10/12/2010

Reconhecimento da Profissão

             Como comentei no post anterior, não basta só legalizar os títulos de estudo no Consulado para se poder exercer a profissão aqui na Itália, é preciso percorrer um caminho. Sempre tive dúvida quanto a isso, a gente acaba não encontrando informações tão claras ou precisas assim logo de cara, mas pesquisando, lendo e procurando pela internet descobri como funciona.
            Há um tempo, esse processo de reconhecimento da profissão chamava-se "Equipollenza". Era um processo chato, no qual todos os seus estudos eram comparados com os cursos das instituições italianas, e se o conteúdo fosse praticamente o mesmo, a equipollenza era dada. Mas em 2002 isso mudou, justamente para facilitar. E quem reconhece a profissão é o Ministero della Giustizia. 



            Há duas categorias de profissões na Itália: as "professioni regolamentate" e as "non regolamentate" pela por Lei. Vejam esse arquivo, onde explica isso.
             As profissões regulamentadas, são aquelas que se deve legalizar no Ministério da Justiça italiana. São elas:

- agente di cambio
- agrotecnico
- assistente sociale / assistente sociale junior
- attuario / attuario junior
- avvocato
- dottore commercialista ed esperto contabile
- biologo / biologo junior
- chimico / chimico junior
- consulente del lavoro
- dottore agronomo e dottore forestale / agronomo e forestale / zoonomo / biotecnologo agrario
- geologo / geologo junior
- geometra e geometra laureato
- giornalista
- ingegnere civile e ambientale, ingegnere industriale, ingegnere dell’informazione, ingegnere civile e ambientale junior, ingegnere industriale junior, ingegnere dell’informazione junior
- perito agrario e perito agrario laureato
- perito industriale e perito industriale laureato
- revisore contabile
- tecnologo alimentare

              Sendo assim, há uma ficha na qual se deve preencher, veja aqui, existe uma para quem já está na Itália e outro para quem está no Brasil e pretende pedir o Permesso por motivo de trabalho, após reconhecer a profissão. Esta ficha é enviada ao Ministero della Giustizia, que fica em Roma, juntamente com todos os documentos autenticados e já legalizados no Consulado e, em seguida, após análise dos títulos, se eles virem que não há matérias consideradas fundamentais para o exercício da profissão aqui na Itália, pode ser requerido uma prova para avaliar o conhecimento e também possíveis experiências de trabalho no país de origem. Pelo que eu entendi, o processo pode ser feito por correio, e o gasto são duas "marche da bollo" de 14, 62 que devem ser enviadas junto com toda a papelada.  
                Neste outro arquivo, há uma lista das profissões aqui na Itália, tanto nível superior quanto nível médio, que seria o nosso técnico. As vezes muda a denominação, e fica mais fácil de pesquisar a respeito.



               Estou providenciando toda a documentação para o reconhecimento. Já soube de várias pessoas que desistiram de tentar exercer a profissão conseguida no Brasil aqui na Itália por falta de informação, tempo, dinheiro ou paciência. Sim, paciência. Porque realmente é trabalhoso arrumar toda a documentação, legalizar no Consulado, depois no Ministério da Justiça e tal. Mas aconselho a fazer, sempre. Ainda mais se se ama o que faz, ama a profissão, como a mim! E, no fim, com certeza vem a recompensa. A minha profissão por exemplo, é a segunda que mais emprega na Itália e os salários giram em torno de 3500 euros. Cerca de 83% dos novos químicos já saem da Universidade empregados, claro que nós com títulos de outro país teremos que concorrer com eles (mas isso é assunto para um outro post", rs). Essa concorrência com os italianos também não é o fim! Confiar e acreditar na capacidade sempre! 
                  In bocca al lupo a tutti! Baci. 
                  Como sempre digo: Finché c'è vita, c'è esperanza!

Leia mais sobre o reconhecimento da profissão aqui. 

