29/12/2010

O dedo médio de Maurizio Cattelan

        Como falei no post anterior, aproveitamos o feriado para passear por Milão. Aliás, sempre procurarmos passear, ir à lugares diferentes, conhecer cada cantinho nos tempos livres. 
               E um dos lugares que tínhamos que ir, ver uma obra, antes que a retirassem, era a Piazza Affari, em Milão.  Ali, está exposta a mais nova obra de Maurizio Cattelan, artista auto-didata italiano. Intitulada L.O.V.E. 



                Cattelan foi convidado a participar de uma mostra no Palazzo Reale, e produzir uma obra para ser exposta na Piazza Affari, o pólo financeiro de Milão, onde fica o Palácio da Bolsa de Valores, construído em 1931. A mostra aconteceu de 25 de setembro a 24 de outubro deste ano (terminou 1 dia antes de eu chegar na Itália!). E antes de exporem a obra L.O.V.E,  houve polêmica, e aguardou-se um consenso das "autoridades" milanesas. Mas por ser uma "obra de arte", aprovaram a colocação dela na Piazza Affari, mas somente até a duração da mostra, para depois ser transferida para um outro local, já que viram como uma afronta, provocação à Bolsa. 
                 Bem, discussões vão e vêm, a obra ainda está lá e agora falaram que permanecerá até o fim das festas de fim de ano (que aqui termina oficialmente dia 6 de janeiro). Então, para quem está em Milão, não perca uma visitinha à Piazza Affari, porque depois, não se sabe onde a obra vai parar!
              A escultura tem 4 metros de altura e é feita em mármore Carrara. Fica sobre uma estrutura que, juntamente com a escultura, chegam a 11 metros. 
                 Eu e o Tiago fomos lá, e não podíamos ter deixado de brincar com a obra, hahaha.




                Mas quem é Maurizio Cattelan?

         Maurizio Cattelan é um artista italiano, nascido em Padova, Itália, em 1960. Ele é provavelmente mais conhecido por suas satíricas e controversas esculturas, particularmente La Nona Ora (A Nona Hora), representando o Papa João Paulo II atingido por um meteorito. Obra feita para a exposição "Apocalipse" em  Londres.



           Autodidata Cattelan não frequentou escola de arte. Ele começou sua carreira em Forlì (Itália) fazendo móveis de madeira na década de oitenta, onde veio a conhecer alguns designers como Ettore Sottsass. Ele fez um catálogo de sua obra que ele enviou para galerias. Esta promoção deu-lhe uma abertura em termos de design e arte contemporânea. Ele criou uma escultura de um avestruz com a cabeça enterrada no solo, usou um traje com uma cabeça gigante de Picasso, e fixou, com fita, um galerista de Milão em uma parede. Durante este período, ele também criou a Fundação Oblomov.
            Mais recentemente, Cattelan assumiu o papel do curador. Ele reside no East Village de Nova Iorque, mas mantém raiz em Milão. Ele criou uma revista chamada "Permanent Food" que inclui imagens roubadas de outras revistas.
            Cliquem aqui, e vejam a galeria de obras de Cattelan.
            
              Mas a pergunta que não quer calar: por que uma escultura com esse gesto??????
            Bem, alguns acreditam que a ideia foi fazer uma crítica ao capitalismo, já que a obra está bem na frente da Bolsa de Valores. Mas o artista negou, e disse em entrevista que seu trabalho foi um ato de amor. Será? 
          Desde a Antiguidade, o dedo médio tem sido usado para ofender. O costume nasceu entre os romanos, e um dos maiores divulgadores do sinal foi o imperador Calígula. Ao apresentar a mão para ser beijada, ele estendia o dedo médio, querendo dizer: “Beije meu pênis”. O povo era obrigado a beijá-la mesmo assim. O sinal também era usado pelos homossexuais romanos como um convite para outros homens como sinal de rendição pelos soldados em batalhas.
             Allora, uma obra de arte é uma obra de arte! Não cabe a nós julgá-la, não? Mas que caiu muito bem ali, ah isso caiu! Em tempos de crise, não precisa nem de palavras para descrever!!!
               Baci, a dopo!!

3 comentários:

  1. Lembrei de um artista brasileiro, de Recife. Ele se desenha matando personagens famosos (até o Papa João Paulo II foi "morto" por ele).

    ResponderExcluir
  2. Ju, não é o Gil Vicente? Que desenha ele mesmo matando famosos? Rs. bem lembrado. bjus

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! Um nome bem difícil de ser esquecido (acho que estou com amnésia). Vi os desenhos dele no Jô Soares.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)