02/12/2010

Gelmini - A Reforma Universitária

            Uma onda de protestos de estudantes e professores invadiu a Itália esses dias. O motivo: a reforma universitária. 


               Confrontado pela crise econômica, o governo italiano adotou várias leis em dois anos de mandato que terão como efeito o corte de nove bilhões de euros e de 130.000 postos de trabalho na educação nacional, entre 2009 e 2013.
             A reforma universitária prevê a fusão dos centros menores, o acesso aos conselhos de administração de especialistas de fora do mundo acadêmico e a redução do mandato dos reitores.
            Os críticos afirmam que o objetivo principal é a economia, como por exemplo, a não renovação dos contratos fixos de milhares de pesquisadores.
           O governo de Berlusconi gasta cerca de 700 milhões de euro com pesquisadores, e cerca de 35% destes estão no exterior. Com a reforma, os postos de pesquisadores serão "enxugados", bem como bolsas de estudos. 


             
             Leia mais sobre a Reforma aqui.
             A reforma não é de toda ruim, um ponto onde diz que os professores devem trabalhar, no mínimo, 1.500 horas por ano, dos quais pelo menos 350 serão dedicadas ao ensino e apoiar os alunos, acho que falando de universidade italiana, é bom! Pois só ouvimos reclamações por falta de professores, professores que não estão nem aí para os alunos, falta em aulas, etc...
             A reforma vai virar lei dia 9 deste mês! Até lá os protestos continuarão.
            Que toda mudança seja para melhor sempre.
            Baci!



11 comentários:

  1. Carla,
    Para ser sincera, eu me decepcionei um pouco com o ensino superior na Italia. Pelo que pude constatar das minhas experiencias em universidades renomadas, aqui os alunos parecem nao ser orientados a ter uma visao critica e nao sao muito formados na carreira academica. Bom, talvez nao tive muita "sorte" na vida universitaria italiana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E como protestar na Italia nao da em nada, è lei!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla.
    Prazer em conhecer seu blog.
    Vim te visitar porque vi seu comentário no blog da Ká (Ká entre Nós) e me chamou atenção você morar na Itália!
    Eu moro no Japão há 9 anos e ano que vem voltaremos para o Brasil (eu e meu esposo), mas mesmo assim acho super interessante conhecer a realidade de outros países.
    Inclusive tem uma boa chance da gente visitar a Itália em Março ou Abril!
    Bom, vc já percebeu que falo (escrevo) demais né? kkk
    Vou ficando por aqui por enquanto. rs
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla,
    Hum, coisa para se pensar né... eu tbm penso em fazer uma pós na italia e fico com um pé atrás nessas horas... as instituições tem uma visão, bem diferente dos políticos... mas quem acaba definindo as leis são os políticos.... assim como acontece em qualquer país, o problema é que todos sabemos como são os políticos do brasil e da itália, ainda mais com nosso "amico" Berlusconi.... ééé... coisa pra se pensar...
    é claro que tem os pontos bons e ruins em tudo... mas dependendo das medidas tomadas, poderemos ter mais pontos ruins que bons.
    Por enquanto, ocorrem os protestos, situação já corriqueira na europa...
    Abbracci a tutti!!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois pessoal, mas tem uma coisa que fiz quando decidi começar uma vida do zero aqui na Itália: evitar comparações! E isso inclui tudo: dinheiro, cultura e a educação. Eu pretendo fazer uma pós e "sugar" tudo o que tiver de bom.
    Flávia, deve ser mto diferente morar no Japão! E depois de tanto tempo vão mesmo voltar? Boa sorte para vcs! E faça uma visitinha à Itália sim, vc não se decepcionará. Baci a tutti! Obrigada por acompanharem e comentarem o blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi,Carla

    Veja só minha situação:

    Estive em Março deste ano(2010), em Castelraimondo, conquistando minha cidadania,após 90 dias e já como cidadã retornei ao Brasil, pois meu marido e meus dois filhos me aguardavam com saudades.
    Penso em retornar para a Italia com minha família, mas o emprego, pelo que tenho visto, tá difícil aí.
    Tenho o sonho de colocar meus filhos em uma escola Italiana e quem sabe uma boa universidade, só que agora podem surgir mudanças, que mesmo quando eles forem maiores, mesmo como cidadãos, poderão ter dificuldades para estudar, morar e viverem aí.
    Oque vc acha disso? Será melhor mudarmos agora ou espero eles ficarem maiores e irem estudar sozinhos.

    Obrigada,

    Elisa

    ResponderExcluir
  7. Elisa, é difícil opinar. Mas eu que se eles forem novos é melhor vir agora, ter uma formação de ensino médio aqui, que já é uma boa formação, do que virem depois tentar fazer a faculdade. Agora emprego e estudo também é difícil aí no Brasil não é mesmo? Tudo depende do sonho e vontade de vcs. bjus

    ResponderExcluir
  8. Carla,

    Tens toda a razão.

    Quando chegar aí, conversaremos pessoalmente.

    Muito Obrigada,

    Elisa

    ResponderExcluir
  9. De nada Elisa, será ótimo te conhecer! bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carla!
    Gostaria que me ajudasse com iformações a respeito de emprego aí na Itália. Penso em me mudar com meus dois filhos ano que vem, eles tem 13 e 18 anos. Aqui no Brasil sou funcionária pública,secretária em uma escola e curso nível superior em História.Como são as oportunidades na área de educação, ou mesmo em escritórios,comércio, seja em vendas ou tendimento... conheço algumas pessoas que trabalham aí como empregada doméstica, siceramente não gostaria disso, seria preferível para mim então permanecer no Brasil.Temos cidadania e já fizemos curso de italiano, temos domínio da língua. Gostaria da sua opinião...beijos!

    ResponderExcluir
  11. Então! É difícil falar sobre isso. Cada um é cada um, cada um encontra suas portas abertas ou não. E eu estou a pouco tempo aqui para falar como estão as coisas, a única coisa que posso falar é que não tá fácil mesmo! Se quer trabalhar na sua área, venha com os títulos legalizados, regularize sua profissão. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)