28/02/2011

Um pouco do Brasil para matar a saudade...

                     Uma coisa que brasileiro que vive no exterior procura é: as raízes! É estar em Milão e procurar um bar onde toca música brasileira, é ir a uma academia de capoeira, é ir à uma churrascaria brasileira, e por aí vai! E nos perguntamos: onde tem um pouquinho de Brasil aqui???
                     Talvez seja eu que devo estar na crise dos primeiros 4 meses, talvez eu não tenha me adaptado ainda nem me acostumado com o ritmo daqui, as pessoas daqui. 
                  Sinto falta do calor, da comida, do pastel da feira, do gingado brasileiro, da música, do calor humano, da facilidade em falar com estranhos, de jogar conversa fora... 


                     Esse fim de semana, no sábado melhor dizendo, fomos à uma academia de capoeira em Milão, mas não para jogar, mas porque ia ter um som de uma banda de forró universitário, o Forró do Dendê, de baianos! 
                 Fiquei conhecendo o grupo por Facebook. Sabem aquela coisa: ahhh, deixa eu ver se encontro um pouco de Brasil em Milão, e os encontrei! Fomos a primeira vez no Jet Caffè. E conhecemos um brasileiro, paulista que está formando turma para dar aula de forró, pela IBRIT. A IBRIT é o Istituto Brasile-Italia,  promove cursos, palestras, exibe filmes, mostras, etc, tudo relacionado ao Brasil. 
                    E assim tivemos momentos de Brasil, cantar e dançar ao som de Alceu Valença, Gilberto Gil e até Fala Mansa. Não que eu seja uma forrozeira, não. No Brasil ia às vezes, mas nunca fui de dançar. E aqui eu dancei. Dancei porque eu com esse meu jeito sem-jeito, hahaha, era muito melhor que as italianas (e italianos). Eles dançam, curtem e até cantam, e não estão nem aí se sabem, se não sabem, se estão fazendo  feio ou pagando mico! E acho isso legal. 
                      E acho legal como os italianos gostam do Brasil, marcam presença, curtem, têm curiosidade de saber mais, não só de carnaval, samba, Rio de Janeiro! 
                E por isso, tem muito do Brasil na Itália, tem muitos restaurantes, churrascarias, lojas que vendem produtos brasileiros, bares e até baladas (mas estas não têm boa fama não!). 
                  Claro que é preciso estar atento e saber onde se vai. Assim como tem muitos mostrando os lados bons do Brasil, tem aqueles que se aproveitam da imagem brasileira de mulher pelada, prostitutas, etc e tal para ganhar dinheiro.


                   Sites como Brasilmilano e PromoBrasil dão dicas e toda a programação de festas brasileiras aqui em Milão e outras cidades italianas. 
                   Só é feio encontrar alguns erros nos cartazes, erros de português como "Todos os Domingo", ou um mix de italiano e português: "serate brasileire ao vivo". hahaha.. Brincadeiras à parte, adoro quando encontro brasileiros e fico sabendo da história e sonhos deles, como vieram parar aqui, adoro ver um pouquinho do Brasil, talvez me faça sentir menos longe, talvez encurte a saudade!
                   Baci!
                   

9 comentários:

  1. Carla
    Que bom que vc conseguiu matar um pouco as saudades do Brasil, as vezes bate um pouco de nostalgia não é mesmo!
    Mas faz parte.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, aqui também se encontra barzinhos e churrascarias, mas a gente nunca foi!Sabemos das comunidades de vários brasileiros por aqui, principalmente brasileiras que casaram com alemaes, mas a gente nao se envolve. Apesar de estarmos aqui a 3 anos, nao sentimos estas saudades que vc escreveu do Brasil. Acho que nossas raízes sempre foram aqui mesmo. Está no sangue!
    Que bom que vc está matando um pouco desta saudades! Mas, se vc quiser fincar suas raízes ai na Itália, tem que se acostumar e ir em frente.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Matar a saudade da nossa terra é sempre bom .
    Mas viver de saudade nao da.Vai como dica de quem ja tentou ser um antropologo amador.

    Luto capoeira também e aqui no Trento é dificil de achar. Boa essa dica.Morei em Milao 8 meses e fui no Ibrit so pra shows.Como trabalhei praticamente por toda a Italia conheci outros lugares assim.Tenho que passar pra voces.

    Gostei da dica e vou colocar no meu blog quando tiver saido do hospital.

    Druida

    ResponderExcluir
  4. Não sei se passei a impressão errada no texto que escrevi, mas quero deixar claro que não estou morrendo de nostalgia.. hahaha.. é só que é bom encontrar aqui um pouco do nosso Brasil. E como não vim aqui para ficar a vida inteira, e sim concluir alguns objetivos, quero sim estar perto do Brasil também na Itália, tentar entender ou descobrir como eles nos vêm, o que conhecem da gente e como os brasileiros estão se virando e passando nossa imagem por aqui! Legal Druida o blog de vcs, diferente e interessante! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!! deve s lembrar d mim..eu estava na esperando o visto..finalmente cheguei ak. adoro blogs, inclusive o seu q sempre acompanho, e acabei fazendo o meu hoje..ta fresquinho..cabou d sair do forno. O fiz pra contar o q ta rolando em Roma,pra divertir a ajudar quem estiver por ak ;). Me visite: www.meacheemroma.blogspot.com
    Beijao.Continue blogando..vc escreve mt bem!

    ResponderExcluir
  6. Acho legais os eventos brazucas que levem coisa boa,de qualidade do nosso povo para o exterior.

    Bossa nova,capoeira,choro,MMA,futebol bem jogado,MPB de qualidade,volei,culinaria brasileira,etc

    Fico muito triste é ver coisas como funks,axés e tudo que é do Brasil relacionados a traseiros,prostituiçao,bandidos,etc.

    Tem muita gente boa no nosso pais.E acho que esta na hora dessas pessoas pararem de se omitir ou deixar as coisas como estao,nas maos de gente mal carater e que so queima a nossa imagem e a do Brasil por $$$.

    Um açai com guarana e um pao de queijo pra mim por favor,garçon.

    hahahah

    ResponderExcluir
  7. hum... açaí é dificilíssimo aqui né Druida? pão de queijo e tapioca tenho mtas saudades..rs bj

    ResponderExcluir
  8. estive na Itália em 2004, pois minha irmã já mora lá...eu senti falta do arroz do brasil do pão Frances pois a farinha de la era diferente mais espeça e arroz tbm meio cru.. não sei explicar..e e claro ah saudade do br noticias amigos filhos etc,
    conheci "ligúria praia gostei bastante! de águas cristalinas e menos salina e discoteca, Valle da Aosta montanha lindo pais lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O arroz brasileiro tem aqui, o pao realmente dá saudade, mas tbm com tantos paes aqui a gente acaba sentindo falta das coisas pois era sim saudade de casa, familia, etc...

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)