11/03/2011

Reconhecimento da Profissão, mais um passo está sendo dado...

                       Depois de muito me informar, para fazer tudo direitinho, para não perder tempo nem dinheiro, consegui juntar tudo o que preciso (espero!) para fazer o pedido de reconhecimento da minha profissão de Química. 
                 Como disse num dos posts lá em Dezembro, sobre o Reconhecimento da Profissão, não é um processo simples. 
                     Os documentos de estudo já legalizados no Consulado italiano no Brasil, devem ser enviados originalmente ou com cópias autenticadas. 
                    Como é muito arriscado mandar originais, e acontecer alguma coisa e perder tudo (ai meu Deus, tantas traduções, tantas taxas, tanto dinheiro se perderia!), acho mais prudente enviar as cópias autenticadas. 
                     Os comunes fazem cópias autênticas, que custam 0,52 mais uma marca da bollo de 14,62 euro. Portanto, vai mais de 15 euro para cada documento, isso se ele não tiver mais de 4 páginas, porque a cada 4 páginas vai uma marca da bollo. 
                        Portanto foram autenticadas as cópias dos seguintes documentos:
- certificado de conclusão da universidade
- certificado de inscrição no Conselho Regional de Química
- histórico escolar da universidade
- Dichiarazione di valore in loco
             Cópias de passaporte e permesso di soggiorno não foram autenticadas e sim preenchido um documento que se chama: Dichiarazione sostitotiva dell'atto di notorietà, no qual você declara que as cópias dos documentos são autênticas, e não precisa pagar a marca da bollo.
               Junto a esses documentos autenticados, devo enviar a Domanda, claro, o atestado de antecedentes criminais, traduzido (vou mandar o original, pois não precisarei para outra coisa, acredito), e também mais 2 marcas da bollo, exigência do processo do Ministero della Giutizia.
                Colocar no correio e aguardar!


                Quem tiver dúvida de como fazer, ver se a profissão exige esse tipo de reconhecimento, acessem o site do Cimea. Lá explica o processo de reconhecimento para quem só quer estudar, para quem quer exercer a profissão e indica qual órgão responsável pelo reconhecimento.
                  Vale a pena investir, afinal não fizemos faculdade no Brasil a toa, não? E emprego qualificado a Itália tem sim senhor!
                   Baci! In bocca al lupo a tutti!

22 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Estou fazendo o mesmo processo de reconhecimento dos estudos através do Consulado Italiano em Porto Alegre-RS. É uma burocracia sem fim.
    Um abraço e boa sorte
    Márcia Isolan

    ResponderExcluir
  2. É Carla, complicado! Aqui a coisa é mais tranquila. Eu achava que o alemao iria complicar, mas foi rapidinho!Boa sorte, vai dar tudo certo. Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. é Marcia, e a etapa do consulado é só a primeira etapa... há muito mais pela frente, rs. boa sorte pra vc tbm.

    vc conseguiu na Alemanha né Angela, que bom. tomara que tudo de certo pra mim aq tbm. obrigada e bju pra vc tbm.

    ResponderExcluir
  4. E para profissões não regulamentadas como Designer? O site do Cimea fala que não precisa reconhecer nada, mas é bom ter um diploma que comprove a formação. Como seria isso?

    ResponderExcluir
  5. Olá Cadu, é então. Não precisa ser reconhecido por nenhum ministério, é preciso somente fazer o reconhecimento pelo Consulado, caso vc tenha que comprovar estudos por aqui, ou se quiser fazer alguma pós.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,

    É mesmo necessário enviar o certificado no conselho regional (no meu caso CREA) ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Toda profissao que para ser exercida no Brasil precisa de registro em algum orgao ou conselho, para ser reconhecida aqui é necessario uma declaração do conselho onde consta que está inscrito, que está apto a exercer a profissão, inclusive uma relação das principais habilidades.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Este post foi uma luz na minha vida! Faz um mes que estou aqui estou aguardando meu permesso di soggiorno e o proximo passo e legalizar meu diploma aqui, um sonho...trabalhei os dois anos depois de formada no Brasil e quero trabalhar aqui!!!!!! ja cansei de ser dona de casa, meu marido viaja a trabalho e eu fico sozinha, nao da! Muito obrigada...

