13/03/2011

Diferentes Carnavais!

                         Há alguns dias no Blog Brasil com Z foi postado sobre o Carnaval de diversos lugares, Alemanha, Espanha, Uruguai, Irlanda e outros, e eu postei sobre os diferentes Carnavais aqui na Itália, falando dos mais famosos e diferentes. Para quem não leu lá, estou re-publicando aqui no Sonhos e contando sobre o "meu" carnaval!

O Carnaval na Itália

                    O carnaval é uma tradição do cristianismo, e um dos países mais cristãos, melhor dizendo, mais católico, é a Itália, claro. Portanto, aqui tem carnaval sim senhor, e muito bem comemorado, de diversas formas.
                  Os mais famosos são os de Veneza, Viareggio e Ivrea, os três também são considerados os mais importantes do mundo.

                  Vamos conhecer um pouco de cada um?

Veneza




Se tem registros da festa de carnaval de Venezia de mais 900 anos atrás, em 1094.

O Carnaval em Veneza é cheio de charme, cores e máscaras. Claro, as famosas máscaras Venezianas.

Ao longo dos canais só se ouve “Buongiorno Signora Maschera”, esse é o comprimento, pois não há mais identidade, sexo, classe, raça, tudo faz parte da “Grande Illusione”.

Viareggio

Já o Carnaval de Viareggio é cheio de carros alegóricos. E os destaques nos carros são sempre caricaturas de figuras famosas, seja da política, da TV ou do esporte, sempre cheios de ironias.


Ivrea

O Carnaval de Ivrea é famoso pela Batalha das Laranjas, uma dos carnavais mais particulares do mundo. Tudo devido à um protesto contra um tirano, Biandrati Raineri, em busca da liberdade.

                    


              Bem, não conheço nenhum desses ao vivo. Afinal, estou na Itália há apenas 4 meses. Mas quero conhecer cada um deles claro. 
                 Como estou na província de Milão, fui conferir o sábado de carnaval (ontem), lá na Piazza Duomo, mas confesso que fiquei um tanto decepcionada! Esperava mais cores, mais alegria e principalmente, MAIS MÚSICA. Não é de se estranhar que nós brasileiros acharíamos muito diferente, claro, mas a gente sempre cria um expectativa né?
                 Tem fantasias, tem máscaras, tem blocos... mas é estranho, diferente. E não é um carnaval de rua, que todo mundo participa. É de rua, mas todos ficam assistindo os blocos passarem e, na minha opinião, tão sem graça!! hahaha. O interessante é que tinha blocos de outros países, como Bolívia. E eles eram os mais animados, e com fantasias mais "elaboradas"! 
                  As crianças eram as que mais se divertiam, fantasiadas, fazendo guerrinha de espuma, confetes e serpentinas.
                Bem, não tirei tantas fotos, porque estava um tanto desanimada, hahaha. Mas compartilho algumas com vocês. 







                    Bem, como eu sempre digo, estar aberto ao diferente, ao novo. 
                    No próximo ano quero conhecer outros carnavais!
                    Baci e uma boa semana a todos!



6 comentários:

  1. Olá! Adorei ver as fotos do carnaval italiano! É mesmo um pouco "apagadinho", mas achei interessante as pessoas todas agasalhadas e mesmo assim prestigiando a festa. Aqui o carnaval foi chuvoso e um tanto frio também, mas, com certeza, muuuuuito animado e colorido! Eu só assisiti pela tv, mas curti tudo com muita alegria. Continue postando essas curiosidades, pois estou com as malas quase prontas para chegar na Itália em julho!
    Bacio!
    Lili.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!

    No começo (ainda hoje, vai) achava um pouco estranho o Carnaval italiano. A começar pelo clima, frio e quase sempre nublado. Depois a animação, um tanto apagada. Mas é tudo questão de costumes, porque nós sempre comparamos com o Carnaval brasileiro.

    Fui em Veneza para ver o Carnaval lá pela primeira vez. Já tinham me dito que não era animado. Até achei meio desanimado no começo, mas quando a Piazza San Marco começou a encher, dava para ver que a animação estava começando a surgir. Pena que não tinha música (somente algumas músicas que sempre ouvimos no rádio, nacionais e internacionais), parece que ia ter só mais tarde.

    Sempre acho que se aqui fosse verão nesta época, o Carnaval seria mais animado. E se fosse feriado então, talvez seria como no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. em qual das muvucas? Milão? ahhaha! legal!

    ResponderExcluir
  4. eu odiei ver essa porcaria da italia eu naum gosto desse carnaval da italia,eu prefiro do rio de janeiro naum sei pq eu moro nessa porcaria,mais deixa pra la eu naum axei nada oq eu estava procurando msm esses pessoal dki naum sabe fazer nada o que presta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. que revolta "Anônimo"!!! então volta pra sua terra. É muito feio cuspir no prato que comeu (ou ainda come!!). é difícil vir com a mente fechada, é preciso sempre estar aberto às diferenças.. isso é o de maior valia para quem muda de país!
    Não da para comparar carnavais... e pra mim o carnaval do RJ nao é carnaval é comércio! Carnaval pra mim é Recife, Olinda, blocos de bairros pelos quais não se paga para se divertir. Se está tão infeliz aqui é melhor procurar outro lugar, outros caminhos....

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)