30/11/2011

Permesso e Milão

                  Depois de algumas semanas de espera, finalmente ficou pronto o meu Permesso di Soggiorno novo. Recebi a mensagem no celular com data e horário de comparecimento na Questura, e lá fui eu ontem. Pensei em ir de carro, afinal seria muito mais rápido e cômodo, porém, não é que eu possa estar dirigindo a toda por aí, ainda estou tirando minha "Patente", e a minha Internacional.... é.. deixa pra lá! Hahaha.
                   Então lá fui eu de trem, como fazia todo os dias quando trabalhava em Milão. Aliás, estava com saudade de ir pra Milão, dar uma volta, me dei conta que fazia tempo que não via o Duomo, que não via aquele movimento de lá... Acabo ficando só aqui nos "paesini' (Senago-Arese-Garbagnate-Limbiate...)... parecendo "da roça", hahahaha! Não acho ruim não, adoro onde moro, a tranquilidade, a natureza, etc e tal... mas Milão é única, e vale a pena de vez em quando dar uma voltinha lá, ver as vitrines, ver gente, ver a cidade... E outra, estamos perto do natal né? Queria mesmo conferir a que pé andavam as decorações por lá!
                   Bem, primeiro, voltando pro Permesso... Cheguei na Questura, mais de 1 hora de antecedência  do meu horário agendado. Na portaria, foi preciso mostrar o recibo da entrada na renovação e a mensagem no celular (pois é!). Já na sala de espera, não tem senha, chamam por nome, e o meu foi rapidamente chamado e, segundo o "carabiniere" que me atendeu, era a 3º vez que me estava chamando! (Nossa! e eu tinha acabado de chegar, e mais de 1 hora antes.... melhor assim né?). Precisei só entregar parte do recibo e o Permesso antigo, aquele papel amarelo e feio! E assim, peguei meu novo Permesso,  um cartãozinho, bonitinho, válido até novembro de 2016. Mas nem precisarei de tudo isso (espero!), pois ano que vem posso dar entrada na minha naturalização! 


                   Saindo de lá então, resolvi que não ia "subito" pra casa não! Que eu ia "cabular" o inglês e dar uma volta em Milão, ver o Duomo e circular por algumas lojas na Via Torino. 
                       E lá fui eu!
                     Como eu tinha lido ou visto na TV, a Piazza Duomo ainda não tem sua árvore de Natal. Está atrasada porque arrumaram um patrocinador para fazê-la de última hora! Quase que fica sem, imagina? Natal na Duomo sem a árvore que graça teria????
               Mas de útima hora, como já disse, o comune de Milão encontrou como patrocinador a Fondazione AEM, que com cerca de 210 mil euros banca a decoração de Natal de Milão, árvore e luzes pela cidade.
                      A árvore deste ano terá cerca de 30 metros e espero que fique mais bonita que aquela do ano passado, que achei bonitinha, mas um pouco "xoxinha" e torta!


                       Bem, a Via Torino tava lotada, lojas cheias de roupas de invernos lindas, preços bons, mas eu com aquele eterno problema: não me servem!! Dá pra eu ir pra um lugar que tenha roupas com tamanhos grandes, pra gente alta e grande como a mim???? Essas italianas são muito pequenininhas e magrinhas, que raiva! Voltei quase que "frustrada", sem nenhuma comprinha, mas contente com meu Permesso e meu passeio pela encantadora Milão! 
                     E é isso!
                     Baci a tutti!

