26/09/2011

Sou química na Itália! Viva!

                    Já tinha recebido no início da semana passada uma carta do Ministério da Justiça italiana dizendo que minha profissão foi reconhecida, sem que precise fazer exame, e era só aguardar a publicação na Gazzetta Ufficiale. E tá lá! Foi publicado sábado, cliquem aqui e procurem na parte do Ministério da Justiça, verão meu nome lá! Viva!

                         Mais uma colheita daquilo que plantei! Mais uma conquista, mais um passo dado no sonho! Graças à Deus! Por isso sempre digo: insista, persista, nunca desista! Demora, custa, mas se chega lá!
                     Agora é só ir na Ordem dos Químicos aqui na Itália, ver como faço para me inscrever, e procurar emprego. 




                          Bem, falando sobre o reconhecimento... Meu título universitário, ou melhor, minha profissão (pois era inscrita no Conselho de Química no Brasil), foi reconhecida como "Perito industriale, specializzazione industrie minerarie". Apta para me inscrever na Seção B da Ordem dos Químicos. Bem, não era bem essa minha profissão, acho que estudei algumas matérias que para eles me classificava assim. Bem, o importante é que posso fazer parte do Conselho dos Químicos, e trabalhar na área. Só espero que esse título que deram à minha profissão aqui, não me limite na hora de procurar trabalho, e trabalhar no que gosto e que sempre trabalhei, laboratórios, análises de águas, etc. 
                           A Seção B da Ordem dos Químicos aqui quer dizer que meu título foi reconhecido como uma "Laurea Triennale", ou seja, um curso universitário de 3 anos. Bem, daí tudo bem, pois estudei 4 anos, não teria como reconhecerem como uma Laurea Magistrale, que são aqui 5 anos de estudos! 
                            Agora é só dar o outro passo e preparar o currículo! 
                            Aliviada, mas ainda tem muito pela frente, afinal, o sonho continua!
                            Baci!



11 comentários:

  1. Parabéns Carla!!!Muita sorte na procura de trabalho na sua area.
    marcelo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e MUITA Boa Sorte nessa nova etapa.....Graças ao seu blog e às suas experiências eu tomei coragem e iniciei o meu processo do reconhecimento da minha profissão também...Estou tendo algumas dificuldades pelo fato de ter estudado em diferentes estados no Brasil e por isso tenho que enviar os documentos para consulados diferentes o que atrasa bastante...Mas, tenho certeza de que quando eu tiver a mesma felicidade que a que você certamente está vivendo agora, vou achar tudo ótimo e pensar que valeu a pena cada dificuldade!
    Abraços,
    Savia.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Milena e Marcelo!

    Savia, muito bom ler seu comentario e saber que vc tbm está correndo atras disso. É importantissimo correr atras do que queremos e nao desistir! Torço pra que consiga também e possa exercer sua profissao! bjao e obrigada por curtir o blog. baci

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carla! Como vc mesma disse..um passo a frente em busca do seu sonho! Ja ja vc ja estara trabalhando na sua area! ;)

    ResponderExcluir
  5. carla, consegui entrar no blog! nao sei o que foi que dava errado! bem to aqui pra dizer: PARABENS! bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Valéria! Deus te ouça! bjao

    Olá Meires, tava com problema de bloqueio por malware, mas parece que ta resolvido! bjao e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla.

    Meus parabéns!!!!
    Logo, logo você vai estar conquistando seu sonho.

    Beijos.
    Elvira

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Elvira!! sempre digo, até aqui Deus tem nos abençoado! E continuará abençoando! bjao

    ResponderExcluir
  9. Que demais Carla, parabéns e muita sorte com tudo :)
    Só uma pergunta ''inconveniente'': você é casa com um italiano?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. olá Miller, obrigada! Não é inconveniente. Como muitos pensam, e o que é mto comum acontecer com brasileiras, eu não sou casada com um itlaliano, e sim com um ítalo-brasileiro. Brasileiro bisneto de italianos, como já contei por aqui. baci

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)