    ResponderExcluir
  9. que bom Yeda! qual sua profissão?
    o processo não é simples, leva tempo, dinheiro e paciência... mas o sonho de exercer a profissão tem que ser maior.. bjus e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Sou veterinaria! Quanto tempo vc esta tentando? Pode me dizer quanto aproximadamente custa? Muito obrigada mesmo...

    ResponderExcluir
  11. bem o custo é a soma das traduções, reconhecimento de firmas, taxa do consulado = em torno de 1500 Reais. Isso para a Dichiarazione di valore in loco, emitida pelo consulado

    depois aqui tem as copias autenticadas, marca da bollo, correio para Roma em torno de 120 Euro.

    O tempo depende de quanto vai levar pra preparar tudo...
    agora a resposta do Ministero, nao sei te dizer. acabei de enviar, e espero que seja rapido!! rs.

    boa sorte pra vc. bju

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla! Estou indo para o Brasil em Janeiro e queria tirar umas dúvidas com você. Sou advogada, quero estudar numa universidade aqui na Itália e quem sabe trabalhar, estou de posse de todos os certificados e diplomas de minha vida estudantil, então basta eu legalizar meus documentos(obter a declaração de valor dos certificados e diplomas) no Consulado Italiano no Brasil para eu me matricular numa universidade na Itália? E para ser reconhecida a profissão de advogado, devo fazer este reconhecimento aqui ou no Consulado Italiano no Brasil? Obrigada desde já pela atenção! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, para uma nova universidade ou pós graduação basta a Dichiarazione di valore in loco sim. Já a profissao de advogado não consegue ser reconhecida, pois é outro continente, país, outras leis, certo?? Teria que estudar tudo de novo. Baci

      Excluir
  13. Olá Carla! É isso que eu não sei, pois lendo o site, fala que eu devo mandar os documentos para o Ministério da Justiça com sede em Roma e aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são duas coisas diferentes Adriana, primeiro legaliza no consulado italiano no Brasil, depois se quiser tentar reconhecer a profissao aqui, tem que ver tudo o que exigem e enviar para o ministerio da justiça em roma. eu fiz as duas coisas, mas a profissao de advogado provavelmente nao sera validada pelo ministerio , entendeu?

      Excluir
    2. Boa tarde, me chamo Alberto e sou advogado. Gostaria de saber porque não seria validado pelo ministério. Será que eles explicam o tramitt em detalhes por e-mail?
      Obrigado

      Excluir
  14. Oi Carla! Não tenho certeza disso pois o site do Ministério da Justiça daqui da Itália diz o contrário, se puder veja: http://www.giustizia.it/giustizia/it/mg_3_4_17.wp?tab=d
    Minha dúvida era justamente se podia fazer isso no Consulado Italiano no Brasil? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz o contrario o que? acho que vc nao esta entendendo! Veja no modulo di richiesta do Ministerio da Justiça, lá tem a lista dos documentos que vc tem que enviar, e um deles é a Dichiarazione di Valore in Loco, esse documento é emitido pelo consulado italiano no Brasil, pois atesta que seus titulos de estudos sao originais e regulares no Brasil. Sem esta Dichiarazione, vc nao consegue validar sua profissao.

      Excluir
    2. Olá Carla! Boa tarde! Eu entendi sua colocação. Entendi também que a legalização dos títulos deve ser no Brasil e o reconhecimento da profissão aqui, através do Ministério da Justiça. Obrigada pelas informações e atenção! Bjs

      Excluir
  15. oi Carla e sobre a profissão arquiteta e urbanista, consegue-se o reconhecimento para trabalhar na Italia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! o responsavel é :
      Ministero dell’Istruzione, dell'Università e della Ricerca - Direzione Generale per l'Università, Uff. IX
      P.le Kennedy, 20 - I - 00144 Roma
      Tel: +39.06.9772.7450/7061
      Professioni: Architetto; Conservatore dei beni architettonici ed ambientali; Enologo; Paesaggista; Pianificatore territoriale; Ricercatore (nelle università e negli enti di ricerca); ecc.
      Claro, sempre antes tem validar os titulos e profissao no consulado italiano pra depois pedir o reconhecimento na italia.

      Excluir
  16. Oi Carla, me mudei pra italia logo após minha graduação e n fiz o reconhecimento do meu curso no conselho de admin. Pra n ter que gastar ainda mais, sera que posso pegar so a dichiarazione di valore e fazer uma pos aqui, pois n tenho interesse em me inscrever no conselho no Brasil, pois n vou usar.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)