11 comentários:

  1. Oi Carla!!! que bom que seu Permesso ficou pronto!! mais tranquilidade!! e que árvore de natal mais linda!! Já me decidi, vou para Itália com mais 2 colegas de faculade para estudar italiano em uma escola de Castelraimondo!! tomara que dê certo!!! esse é o site da escola se alguém quiser dar uma olhada: www.edulingua.it.. beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, muito legal seu post. Morei um tempo em Bologna e passei poucas e boas com o tal permesso.
    Parte dessa aventura eu conto no meu blog, o Mochila da Juli, neste link:
    http://www.mochiladajuli.blogspot.com/search/label/Permesso%20di%20Soggiorno

    Um abraço,
    Juli

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Realmente Milão é unica... Cada vez mais gosto deste lugar. Eu estava esperando esta mensagem no celular para pegar meu permesso novo... Mandaram nesta semana. Advinha o dia que me deram para ir buscar? 30 de dezembro! Que raiva... Esperava pega-lo no inicio de dezembro, comparado a data que fui la entregar os documentos. Terei que viajar para o reveillon em cima do laço! Mas ainda bem que ele chegara antes do dia 31. Amo Milão, mas reveillon nessa cidade é depressivo. Também, acostumei com o Rio, verão, festas animadas... Ano passado fui para o Castello Sforzesco. Um mar de gente vestida de preto, seria e quando deu meia noite, nenhuma manifestação de alegria. Fico me perguntando: Pq sairam de casa então? rs. Beijo!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Puxa Carla , que bom que você deu mais um passo prá realizar seu sonho ou pelo menos uma das etapas dele. Isso que você disse de andar um pouco pelas ruas, ver gente, respirar outros ares, ficar um pouco sozinha com você mesma eu entendo tão bem. Oh!... Como entendo... Seja feliz, você merece! Super beijo. Lana

    ResponderExcluir
  5. que legal Ju! pena que estará longe de mim! mas se vier aqui por perto dá um toque, rs. bjus

    Legal Juliane, vou dar uma olhada lá no seu blog. bjao

    Nossa Felipe, dia 30 ninguém merece né? o que eles estavam pensando!! rs... Ano passado passei em Venezia, esse ano ainda não sei, mas também queria passar de novo em algum lugar especial... mas nao com gente vestida de preto! rs.. bjus

    Bom mesmo Lana! obrigada. bjao

    ResponderExcluir
  6. Bom, acho que aprender a língua é o melhor por agora, para tentar outras coisas futuramente né!!no curso tem muitas excursões pela Italia, mas me parece que não passa em Milão. Mas, pode deixar que se eu for em alguma região por perto, eu te falo sim viu!!!!!! bjuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Oie, que ótimo que sua Permesso chegou né? É uma alegria, pelo menos comigo foi assim.. me senti realmente ''livre''.
    Me diga uma coisa, você vem ao Brasil no fim do ano? Beijo!

    ResponderExcluir
  8. é um alívio Miller! vou nada! vou ficar por aqui, Brasil se der só meio do ano que vem! tem mta coisa pra conciliar, trabalho, grana e tal.. vai ter que ficar pra dpois. bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla! O seu blog é lindo!
    Até me animei em visitar Milão depois de ler o seu post :-). Moro na Suíça (Zürich) e ainda não fui a Milão porque quase todo mundo diz que é sem graça, mas sei não... Na Itália tem também os mercados de natal? Eles são bem comuns na Suíça e Alemanha.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla,

    Que tipo de permesso é o seu, ou seja, qual a modalidade? Ano que vem você pedirá o reconhecimento da cidadania por casamento, isto? Tem que ter 03 anos de casamento com um italiano(a) não é mesmo, mas será que importa o local onde vive o casal, se tem que ser na Itália, para se conseguir este reconhecimento?

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Sandra! Não acho nada sem graça, tem seu charme especial, apesar de nada tao estrondoso, se é que posso dizer assim... Venha visitar sim, eu tbm morro de vontade de ir em Zurich, quem sabe um dia. Tem mercadinhos de natal sim, vários, tem até escursoes que se organizam pra ir.. mas nao fui em nenhuma ainda. bjus

    Mauricio, meu permesso é por motivo de familia, ja que sou casado com um cidadao italiano... Depois de dois anos com residencia fixa na italia posso pedir minha naturalização, nao a cidadania, mas que no fim é praticamente a mesma coisa. Sao 3 anos de casados morando fora da Italia, quem tem filhos cai para 1 e meio... bju

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)