29/01/2011

Inquinanti, PM10, smog, e agora???

               O assunto nos jornais na semana em Milão foi a poluição do ar nesse inverno. As 3 palavrinhas do título são as mais faladas e preocupantes no momento. Traduzindo:

- inquinanti: substâncias poluentes, que podem causar mal aos seres humanos e ao meio ambiente. 

- PM10 : um grupo composto por 7 substâncias poluentes do ar, sendo elas: dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo. A sigla PM10 corresponde a: partículas microscópicas menores que 10 µm, ou também material particulado.
- smog: aquela "fumaça", "neblina" de poluição que fica visível no céu. Nuvem composta por PM10.



            A quantidade limite que não é prejudicial à saúde é de 50 µg/m3, estipulado pela União Européia. Mas essa semana chegou a 143 µg/m3, e por isso algumas decisões foram tomadas para melhorar a qualidade do ar no capoluogo Milano, são elas:

- veículos sujeitos a Ecopass estão proibidos de circular em Milão (veículos a gasolina Euro0, e veículos diesel euro 0, euro 1 e euro 2);
- a temperatura dos edifícios devem ser abaixadas para de 20 para 19ºC, com o "riscaldamento" ligado 13 horas por dia ao invés de 14;
- neste domingo, dia 30, qualquer veículo está proibido a circular das 8:00 às 18:00. É o "Milano a piedi".


            E, para que Milão não "pare" neste domingo, os museus estarão com entradas gratuitas. Quem estiver pela cidade, aproveite e vá a um museu!! Se quiser, use máscara, para não respirar o "smog", hahaha. Ah, o uso das bicicletas públicas serão gratuitas neste dia também!!
              Como os carros estão proibidos, a ATM aumentará em 34% a frequência dos metrôs.
              Para saber mais visite o site do comune.
              Bem, amanhã não estarei por aqui. Vou estar nas montanhas, fazendo um snowboard, hahaha. Mas se estivesse com certeza iria passear em Milão de bicicleta, visitar uns museus, e respirar um pouco do ar poluído.
              Baci a tutti!

12 comentários:

  1. Nossa!! Marido odeia Milao, pq sera?
    Mas aqui de vez em qdo a tal smog ta ali, bem nitida, mas acho que bem menos q pelas bandas la de Milao.
    A ideia dos carros parados ja rolou por aqui tb, os domingos ecologicos, e eu sinceramente acho otimo!! todos deveriam adotar esta medida, seria bom para o ambiente e para o ser humano tb, respirariamos melhor e caminhadas nao fazem mal a ninguem ne?
    Bjo e buona domenica!

    ResponderExcluir
  2. E no inverno parece que a poluição aumenta.
    O domingo ecologico é uma boa idéia.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Em Piacenza, assim como em outras cidades da Emilia Romagna, é proibido a circulação de veículos pré-euro, diesel euro1 e diesel euro2 em boa parte da área urbana, das 8:30 às 18:30 de segunda a sexta. Nas quintas, o bloqueio é total. Só entram os veículos euro4 ou movidos a gás ou metano. Quando neva a proibição é suspensa, mas não sei se é pior a poluição ou a neve. :/

    ResponderExcluir
  4. Carla
    Acho que deveríamos ter ações mais concretas e impactantes. As medidas muito bem descritas por vc servem, na maioria das vezes como agentes meramente paliativos.
    Qto ao teu passeio, estou louca para saber da performance.
    Uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Milano è il peggior posto dove vivere in Italia , durante i miei numerosi viaggi non ho mai considerato milano come un posto dove vivere la propria vita in modo soddisfacente , a parte il lavoro che rispetto ad altre citta è piu facile trovare per tutto il resto è solo una citta da visitare di tanto in tanto e poi scappare . Scusa la sincerità le citta grandi non sono le mie preferite .

    un caro saluto

    ResponderExcluir
  6. Que triste!
    Aqui na Irlanda graças a Deus nossa poluição está bem abaixo do limite,
    e pode ser sentido no ar, a bronquite que o Breno tinha no Brasil por exemplo, aqui desapareceu...vamos torcer para que tudo fique lindo e puro, ou que pelo menos melhore!

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Como esta sua rinite com essa poluição toda!!??
    Cuidem-se!.. Saudades!.. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fran! Por incrível que pareça estou zerada de rinite, também, moro em Senago né, do lado de um parque, o ar é melhor do que Milão! rs...saudades também. beijos

    Karine, que bom, como disse, eu estou melhor aqui do que no Brasil também. bjus

    É Antonio, não é mesmo! Mas tá bom né? Quem sabe mais pra frente moro num lugar mais tranquilo, com o ar limpo! abraços

    Também acho Célia, mas já é alguma coisa, e serve para chamar a atenção da galera! Minha performance no Snowboard melhorou muito nesta segunda vez! Vou postar assim que possível. beijos

    É Verdade Allan, mas acho que prefiro a neve! causa transtorno mas não é prejudicial à saúde! Abraços.

    É mesmo Elvira, bjus e obrigada por estar sempre por aqui.

    Brenda! Ele deve ter suas razões, talvez seja essa uma delas, rs... Também acho que mudar a rotina não faz mal a ninguém. beijos

    ResponderExcluir
  9. Ciao Carla, tutto bene?
    Io mi chiamo Davide e ... buffo...tu sei nella mia terra ed io sono nella tua. Vivo a Rio de Janeiro da quasi 1 anno. Ma tu quanto tempo pensi di restare in Italia???
    Se voce tiver interesse, te convido para conhecer o meu blog: www.conectaitalia.blogspot.com

    Ti aspetto là.

    un abbraccio

    ResponderExcluir
  10. Ciao Davide, já conheço seu blog e já sou seguidora!! Então, planos para uns 4, 5 anos, mas só Deus sabe né? Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla, tudo bem?
    Vim aqui para lhe dizer que eu adoro seu blog, já li tudo o que você postou. O que você escreve é muito interessante e útil. Sua história é muito linda e merece ser compartilhada com outros sonhadores!
    Continue nos contando as aventuras e curiosidades deste lindo e amado Paese! Um dia, espero que não demore muito, estarei ai tambem!!!
    Felicidades ao casal e muitas realizações!
    Um grande abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  12. Ah que bom Nadriane!! Fico muito feliz. Obrigada pelas palavras! abraços, continue acompanhando. Boa sorte nos seus sonhos também!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)