09/11/2011

Berlusconi, mais de 17 anos no poder....

                  ... e finalmente, está chegando ao fim!
                  E não se fala em outra coisa né? Renúncia de Berlusconi, depois de tanto negar, ele acabou cedendo à "pressão". Anunciou a sua renúncia após as reformas exigidas pela União Europeia.
                  Eu não sou lá tão chegada em política, acompanho o básico, discuto alguma coisa, mas não chego a me estressar com isso. Sei que vou ser criticada por isso, mas tá bom, não importa. Mas bem, vamos ao tema né? Coloco aqui um trecho de uma matéria brasileira que encontrei, assim vocês sabem um pouquinho de quem era esse tal de Berlusconi...


"    
Triunfante quando entrou na política há 17 anos, o fenômeno Silvio Berlusconi, que encarnou o poder, sucesso e dinheiro, tornou-se vítima da crise e de seus próprios demônios, incapaz de fazer os italianos rir e sonharem novamente.
"A cortina se fecha no show de Truman", diz Barbara Spinelli, editora do Repubblica (de esquerda), para quem "o berlusconismo" se resume a "um show que dominava os espíritos", onde "a aparência usurpou a realidade" e que terminou por "consumir o cérebro de seu próprio demiurgo".
Quando chegou na arena política em 1994, criando o partido Forza Italia (Força Itália) nos moldes de uma torcida de futebol, o magnata das comunicações, eterno sorriso nos lábios, convidou os italianos a se identificarem com seu sucesso.
Seu dinheiro e gosto, considerado muitas vezes como vulgar, foram transmitidos pelos três canais de televisão de seu império Mediaset em um grande reality show, com direito a jovens mulheres desnudas invadindo as telas italianas. E isso funcionou.
"O grande paradoxo" do sucesso de Berlusconi, muitas vezes investigado por corrupção e fraudes fiscais, é que ele surgiu das ruínas da operação anti-corrupção "mãos limpas" no início dos anos 1990, analisa a filósofa Roberta de Monticelli. "Ele disse aos italianos 'para além destes políticos, eu cheguei, estou acima das leis e posso ajudá-los a fazer negócios como eu, assim terão uma fatia do bolo'", explicou à AFP.


Mas, com a crise econômica, o bolo solou. "Isto é o que acontece entre o imaginário e a realidade. O populismo de Berlusconi estava baseado no espetáculo e em promessas de felicidade", afirma Giacomo Marramao. "Quando o apoio do povo não é estruturado em uma história profunda, mas ao contrário, na manipulação dos desejos, quando as promessas não são cumpridas, tudo desaba".
Eleito novamente em 2008, viu sua popularidade desabar nos últimos dias para apenas 22%, enquanto a Itália era atacada pelos seus parceiros internacionais por conta da falta de credibilidade.
"Ele encarnou a imagem muito forte do sucesso", resume o sociólogo Antimo Farro. Hoje, não vale mais nada. Seus parceiros europeus trocam sorrisos irônicos quando falam de sua credibilidade e, até mesmo sua imagem de playboy eternamente bronzeado foi corrompida pela investigação por prostituição de menores. "Do status de homem-todo-poderoso sempre rodeado de belas mulheres, ele passou a ser o pobre tipo rico que paga prostitutas", acrescenta Farro.
Os escândalos sexuais, em que Silvio Berlusconi se envolveu acabaram com o eleitorado católico. A igreja passou a suportar cada vez menos este aliado na luta contra a eutanásia e a manipulação genética. "A lógica do individualismo e do menosprezo as leis, impregnou profundamente os espíritos, até nas administrações locais, vemos o modo dramático como o território foi devastado", ressalta Roberta de Monticelli.
Segundo a filósofa, "uma minoria crescente não suporta mais a cultura da obscenidade" e tudo dependerá da capacidade dos políticos e da sociedade civil de "restabelecer a moral". Nesta espera, os italianos são céticos. "Berlusconi é apenas a ponta do iceberg. Os que devem chegar agora são muitas vezes tão corrompidos e incapazes de fazer qualquer coisa, quanto ele", diz Andrea, uma jovem empregada, questionada no centro de Roma.

                                                                                                                                                                   "

                        O site do jornal Reppublica tem um especial só sobre ele, sua história, polêmicas e tudo o mais. Dá pra treinar o italiano heim? Hahaha.. Cliquem aqui.
                          Muitos não acreditam que ele vá cumprir a promessa de renúncia, mas acho que ao ponto que chegamos seria muita, mas muita cara-de-pau. Bem, isso sabemos que ele tem, mas basta né?
                          A questão é, esses tais cogitados para subistituí-lo, vão fazer da Itália um país melhor??
                          Pois é, eis a questão!
                          Vamos continuar acompanhando! Baci a tutti! 

6 comentários:

  1. Tomara que esses problemas na Itália se resolvam logo.... Vou aproveitar e ler a noticia mesmo, to precisando estudar!!!! bjosss Carla!!!

    ResponderExcluir
  2. oi.
    Aqui na Espanha a mídia está bem feliz com a renuncia do Berlusconi. Já tem em quem por a culpa pela crise!

    Estava na hora do Berlusconi sair e levar embora tudo de ruim que ele representa.
    Boa sorte ao sucessor!
    beijo
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Verdade Ju, tomara! estude sim, nunca é demais! bjus

    Oi Sandra, acho que o mundo todo tá feliz! ahahah... espero que leve tudo de ruim embora e se aposente! chega né? bjus

    ResponderExcluir
  4. Bom post,Carlinha.

    Finalmente o pai dos italianos deixou o osso.Mas sera mesmo verdade?Eu so acredito vendo pois o Tio Berlusca é uma raposa mistura de Sarney,Maluf e Suplicy(Marta) juntos.

    Como sempre disso,ele é o retrato do povo italiano na intimidade e sem mascaras.Ler o livro"la pancia degli italiani" é uma boa sobre isso.

    Mas com a crise e falta de $$$, nao tem como fingir ou aparentar, o papo é reto e ele devera sair fora realmente.Porém,inocentes sao aqueles que acham que ele va sair fora sem um ultimo tiro.Ele vai armar algo pra facilitar a vida de um sucessor e continuar o que o governo italiano padrao da liberdade:altos impostos,alta corrupçao e uso da maquina publica e talvez uma festinhas com "modelos piriguetes".Eu como disse so acredito vendo pois o povo tambem nao tem alternativa,com um lider decente e o sistema ja é extremamente podre e corrupto.

    Quem viver,vera.

    ResponderExcluir
  5. E que raposa né Druida!!! Sucessores infelizmente sempre acabam deixando, afinal ele nao fazia tudo sozinho e tem muitos como ele, uma corja, infelizmente.. mas a esperança é a última que morre, esperamos pra ver!

    é, acabou Andrea! viva! baci

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)