26/04/2011

25 aprile - Festa della Liberazione

                  A "Festa della Liberazione", comemorada no 25 de Abril caiu este ano juntamente com a Pasquetta. Dois feriados no mesmo dia. 
                    Ontem falei sobre a Pasquetta, il Lunedì dell"Angelo, e hoje falarei sobre a Festa della Liberazione.


                  A Festa della Liberazione é a data que se comemora o aniversário da liberação do nazifascismo.
                  Durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente após 1943, a Itália se viu dividida em duas partes: o norte de Mussolini e o Fascismo com a República Socialista Italiana (vizinhos de Hitler e seu nazismo), e o sul da oposição, tendo como aliados os ingleses e americanos.
                  Para combater o domínio nazifascista, organizaram a Resistência (Partigiani). E no dia 25 de Abril de 1945, saíram vitoriosos, pondo fim ao trágico período de luta e destruição. E assim, alguns anos depois, nasceu a Constituição Italiana.

                       A data é festejada por uns, dada como luto por outros. Se mescla em protestos e festa, se colorindo de vermelho, branco e verde. Esse ano a Pasquetta "camuflou" a Festa della Liberazione, mas encheu os parques de famílias alegres, unidas num belo churrasco!!
                          Baci!

3 comentários:

  1. Como eu escutei no radio... "os italianos so festejaram o 25 de abril porque caiu com a Pasquetta". Nao importa... dobbiamo festeggiare!

    Ja to te seguindo.
    Alex

    http://pugliabrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,

    Será que intendi bem mesmo... CHURRASCO ????
    Não vai me dizer que por aí também tem o bom churrasco Rio Grandense?

    Abraço
    Maurício

    ResponderExcluir
  3. hahahah Mauricio, é isso mesmo! Churrasco! Mas claro, um pouco diferente do nosso: não salgam a carne, fazem churrasco de salsicha, mas o que vale é comer uma carninha né? os parques ficam cheios de churrasqueiras nos finais de semana nesta época de primavera-verão. abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)