bem legal mesmo. Eu moro em Milão e felizmente tenho muita disponibilidade deste tipo de transporte assim, não preciso usar carro.
    Um abraço e parabéns por repassar tantas informações legais para as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Carla
    Quando estive ai, andei de trem, metro, bondinho e achei que funciona superbem!!Aqui em Miami, o transporte publico e um horror!! Tem que ter carro! beijos

    ResponderExcluir
  3. Funciona super bem sim, claro. É que em certos horários e destinos fica difícil. É que somos comodistas mesmo..rs.. e para pensar em viajar, nada melhor que um carro, não? rs. bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bem ?

    Bem, eu sou de Portugal, e vou, na próxima quarta feira para Milão, onde fico durante uma semana.

    Tenho uma dúvida relativa aos transportes... Existe alguma senha diária? E se sim, essa senha pode ser usada tanto no metro como no bondinho ?

    Cumprimentos.
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulinha! Tem sim! tem um bilhete que se chama Giornaliero, ele vale tanto para trem, metro e bondinhos. Custa 3 euro e pode ser usado quantas vezes quiser no dia. Na época de natal e ano novo, acho que até dia 6, esta na promoção por 2 euro. abraço e boa viagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla antes de mais me desculpe invadir o seu blog mas na verdade tenho uma duvida e gostaria de saber se me pode ajudar. É o seguinte, estou indo para Milão no próximo mês mas vou aterrar em Bergamo. Você me pode indicar a melhor opção e a mais barata para ir para o centro de Milão. Pensei ir de Trem mas não consigo encontrar nenhuma informação...


    Aguardo sua resposta e muito obrigado pela disponibilidade :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Sofia, o melhor mesmo é vir de trem, vc gastará bem pouco por isso! Veja no site http://www.trenitalia.com/
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Carla muito obrigado mesmo! Realmente é bastante mais barato que o bus, digamos que é metade do preço :)
    Voce por acaso me sabe dizer se a estação de trem em Bergamo é perto do aeroporto? Somos um grupo de 4 mulheres e como chegamos de noite estamos com um pouco de medo de andar sozinhas e perdidas...

    Desculpe tanta pergunta :)
    E mais uma vez obrigado!!!

    ResponderExcluir
  9. Sofia, por acaso o aeroporto que vai chegar é o Orio al Serio? Se for entre nesse link: http://www.sacbo.it/Editorial/newsCategoryViewProcess.jsp?editorialID=176 senão peça informação lá mesmo. baci

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carla.

    Antes de mais nada, agradeço em nome de todos os turistas pelas informaçõs.
    Pr gentileza, como faço para ir do aeroporto Malpensa (MXP) para Viale Monza, 132, 20127?

    Juliana

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana, do aeroporto tem um trem direto ao centro de Milão, de lá pode pegar metro ou onibus, veja no mapa do google, maps.google.it , ele traça o roteiro pra vc.beijo e obrigada.

    ResponderExcluir
  12. OI Carla, eu morei 13 anos em Milano, de 1985 a 1998. O metrô ainda tinha apenas duas linhas, fiquei feliz ao descobrir o seu blog que de lá para cá muita coisa foi feita, facilitando a vida dos cidadãos. Parabéns pelo blog, achei simpático, útil e dispretensioso. Continue sempre. Abraço
    Saulo

    ResponderExcluir
  13. agora 2f dia 02 de junho vamos a milao do aeroporto a centrale ,dai compramos ja na ida passagens pra veneza,(sem reservas) e dai pegamos com as malas o metro ate affori centro(eco hotel) e dai ja estamos com a passagem comprada, essa passagem podemos comprar um ou dois dias antes,e dai pergunto ela vale so no dia e hora certa? pra ir veneza? de de umas dicas pra nos..que vamos so de voo ok e hotel ok...resto por nossa conta com frases prontas e arranhado ingles.se possivel apocalipsetotal@hotmail.com obs. meu sonho era ir munique mas nada sabemos e se assustamos com preço e tb demora pra la nao vimos trem bala ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, as passagens são sim com hora marcada. Se perder, já era. Pra Munique além do avião dizem que tem ônibus, mas não sei te informar mais sobre isso. boa viagem

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)