15/04/2011

Emigrazione Italiana

                      Sempre é falado da imigração dos brasileiros, o número de brasileiros no exterior, na Itália, em todo o mundo, imigrantes em geral.
                        Por que não falar dos italianos imigrantes? 
                   Encontramos por aqui muitos italianos racistas e xenófobos, que falam que a Itália é deles, que os estrangeiros não deviam estar aqui, etc. Ué!? O mundo não é de todos? Pois é, segundo alguns deles, a Itália não!!! (Ouvi isso já!!)


                     Eles esquecem que entre os séculos XX e XXI cerca de 30 milhões de italianos saíram da Itália em busca de uma nova vida em outro país, a maioria foi para o Brasil e EUA.
                     Atualmente o Brasil tem cerca de 25 milhões de ítalos-brasileiros, brasileiros de origem italiana. A maior população oriunda da Itália do mundo, seguido pela Argentina com 20 milhões e EUA com 17,8 milhões de descendentes italianos.
                     Falando de Italianos natos, que saíram da Itália, são cerca de 275 mil morando atualmente no Brasil. E depois ainda querem falar de nós???
                       A Itália é considerada o país mais racista da Europa, onde as leis anti-racismo não funcionam. Na Alemanha se é preso sem choro nem vela, por aqui fica tudo na mesma. 
                  Pois é, mas se encontra italiano de todo jeito, mas graças a Deus nem todos pensam assim, nem todos são preconceituosos com estrangeiros. 
                       Baixar a cabeça, nos sentirmos inferiores, jamais!!
                       Mostrar para quê viemos, para quê estamos aqui, com educação e dignidade isso sim! 
                       Afinal, para mim, o mundo é de todos!!
                       Baci e buon fine settimana!!!

10 comentários:

  1. Olá Carla, um dos meus vizinhos é italiano e é um amor. Na Alemanha há muito preconceito, principalmente com mulheres extrangeiras que conhecem homens alemaes e se casam com eles.O alemao acha que elas estao se aproveitando...vai entender?
    Adorei seu post! Beijos e um ótimo final de semana também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conheço uma família italiana que mora aqui no Brasil, eles são pessoas maravilhosas!!!

      Excluir
  2. O mundo é de todos!

    Italiano é meio estranho mesmo,pensa q o predio,bairro,cidade é só deles ás veezes

    ResponderExcluir
  3. OI, CARLA, CONCORDO CONTIGO: O MUNDO É DE TODOS. TENHO DOIS AMIGOS ITALAINOS QUE MORAM AQUI EM FORTALEZA, E DIGO SEMPRE PARA ELES O QUANTO NÓS BRASILEIROS SOMOS RECEPTIVOS E MENOS PRECONCEITUOSOS.

    ResponderExcluir
  4. Ciao Carla ...

    Mamma mia quanta quanta rabbia in questo post ...!!!
    Calma , fortunatamente come hai ben specificato alla fine del post , non tutti gli italiani hanno l'atteggiamento che tu descrivi nel tuo articolo .
    Il razzismo verso gli stranieri è una caratteristica comune soprattutto in vaste aree delle grandi città , invivibili anche grazie a una cattiva politica di troppa tolleranza , camuffata da finta solidarietà , spesso conseguita dal nostro governo .
    E' fuori di ogni dubbio che spesso l'immigrazione di grandi proporzioni genera intolleranza verso i nuovi arrivati , soprattutto se questi ultimi portano disordini e agiscono al limite della legalità.
    Aggiungo anche che l'atteggiamento razzista verso qualsiasi straniero è una caratteristica dei cittadini del nor-italia , io sono nato in SICILIA e ti posso assicurare che da noi il razzismo è sconosciuto .

    Buon fine settimana a te e tuo marito.

    Olá Carla ...

    Minha mãe quanta raiva neste post ...!!!
    Calmo, felizmente, como você disse no final do post, nem todos os italianos têm a atitude que você descreve em seu artigo.
    Racismo em relação aos estrangeiros é uma característica comum, especialmente em grandes áreas das grandes cidades, mesmo inabitável devido a uma política de tolerância muito ruim, disfarçado de solidariedade falsa, muitas vezes através de nosso governo.
    E 'além de qualquer dúvida de que a imigração em grande escala, muitas vezes gera intolerância contra os recém-chegados, especialmente se eles trazem desassossego e agir no limite da legalidade.
    Gostaria de acrescentar também que a atitude racista em relação a qualquer estranho é uma característica normal dos cidadãos da Itália, que nasceu na Sicília, e posso assegurar-vos que o racismo é desconhecida.

    Bom fim de semana para você e seu marido.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o post
    Leiam o livro"quando glia albanesi eravammo noi".
    Visitem o museu do imigrante em SP,RS ou outros lugares cheios de italianos?

    Hoje somos visto como um paraiso sexual por eles,xenofobos e ainda temos mulheres que se apaixonam por quem queima a imagem delas.
    Quanto aos itaianos, muita gente e digo muita mesmo, nao sabe a propria historia.Isso é fato comprovado e basta ver os asilos cheios de idosos sozinhos.Meu blog ja citou isso.

