26/01/2011

Notícias rápidas

               Com tantas coisas acontecendo, hoje resolvi postar algumas notícias interessantes, curiosas. Notícias breves:

           - A Lei Regional de 2000 que estabelece que aos domingos e feriados todo o comércio deve estar fechado está para ser mudada. Devem tirar a proibição e deixar "ponto facultativo", principalmente para cidades turísticas, como Milano. (Isso é bom né? Porque sair domingo e encontrar tudo fechado, ninguém merece!)


                
               - Segundo uma pesquisa da Aqua Italia, 46% da população bebe água da torneira, tratada ou não. Um aumento de 6% em relação à pesquisa do ano anterior. (Já escrevi um post sobre beber água da torneira aqui na Itália, a água é potável, é só se acostumar, pois é diferente da do Brasil, mas não quer dizer que faça mal!)


                  - "L'Italia, un paese di ultracentenari" - São 16 mil pessoas com mais de 100 anos! 3 vezes mais do que 10 anos atrás! Os "grandi vecchi", idosos com mais de 85 correspondem a 2,8% da população,quase 1 milhão e setecentos mil idosos. A expectativa de vida aumentou também, para 79,1 anos para os homens e 84,3 anos para as mulheres. A média de filhos por mulher italiana é de 1,4. (Talvez por isso vivam mais!!!)


                   -  A taxa de desemprego dos jovens na Itália é perto dos 30%.  Uma das mais altas da Europa, abaixo apenas da Espanha e Grecia.  Um fundo de solidariedade para a ocupação dos jovens (Fisac) está sendo criado e promete criar em três anos, cerca de 300 mil postos de trabalho.


                 Baci!!!

7 comentários:

  1. Nossa qta informação menina!
    Valeu, adorei em especial a abertura do comércio nos domingos. Viva!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, nós bebmos água da torneira aqui. O comércio, aos domingos, é fechado. Muito ruim. Algumas panificadoras ficam abertas até ás 18h. A Alemanha tem mais pessoas velhas que jovens e a média de filhos é de 1.1. Eles até fazem campanha para os casais terem mais filhos, incentivos do governo (aqui nós recebemos 166 euros por filho, todo mês, até eles completarem 24 anos), mas, o alemao nao tem tempo para filhos, preferem trabalhar. Pelos menos, eu fiz minha parte. tenho 3 filhos, hehehe!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI carla, tudo bem?
    conheci seu blog hoje, li bastante coisa (da parte das despedidas atè esse post)
    quanta historia pra contar!!!

    ja me inscrevi como seguidora....

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla! Parabens pelo seu blog, que acabo de descobrir.
    Hoje, por concidência, eu também escrevi alguma coisa que tinha a ver com o desemprego juvenil. Agora, conhecendo o meu pais posso te dizer que aos 300000 postos de trabalho pelos jovens não dá muito para acreditar!
    Ao menos, claros, que seja um tipo de trabalho muito especial, talvez na residência de Arcore do nosso generoso Presidente Berlusconi... mas também nesse caso, ora, 300 000 são demais até para ele! :)

    ResponderExcluir
  5. Verdade né Célia??? Parece que o lance se refere principalmente às panetterias!! baci
    Ah Angela, sou super a favor em beber agua da torneira, mas confesso que aqui ainda não acostumei com o gosto, por isso, às vezes usamos a mineral mesmo. Aqui na Itália também tem muitos incentivos e benefícios do governo para as grávidas e futuras mamães. Fez além da sua parte né?,rs.. no futuro farei a minha também, beijo.
    Olá Marília, que bom que gostou. Obrigada por seguir e visite sempre. beijo
    Olá Marco, já li algumas coisas do seu blog, bom te conhecer. é verdade, tantos postos de trabalho fica difícil acreditar, mas que pelo menos uma parte aconteça já melhora né? baci

    ResponderExcluir
  6. Oi! Carla, e minha primeira vez aqui. Estava fazendo uma pesquisa sobre o desemprego entre os jovens na Italia. Estava lendo no Sunday Times da Inglaterra que os jovens italianos, gregos, portugueses e espanhois que terminaram o seu curso superior estao imigrando para outros paises por falta de trabalho. O Manhatan Connection da Globo News fez um programa sobre isso. No futuro a Italia vai ser um pais de velhos, ja que os jovens estao sem perspectivas e estao saindo. Meus primos que vivem ai estao todos no subemprego e estao voltar para o Brasil.

    Boa sorte ai!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá "Anônimo"! Seja bem vindo! Então, os jovens saem do mesmo modo que os jovens brasileiros saem à procura de novas experiências. Difícil tá, o que vale é o tamanho do sonho, e tudo depende dos objetivos aqui! obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)