20 comentários:

  1. Olá,
    Sou Jornalista. Que tipo de documentos são necessários para se obter o reconhecimento? Você sabe como está o mercado de trabalho para a minha profissão?
    Grato

    Fellipe

    ResponderExcluir
  2. olá Fellipe, entre no link que coloquei do ministerio da justiça, que fala todos os documentos. basicamente diploma ou certificado de conclusao, historico, declaração do conselho (se vc participar de algum), tudo traduzido, e legalizado pelo consulado. Não sei te informar sobre mercado de trabalho, só sei que tá dificil pra todo mundo. boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Carla!
    Tudo bem?
    Carla, por favor, uma informação. Enviei meus documentos na Italia para minha tia, a dois meses, porém, não tive exito. Pois, minha tia levou a documentação na universidade de Milão e Bergamo para o reconhecimento e obteve a resposta de que minha profissão que é Administrador de Empresas não havia disciplinas correspondentes com a do Brasil nas grades nas universidades italianas. Vc, poderia me orientar melhor? Detalhe, possuo a cidadania italiana com todos os documentos italianos, morei algum tempo na italia, mas me formei aqui no Brasil onde moro atualmente.
    Como classifico minha área de Administração de Empresas na Italia? Ou seja, é Consulente del lavoro, Amministrazione delle imprese, delle Aziende, etc. Não parei para pensar nisto enquanto estive na Italia e as vezes me parece que o Administrador atua com outro nome aí.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Wagner

    ResponderExcluir
  4. oLÁ CARLA,
    SOU FARMACEUTICA E ESTOU INDO PARA ITALIA AGORA INALDO MES! NAO TENHO A DECLARACAO DO CONSELHO DE FRMACIA, É NECESSARIO MESMO PARA LEGALIZAR A PROFISAO NA ITALIA? VC SABE ME INFORMAR COMO É A PROFISAO FARMACEUTICA NA ITALIA?
    aTT.
    gABRIELA

    ResponderExcluir
  5. olá Gabriela, você já validou todos os documentos inclusive no consulado? para fazer o reconhecimento aqui precisará da Dichiarazione di Valore in Loco ,emitida pelo Consulado italiano. Farmácia nao aparece na lista das profissoes regulamentadas, mas acredito que seja como a Química, entao precisaria do certificado do CRF. Tente se informar melhor. boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Oi carla, mais uma dúvida, rsrsrs
    como consigo o certificado de reconheciemento da língua italiana, estando aqui no brasil?? eu tenho que ir a Italia para fazer o teste?? encontrei no Ministero dell'Istruzione como que faço para solicitar o reconhecimento da minha profissão na area da educação, mas um dos reuisitos é justamente de saber italiano....
    bjosssssssssssss
    obrigada novamente!!!!!

    ResponderExcluir
  7. olá Kele, deve fazer um curso como os do centro di cultura italiana, que tem em SP, lá vc estuda e faz a prova pra obter o certificado, de acordo com o seu nível de conhecimento. boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, eu estou terminando a faculdade de Farmacia aqui em Ròa na Sapienza, ja havia estudado 4 anos no Brasil, mas a faculdade aqui me tirou um ano pq o ensino medio no Brasil sao 11 anos e aqui 12. Gracas a Deus estou terminando mas qdo cheguei sofri mto pq ninguém sabia dizer ao certo o q deveria fazer, mas como vc mesma disse com paciencia, garra e determinacao tudo é possivel. Parabens pela iniciativa de dar essas informacoes pq sao realmente necessarias e fundamentais para quem quer converter o diploma. Um abraco. Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Elis! tudo de bom pra vc tbm. obrigada. abraço

      Excluir
  9. Carla... os formados em engenharia química podem obter o reconhecimento da profissão de químico na Itália?

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla, você conseguiu o reconhecimento da sua profissão ai??? Sabe se é possivel haver o reconhecimento da profissão sem precisar de validar todos os diplomas? Eu tenho graduação, mestrado e doutorado no Brasil. Tenho que fazer também a validação do ensino médio? Estou com muitas dúvidas e gostaria de conversar com quem teve o pedido aceito. Posso te contatar por email? obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá. Sou psicólogo e tenho a cidadania italiana. O que preciso para reconhecer minha profissão? É mais fácil com a cidadania?

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla, deu certo o seu reconhecimento? Eu preciso muito de uma ajuda, sou recém formada em Engenharia de Alimentos, não tenho CREA, tenho algumas experiências profissionais mas como pesquisa e estágio, já fiz minha declaração de valor e não sei mais o que fazer pra conseguir o reconhecimento da minha profissão. Poderia me ajudar, por favor?

    ResponderExcluir
  13. Oi pra administração de empresas como devo proceder ? Tem essa profissão com que nome

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla. Área da saúde. Fisioterapia. Tem como reconhecer a profissao ai?

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla. Fisioterapia tem como reconhecer ai tambem?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)