    Perfeito Carla.
    Druida

    ResponderExcluir
  6. Esse post é tao educado e verdadeiro que gostaria de dar mais uma colaboraçao.Nao é raiva como a pessoa acima citou. Acredito que escutar a verdade doa pra quem nunca escutou:

    -Italianos emigraram porque passavam fome, sede, tinham necessidades que o proprio governo nao sabia como fazer pra ajudar.O governo estimulava as pessoas a irem embora,visto ele nao ter condiçoes de bancar tudo pra todos.Emigraram pra Australia, Brasil, Argentina e EUA.Batalharam muito e foram bravos a fazer o pais voltar a crescer,muitos mandando dinheiro.Os EUA recebeu uma grande leva de italianos do sul da Italia e reza a lenda, que foi por isso que a mafia se desenvolveu la muito forte.Adiciono que os amerianos nao viam os italianos com bons olhos. Com a II guerra muitos italianos de origem hebraica emigraram pois Mussolini os entregava para os alemaes.Tem até um filme que fala de um trem que partia de Milao para os campos de concentraçao.
    Com a Italia sempre falida e sem dinheiro, os EUA, pra ganhar um aliado na guerra fria “patrocinaram” a reconstruçao da Italia com o Plano Marshall. Somente entao a Italia que era um Afeganistao da vida como disse um amigo meu italiano de 95 anos, passou a crescer e se tornar moderna, com a ajuda dos EUA.Por isso os EUA tem base militar na Italia até hoje.E resta a pergunta do que seria a Italia sem o Plano Marshall...
    E isso os mulekes mais novos nao sabem.Estudar a propria historia na parte mais sensivel que mostra que a Italia nao é tudo isso é duro pra quem se acha o umbigo do planeta.

    Do meu ponto de vista emigrar faz parte, ainda mais em um mundo globalizado e cheio de facilidades como o de hoje pra um jovem é quase inevitavel..

    ResponderExcluir
  7. O que causa irritaçao aqui na Italia sao comentarios que demonstram o xenofobismo e ignorancia de GRANDE parte da populaçao italiana:
    -Imigrante é bem recebido se viver dentro das leis etc.Ja começa ai:como se imigrante fosse bandido e nao respeitasse nada.
    -O imigrante tem que respeitar os costumes daqui.Concordo.Mas o que dizer dos italianos que vao pra fora da Italia e acham que o mundo é a Italia?Morei fora e ja vi isso acontecer varias vezes...
    -Nao ta feliz volta pro teu pais.Frase italiana comum. O que dizer de italianos que estao no Brasil;EUA ou qualquer outra lugar, reclamam da comida, disso, daquilo e NINGUéM diz: volta pra tua casa. Ah, muitas vezes sao ainda bem tratados pelos “extracomunitarios” e “extracomunitarias”..que sao amiguinhos e compreensivos.
    -Fazer o trabalho dele pra voce e so porque voce é estrangeiro isso parece ser favor.
    -Dizer quse so porque voce trabalha aqui e ganha dinheiro voce nao pode mudar nada e tem que ficar quieto.Primeiro, se trabalho, pago impostos. Segundo se escolhi morar aqui e tem coisas qeu nao concordo,posso votar e outro direitos nada mais justo que querer mudar um pouco a sociedade ERRADA que é a sociedade italiana.
    -Como o brasileiro em geral é fraco e passivo, aceita tudo e ate repete a frase acima.Como é deslumbrado acha que os caras tem razao.Ja vi muito brasileiro que trabalha aqui a anos, paga impostos, comprou coisas,ficar em silencio.Opa, voce paga impostos(altos), faz a economia girar, as vezes faz trabalho util pra sociedade que nao seja “moda e design”,escuta letrinha de quem nao é nada exemplar em corrupçao, politica, etc etc e ainda tem que ficar em silencio? Brasileiro divulga que a Italia é o paraiso,mas esquece do xenofobismo e preconceito que existem, da alta taxa de impostos que paga pra corrupçao italiana, do baixo salario e do trabalho que muito italiano faz “in nero”, coloca fotos no Facebook, Orkut e aparenta ser rico. Ja italiano vai ao Brasil, se for homem vai pra pegar mulher e turismo sexual. Fazem um giro nas favelas(mesmo que tenha coisa de primeiro mundo la), vai em restaurante italiano la e diz que a comida é pior que daqui, e olha SEMPRE OS DEFEITOS DO OUTRO, seja nos EUA,França,Alemanha,etc. Fala pro outro e esse acredita, que passa pro outro e assim vai.
    -O Brasil ao meu ponto de ver é pior que a Suécia, Noruega em qualidade de vida mas com um TEMPO muito melhor mas colocando os + e – da Italia somos iguais a eles. A diferença é que eles varrem a sujeira pra debaixo do tapete,nos brasileiro a expomos até pra quem nao conhecemos poi achamos todos iguais e amigos de um mundo sem fronteira.Nos falta malicia.

    Bom dia.

    Druida.

    ResponderExcluir
  8. acordou inspirado heim Druida! obrigada pelas colaborações, falou e disse! baci e buongiorno anche a te!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Carla.
    Irei colaborar mais como fiz acima quando meus filhos deixarem.Quando puder leia o meu blog mas nao se assuste pois o casal aqui nao morde haha.

    Dos blog bonitinhos e estilo ursinho carinhoso o seu é o mais pé no chao. O meu blog tem outro perfil mas acho que complementa muito o seu.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)