11/08/2011

Tradição - Grappa

                    A grappa é um destilado feito a partir das cascas das uvas (vinacce), após o uso delas no processo de produção dos vinhos, muito popular na Itália. É como se fosse a cachaça para nós brasileiros. 


                   A grappa pode ter um teor alcoólico de 37,5 a 60% vol. Existem vários tipos: Giovane  (aquela não envelhecida), Aromatica (derivada de uvas aromáticas), Invecchiata (pelo menos 12 meses de envelhecimento em madeira), Riserva invecchiata ou  Stravecchia (mínimo de 18 meses de envelhecimento em madeira) e Aromatizzata (aromatizadas com ervas, frutas e raízes). As qualidades também podem estar combinadas entre si.
                    A produção da grappa em escala industrial se deu em 1779 com o nascimento da Nardini, a marca mais famosa de grappa, originária do comune de Bassano del Grappa-VI. A destilação revolucionou a produção de grappa com o processo à vapor.


                   Existe até um regulamento do Conselho Europeu que só pode receber o nome de "grappa" os destilados de uva produzidos com uvas de regiões específicas da Itália, como as de Val Calanca, Val Bregaglia, Val Mesolcina e do Valle di Poschiavo.
                     A "fábrica" Nardini tem agora instalações com arquitetura moderna e recebe grupos de visitação. Vejam só as fotos do lugar:



                         As grappas "não-oficiais", as caseiras são muito comuns nas casas dos italianos, principalmente aqueles das montanhas. Produzem suas grappas à moda da casa, perfeitas para espantar o frio. Bebem também após às refeições para auxiliar a digestão e também misturado ao café!
                                     Isso sim é tradição. Hahaha!
                                     Baci a tutti e até a próxima!

9 comentários:

  1. Olá Carla, tudo bem???
    Fiquei com água na boca!!! que lugar futurista... mas muito bonito.
    Baci

    ResponderExcluir
  2. Oi Deco! tudo ótimo, obrigada. Eu achei bem curioso, e quero um dia ir lá conhecer! bjus

    ResponderExcluir
  3. Tomo muito pouca grappa; só de inverno e na companhia de amigos. Entre as que já provei, prefiro a de moscato. E de tradições vamos vivendo.

    :)

    ResponderExcluir
  4. eu ainda nao achei nenhuma que eu gostasse Allan, rs... forte demais! mas meu marido toma.rs.. Adoro as tradições! bjus e aproveitando Feliz dia dos pais!!

    ResponderExcluir
  5. Legal...
    Agora conheci mais do princípio da Graspa (comumente chamada no Brasil). Acho que o melhor modo de tomá-la é adicionada ao café preto!

    Att.
    Maurício

    ResponderExcluir
  6. Um cantinho
    Numa cantina
    Aquela cantiga...

    ...tudo lindo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Boa Tarde!

    Fiquei encantado com a matéria sobre Grappa Nardini, eu que sou italiano e moro no Brasil há alguns anos gerenciando está marca junto com a importadora e distribuidora exclusiva no Brasil, Interfood.
    Parabéns pela matéria! A Nardini é a destilaria mais antiga da Itália e uma das mais conhecidas,devido a sua qualidade e comprometimento com seus consumidores.
    Caso alguém tenha interesse na Grappa Nardini favor entrar em contato com: Interfood (55) (11) 2602-7255.
    No Brasil temos disponíveis:
    - Grappa Nardini Bianca;
    - Grappa Nardini Riserva;
    - Grappa Nardini Riserva 15 anni,e
    - Licor Tagliatella (Licor feito a base de Grappa, cerejas e casca de laranja).

    Grato,

    Ivan Brischiggiaro
    www.nardini.it

    ResponderExcluir
  8. Maurício, nao sabia que tinha no Brasil com esse nome! Bem o Ivan já disse onde encontrar a "tradicional" Grappa Nardini. Legal a dica. Obrigada Ivan!

    F. você é mesmo um poeta! rs.. bju

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)