09/12/2010

Curso de Pós-Graduação - Perfezionamento

                   Comentei em um dos primeiros posts que uma parte do Sonho é fazer uma pós-graduação aqui. Uma não, algumas se possível, hahaha! Como o melhor é ir piano piano, escolhi um curso de Perfezionamento, que é uma especialização rápida, no meu caso de 3 meses, e servirá para eu me interar mais na minha área aqui na Itália, aperfeiçoar a língua e fazer uns contatos! 
                 O curso é da Estatal, Università degli Studi di Milano, junto com a "Ordine Interprovinciale dei Chimici della Lombardi", que seria tipo o Conselho Regional de Química, no Brasil. Chama-se "Chimico Junior - Tecniche Analitiche Applicate". São 200 horas totais de curso, sendo 100 horas encaminhado para estágio. Daí o meu interesse também, porque terei a oportunidade de estagiar em uma indústria daqui. 


                   Esse é o site deste curso: Chimico Junior.
                  Para me inscrever precisei legalizar todos os meus documentos de estudos no Consulado italiano em São Paulo. Meus sogros fizeram isso para mim. E assim que ficaram prontos (cerca de 1 semana), me enviaram escaneado e assim, com o título de bacharel em química validado e a "dichiarazione di valore in loco" do consulado me inscrevi. 


                  Com essa validação da profissão e estudos no consulado, consigo fazer qualquer curso de pós-graduação aqui, mas não posso ainda trabalhar como química, não antes de validar a profissão junto ao Ministério da Justiça italiana, que é em Roma. Mas no próximo post explico como isso é feito.
                  A primeira etapa foi a inscrição. Agora semana que vem terá um Colloquio, que é uma entrevista de seleção, onde analisarão currículo de cada candidato ao curso. É, não é mole não. Estudando e rezando para que tudo dê certo. 
                 O curso é em tempo integral, e tem aulas teóricas, práticas e seminários, além do estágio. Será um up para a  minha carreira na Itália, se Deus quiser. 
                 Torçam por mim, heim? hahaha. Baci!


14 comentários:

  1. Olá Carla,

    Que legal... esse assunto me interessa bastante. Aqui no Brasil sou formado em turismo (bacharelado) e penso em fazer algo na Itália. No meu caso, minha profissão não tem uma regulamentação para eu exerce-la, mas como funciona para eu estudar na itália?? Eu teria que validar meu diploma no consulado, mas o que é exatamente a "dichiarazione di valore in loco"??? Como faço, onde faço.... como pesquiso a respeito disso para o turismo?? Também pesquisei sobre regulamentação de guias de turismo. Aquyi no Brasil o ministério regulariza e credencia todos, com crachá e tudo, mas na Itália não achei informação a respeito. Vou pesquisar a respeito, mas caso vc saiba de algo me avise.
    Desejo sorte!!!!
    Até.

    ResponderExcluir
  2. uhuullll isso mesmo ! estuda pq eu ja to cheia de estudar! kkkkk

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Deco, então, escrevi um post sobre a legalização dos documentos, veja em Estudos. Mas resumindo, pegue todos seus diplomas e historicos escolares e mais alguns certificados, traduza tudo e leve ao consulado no setor studi. Eles carimbarão validando os títulos e emitirão um a declaração, que é essa tal "di valore in loco". Que diz que o seu título de nível superior foi validado. Isso é feito para todos os cursos. Agora validação da sua profissão, vou ver se tenho alguma coisa aqui e te falo.
    Renata, estudar e estudar sempre, senão o Alzheimer ataca na velhice, kkkk. bju

    ResponderExcluir
  4. Estamos na torcida.
    Não esqueça: “quanto mais você estudar mais você terá sorte”... rsrs.
    Mais uma vez parabéns pela dedicação, foco nos seus sonhos e pelo blog que está muito bom.

    Abraços,

    Oziel Branchini

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla.

    Já estou torcendo!
    Vai dar tudo certo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Oziel e Diná, pelo apoio, por tudo. Abraços.
    Obrigada Elvira pela torcida. bjus

    ResponderExcluir
  7. oi carla meu nome é priscila tenho uma amiga que mora em milao e ela me chamou pra morar com ela e fazer pos graduação ai,sou fisioterapeuta mais nao falo italiano pretendo fazer o curso ai e depois tentar a pos graduação gostaria de saber,tem bastante universidades que ministram pos em fisio ai,foi dificil para você ingressar na faculdade,se puder me dizer quais documentos preciso levar obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Priscila! Não sei sobre a área de fisio, somente por cima que a área é promissora devido ao número de idosos na Itália. Vc tem que estudar italiano primeiro para entrar numa pós. Eu ainda não consegui entrar em nenhuma pós pois o curso que tinha me inscrito não formou turma... continuarei tentando! Visite os sites das universidades, e no post da legalização dos documentos de estudo tem tudo o que precisa trazer e como tem que ser feito. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Oi carla, eu ja moro na italia e gostaria que minha namorada fizesse a pos graduacao aqui, ela esta se graduando em economia e adm de empresas. Voce poderia me aconselhar com agir. muito obrigado
    OBS: gostaria que ela fizesse a magistrale

    ResponderExcluir
  10. "Anonimo", a dica que posso dar é procurar na internet os cursos, nos sites das universidades, arrumar a documentação como ja postei no blog e boa sorte!!

    Carolina, depende da universidade. Para pós se passa em uma entrevista, mas como meu curso nem abriu turma, nao passei por ela. Mas claro, tem que estar com italiano afiado. beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, eu e meu marido estamos pensando em ir morar na Italia ano que vem, nao falamos italiano ainda, vc conhece ou ouviu falar em cursos de especializa'cao apra area de teatro e cinema? Poderia indicar alguma universidade?

    Obrigada.
    Marcella
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella, não conheço, sinceramente. Mas sei que o polo de arte e cinema é Roma, mas aqui em Milao tbm tem alguma coisa. Procure pela internet, no Google mesmo, ou veja no post os links de universidades http://sonhosnaitalia.blogspot.it/2010/09/universidades-italianas-busca.html

      e antes, claro, estude bem o italiano!
      buona fortuna!

      Excluir
  12. Carla, Boa Tarde... Estou iniciando meus projetos, para futuramente morar na Itália, estou estudando italiano a um ano e me formo agora em junho em psicologia. você conhece alguma universidade que ministra "Perfezionamento" na área de psicologia. Pretendo residir na Italia também, o que você acha da aceitação dos moradores com a psicologia? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  13. Carla, Boa Tarde... Estou iniciando meus projetos, para futuramente morar na Itália, estou estudando italiano a um ano e me formo agora em junho em psicologia. você conhece alguma universidade que ministra "Perfezionamento" na área de psicologia. Pretendo residir na Italia também, o que você acha da aceitação dos moradores com a psicologia? Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)