20/09/2011

Comentando - Vídeo Diferenças Europa x Itália

                      Demorei mas voltei! Hahaha! Tá tudo corrido por aqui, quase sem tempo e coragem pra escrever aqui no blog.  Mas hoje consegui e vou comentar um vídeo que tem no YouTube, e tem também no canal do Verdadeira Itália, que demonstra, ou tenta demonstrar, algumas diferenças entre Europa (no geral) e a Itália. 


                       Eu não sou lá conhecedora da Itália, conheço por onde andei, onde moro e sempre digo que falo baseando no que vivo e vejo aqui, sempre sem generalizar, pois repito: cada lugar é um lugar. E também não sou conhecedora de Europa, afinal dela (ainda) só fui na Suíça e aqui na Itália. Então não vou poder falar se é assim mesmo o que mostram no vídeo. Mas posso sim falar em relação da Itália em que vivo. Pois claro, a "minha" Itália é diferente da "sua", assim como o "meu Brasil" é diferente do "seu".
                      Primeiro assistam o vídeo, depois os comentários. 



                       Comentando:

1 - Nas estradas - Falso. Ao menos aqui onde vivo acho super tranquilo o trânsito, com muita educação, sem ultrapassagens excessivas, não tem essas buzinações e tal. Bem, falam que no sul já é diferente, que em Roma o trânsito é realmente caótico, que ninguém respeita. Bem, aqui não tenho do que reclamar. Não dirigia no Brasil pois era insegura com o trânsito, pessoas que não respeitam, correm e só querem te ultrapassar de qualquer maneira. Aqui dirijo e só reclamo um pouco que eles "se esquecem" de dar seta pra virar, algumas coisas assim... Mas li ontem na Uol que essa é também o erro mais cometido pelos motoristas brasileiros. Sem comparar vai... vamos pro próximo.

2 - Estacionar - Falso

3 - Estacionamento  - Meia verdade. Não é que fazem como no vídeo, mas são meio cabeções e ocupam uma vaga onde poderiam caber dois se estacionassem direito... e por aí vai. Fora estacionar em cima de calçadas, e tal... mas isso não entra na conversa, ou entra??? Bem, só pra completar, multa de estacionamento irregular é a segunda mais obtida pelos italianos.

4 - Semáforo - Falso

5- Faixa de Pedestres - Falso. Respeitam e muito os pedestres. Claro que você não pode querer atravessar numa faixa que tem semáforo para pedestres e motoristas quando está no vermelho! Aí não tem jeito. Mas em áreas sem esse tipo de sinalização, põe o pé na faixa, param na hora. Tem lugares onde o trânsito não é tão pesado, até sem ter faixa se pisar na rua, com intenção de atravessar, páram para você.

6 - Placas indicativas - Verdade. Inúmeras e inúmeras placas. O excesso é perigosíssimo pra se perder. Achei engraçado uma placa uma vez que dizia : Todas as outras direções, hahahaha! Cada uma....

7 - Ônibus - Verdade. Quando cheguei fiquei feliz em ver as tabelinhas de horários dos ônibus, de vez em quando até funciona, mas no geral... espera espera e nada! rs... Melhor não depender deles!

8 - Eleições - Essa é uma coisa que ainda não sei e não posso opinar.

9 - Políticos - Bem, essa aí tá na cara né? Só olhar o Berlusconi tantos anos no poder, fazendo tudo o que faz... o pior é que os italianos gostam e votam!

10 - Burocracia - Verdade. Resolver as coisas aqui com documentos por exemplo fica parecendo um jogo de ping pong. Santa paciência!

11 - Fila - Verdade! E vi isso lá em Asti! O mais interessante não é a desordem, é que não vi ninguém brigando por isso, se um cortou fila, ninguém viu ou não se importou. Na verdade nem cortam fila, só se amontoam mesmo e não criam caso por isso. E não pensem que idosos e gestantes têm preferência. Têm nada. Mas se querem vão lá na frente e com certeza terão a vez, mas os velhinhos nem se importam, ficam na fila e ainda te dão a vez se bobear... Admiro como são ativos e animados!!!

12 - Caffè - Verdade! Nem precisa de comentários né? Escrevi já um post sobre infinitos tipos de café!

13 - Férias na praia - Não sei! Ainda não fui à praia aqui, então não posso falar.

14 - Homens - Verdade! Os homens "secam" mesmo  e não só as belas, qualquer uma. Casado ou não, jovem ou velho, eita homens mulherengos. Claro, sem generalizar.

15 - Celular - Bem, não sei responder. Acho que não entendi. Hahahah!

16 - Esportes - Não sei também! Mas no geral vejo sempre pessoas fazendo atividades físicas no parque, correndo, andando de bike... 

17 - Cigarro - Verdade. Fumam e muito! Dentro de restaurantes e tudo o mais.... 

              E no fim, tudo acaba em pizza e são felizes assim, ou não... o que acham???
              Baci!

7 comentários:

  1. Carla, mais do que tudo, adorei seus comentários ! Muito verdadeiros e sem mais " delongas", sem frescuras, muito bom. Bacione !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Mas na próxima vez se identifique tá? Fico curiosa! rs... baci

    ResponderExcluir
  3. Cara Carla,
    quel video é un cortometraggio scritto e prodotto da Bruno Bozzetto, forse il piú grande cartoonist italiano. Tutti i suoi lavori sono sempre fatti con intelligenza e ironia, infatti nel suo sito potrai leggere "Il film racconta con ironia la diversità di comportamento degli italiani rispetto agli altri popoli europei". Quindi é un film italiano, fatto da un italiano per un pubblico italiano.

    Il fatto che Verdadeira Italia non lo abbia capito e lo usi come strumento per denigrare il mio Paese e gli italiani in genere, dimostra per l'ennesima volta la sua grande ignoranza (e conosco anche brasiliani che pensano questo).

    Quindi tu, essendo una persona molto corretta e intelligente, non cadere nel suo tranello, perché rischi di abbassarti al suo livello. Anche perché, da come giustamente si legge nel tuo post, molte cose di quel video non corrispondo alla realtá italiana.

    Un abraço.

    ResponderExcluir
  4. é verdade Franco! obrigada por comentar e compartilhar isso! E obrigada pelo "corretta e intelligente", rs... pode deixar que sei lidar com isso, não se preocupe! beijo

    ResponderExcluir
  5. Legal o videozinho!!!!
    Claro que ele está no sentido "generalista" da coisa... Assim como no Brasil temos motoristas "exemplares" em qualquer outra parte do mundo também averá!
    Mas o legal foi que deu para dar bastante risadas lembrando de meus antepassados... rsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adorei o vídeo!

    Amo a Itália e os italianos...não sei se mostra a realidade, mas foi muito divertido, dei boas risadas! Beijo Carla.

    ResponderExcluir
  7. é verdade Maurício... generalista e estereotipado..

    Como a Mari e vc disseram, dá pra se divertir! rs. bjus a todos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)