02/03/2011

Estudando Italiano

                   Essa semana iniciei um curso de italiano. Mas não é um curso de italiano comum, é um curso de Licenza Media. 
                     A Licenza Media é o terceiro ano da scuola media no sistema de ensino italiano (num próximo post explico como funciona).
                      Portanto, estou estudando com estrangeiros e também italianos, estes que pararam de estudar por algum motivo. No final da Licenza Media, há uma prova, chamada Esame di Stato. O Exame é composto por uma prova oral e outra escrita. E sendo aprovado, se obtém o diploma de Licenza Media, e a pessoa está apta a fazer a scuola secondaria di secondo grado. Mas claro, esse não é o meu objetivo né?
                      Como vim parar então num curso de Licenza Media??
                      Bem, estava à procura de cursos de italiano para estrangeiros (eu já falo o italiano, ele só está um pouco enferrujado, esqueci algumas coisas, pouco vocabulário, etc), e através do comune de Senago, fiquei sabendo dos Corsi Statali. São cursos fornecidos pelas Escolas Médias Estatais, e se paga apenas 30 euro pelo curso todo (geralmente com duração de 1 ano). 

                  O curso numa turma de Licenza Media me foi indicado devido ao alto nível de italiano. Um curso de italiano para estrangeiros geralmente tem gente de todos ou um monte de níveis estudando juntas, e isso prejudica o andamento da turma, ainda mais quem tá num nível mais avançado. 
                   Na Licenza Media se estuda além da língua italiana, matemática, história, geografia, literatura, etc. Então é uma ótima oportunidade de adquirir mais vocabulário e conhecer um pouco sobre a Itália e toda Europa. 
               Minha turma é pequena, são pessoas jovens, e estou contente com a nova experiência. Uma oportunidade de aprender, falar e fazer amigos.
                      Quem está por aqui recomendo. Cursos do Comune di Milano são recomendadíssimos, mas muito difícil de conseguir vaga. Procure no seu Comune e estude, é sempre bom.


                  Converso com bastante pessoas que estão aqui na Itália e nunca estudaram o italiano, falam aquele italiano de "rua", de "ouvido", e acabam aprendendo errado, não tendo base para uma boa fluência. E isso é ruim. Recomendo a todos que estudem, só falando bem é que se conseguirá boas oportunidades por aqui, em todos os sentidos.
                    Baci.

17 comentários:

  1. Olá Carla, aproveite seu curso e boa sorte!! Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. oi.. obrigada pela dica e boa sorte!! bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Ola Carla, moro em Milano e fiquei super interessada... estou entrando no seu blog hoje pela a primeira vez mais ja me pareceu interesantissimo!!!

    Abracos.
    Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Angela e Rê!!!

    Seja bem vinda "Oliveira", rs.. abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!! estou com vontade de fazer um curso de 1 mês na Italia,se vc tiver alguma dica...
    Obrigada
    Beijo
    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. olá Alessandra, o ideal é procurar um curso bem intensivo, para valer a pena, como o Dante Alighieri por exemplo. bju

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, descobri seu blog, e gostei mt..
    falando nisso, tbm estou na italia, e entrei em um curso desses, que sao oferecidos pelo governo.
    mais o ruim é pq sao apenas 2 vezes na semana :x

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, me tira uma dúvida: o segundo grau daqui do Brasil é reconhecido aí? E como funciona o sistema de escolas técnicas? Se eu chegar aí com alguns períodos de universidade vou poder continuar? Ai, chega de perguntas...obrigadaaaa.

    ResponderExcluir
  9. Olá Eve, só o segundo grau não é suficiente pois aqui tem 1 ano a mais de estudo, agora se fez pelo menos 1 ano de faculdade aí sim é reconhecido para iniciar uma faculdade por aqui por exemplo. Continuar é difícil, o melhor é iniciar o curso aqui novamente... bju

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla! Me chamo Andréia, e em 2012 estou indo para Milão estudar. Quero fazer uma nova faculdade ou uma especialização. Sou formada em Turismo aqui no Brasil, falo inglês, meu espanhol é intermediário e estou fazendo aulas particulares de italiano. Estou em dúvidas a respeito do período de matrícula das universidades italianas, documentos necessários e o visto pra estudante. Voce poderia me indicar algum site pra tirar todas essas minhas dúvidas??? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  11. O período é agora em setembro, já que outubro inicia o ano letivo, mas pode variar tbm de universidade para universidade. o melhor é procurar diretamente nos sites das universidades, e dar uma olhada no link de estudante estrangeiro. beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  12. Carla,
    Estava em busca de dicas de estudo aqui na Itália...e encontrei seu blog! Estou morando aqui já faz uns 4 meses, mas como você falou agente até fala...mas nunca é perfeito né?! rsrsr
    E mais para frente quero fazer faculdade aqui, então eu preciso está super bem com o Italiano. Tenho algumas dúvidas: esse curso que você fez é o mesmo das Scuola Secondaria daqui? Você começou ele junto com o ano letivo normal e estudou por um ano? Ou é um curso a parte e algumas vezes por semana (tipo os supletivos do Brasil)?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. o curso que fiz são os cursos estatais, como se fosse um supletivo, alguns dias da semana só... tem um post sobre ele. bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá Carla,

    Boa noite!Adorei seu blog e sua estória. Vc é muito positiva! Desculpe te incomodar com minhas indagações, mas gostaria que minha filha trancasse a faculdade aqui no Brasil por um semestre e fosse para a Italia estudar italiano, caso ela consiga se matricular nessas escuelas statales que vc se referiu no post acima, gostaria de saber se a escola tem alojamento? Quanto vc acha que seria o gasto aproximado, por mês, para pagamento de comida e alojamento (em lugar seguro e simples)? Sairia mais barato, se é que é possível, alojamento em casa de familia?
    Muito obrigada e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada! As escolas estatais não são escolas com alojamentos, são cursos dados pela prefeitura. Mas existem outros cursos de italiano também! O melhor seria ela alugar um quarto, e isso se for em Milão pode sair em torno de 350/400 euros por mês. Escreva quando precisar. E boa sorte!

      Excluir
  15. Oi bom dia. Muito interessante seu post. Gostaria de saber como funciona esse processo para entrar em uma escola normal. muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como diz no artigo, procure os CTP's da cidade em qual mora.

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)