25/04/2011

Lunedì dell'Angelo

              Como eu falei no post de Páscoa, hoje é Feriado aqui na Itália, chamado de Lunedì dell'Angelo ou Pasquetta. Dia que se comemora o dia do encontro do anjo com as mulheres (Maria Madalena, Maria e Salomé) na sepultura de Jesus. 


                 O Evangelho conta que Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e José e Salomé, foram à sepultura de Jesus na intenção de embalsamá-lo com óleo aromático, e foi quando viram que o túmulo de Jesus estava aberto, se assustaram e foi quando apareceu o anjo que lhes disse mais ou menos assim: "Não tenham medo. Sei que procuram Jesus, mas ele não está mais aqui, ele ressucitou...".
                 Por isso, a "Segunda-Feira do Anjo" (Lunedí dell'Angelo).
               O Feriado foi inserido no calendário após a Guerra para "alongar" as festividades de Páscoa, assim como o 26 de dezembro após o Natal e a Segunda-Feira de Pentecoste. 
                  Por aqui o Lunedì dell'Angelo é um dia de festa para ser comemorado com famíliares e amigos em passeios em áreas livres, parques, num pique-nique, etc, segundo a tradição, recordando o aparecimento de Jesus aos discípulos durante a viagem deles até Emmaus, no mesmo dia da ressurreição. 
              Os pratos típicos, mais segundo a tradição Napolitana, são: ovos cozidos, salames, alcachofras, Frittata di Maccheroni (tipo uma omelete com macarrão) e o casatiello (uma torta salgada).

Frittata di Maccheroni
                         Bom Feriado para quem está na Itália. 
                         Buon Lunedì dell'Angelo a tutti! Baci!

3 comentários:

  1. Interessante esta informação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Puxa!, e eu pensando que o feriado na segunda era pra se refazer da comilança da Páscoa. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla.

    Espero que você tem tido uma ótima Páscoa!
    Gostei das suas informações. Interessante como cada país comemora o feriado da Páscoa de um jeito: aqui no Brasil celebramos a sexta-feira da paixão e aí na Itália a segunda-feira (Pasquetta).

    Beijos e boa semana.
    Elvira

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)