01/04/2011

Primo d'Aprile - Pesce d'Aprile

                 Como no Brasil e diversos países do mundo, comemora-se o 1º de Abril com brincadeiras, contando mentiras para parentes e amigos.
                     Aqui na Itália a data chama-se "Pesce d"Aprile". E a principal tradição é colar papel com desenho de peixe nas costas da "vítima". 


                        A versão mais confiável do nascimento da comemoração é quando o catolicismo aboliu o 1º de Abril como primeiro dia do ano, como era no calendário pagão. Os pagãos continuaram a comemorar o Ano Novo em primeiro de Abril e foram motivos de piadas. Taí o nascimento do Dia da Mentira, para nós brasileiros e "Pesce d'Aprile" para os italianos e outros. 



                       Agora o porquê do "peixe", segundo uma das teorias, é porque uma das brincadeiras registradas na data vieram dos pescadores, que  jogaram no mar vários peixes defumados e gritaram: aqui estão os peixes!... Bem, não sei se entendi bem a piada, vocês entenderam? hahahaha
                 Na data, além das mentirinhas e brincadeiras, costumam fazer docinhos, biscoitinhos, bolos no formato de peixe, e comer peixe claro!! 



                    Bem, um bom "Pesce d'Aprile" pra todos vocês e um ótimo fim de semana.
                    Bacini!!
                        

2 comentários:

  1. Ahahaha, nao sabia! Ja vou fazer meu peixinho pra colar no meu marido!

    ResponderExcluir
  2. Otimo post! Nao tinha noçao da origem dessa data!! bjim. bom fim d semana ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)