07/11/2011

Renovando o "Permesso di Soggiorno"

                    Um ano se passou, como sabem, e antes de vencer o Permesso di Soggiorno, tive que dar entrada na renovação. O processo é feito preenchendo o Kit Giallo que se adquire gratuitamente numa Posta (Correios) que tem o Sportello Amico. O modelo deve ser preenchido corretamente, com todos os dados possíveis e de acordo com a exigência de cada tipo de Permesso, podendo ser exigidas fotocópias de todos os documentos. Depois entrega na mesma Posta, paga as taxas e leva uma marca da bollo de 14,62 euros e na hora sairá o recibo e uma folha com o agendamento da "visita" na Questura. O gasto total é em torno de 70 euros.


                     Bem, no dia indicado compareci na Questura, mesmo com agendamento, se pega uma senha e espera horas para ser atendido! Uó! Ainda por cima, me exigiram documentos que não tinha na listagem do Kit, como o Stato di famiglia e o Estratto di matrimmonio. Daí que me agendaram para umas 2 ou 3 semanas depois. Os documentos exigidos, foram emitidos pelo Comune que tenho residência e o que fiz a transcrição da certidão de casamento, respectivamente.
                     Já que já sabia que o atendimento mesmo agendado não funcionava por horário, e sim por ordem de chegada, fomos cedo, pegamos fila pois a Questura ainda estava fechada, mas pegamos uma boa senha e fomos atendidos rapidamente.
                        Conclusão: documentos entregues, digitais e assinatura coletadas e o Permesso???? Ah, o Permesso ou Carta di Soggiorno, só daqui 20/30 dias, receberei um aviso por SMS assim que pronto! Mas será o cartão, não como o primeiro Permesso, que é uma folha de Papel, impossível de se carregar por aí!


                          Com permesso vencido como se faz??? Bem, deve andar também com o recibo da entrada na renovação. Ai ai ai.... pois é!
                           Bem, o importante é estar regular, e esperar!
                       Não deixar a renovação para última hora é importantíssmo. No caso de Permesso di Famiglia pelo menos 30 dias antes, em outros casos até 60 dias.
                          Baci a tutti!
                    

57 comentários:

  1. Nossa, quanta coisa hein!!!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italia é a terra que ensinou o Brasil a fazer burocracia hheheheh

      Excluir
    2. Eu tenho um permesso por recongigimento famílias venceu tem 5 anos eu ainda consigo renovar

      Excluir
  2. Olá Carla,
    Esta modalidade de permesso, não é a mesma que para quem irá fazer a cidadania, ou é? Ambos devem pegar o kit giallo?
    Abraço
    Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Não Mauricio, só para permessos de outros motivos, não o de cidadania! bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla eu tenho uma irmã q já é cidadã pelo marido, sei q posso fazer a documentação mas e os meus 2 filhos vc sabe como funciona? A questão é q tenho mta vontade de mporar ai mas o italianso adoram reclamar da crise e com isso minha irmã me põe um pouco de medo devido pouco trabalho e as dificuldades com os meus filhos, bjo obrigada

    ResponderExcluir
  5. se só a tua irmã tem a cidadania por conta do marido, vc e seus filhos não tem o direito. Só têm direito ao permesso di soggiorno para estar na italia, pais ou filhos de quem tem a cidadania/permesso di soggiorno. A Itália tá em crise mesmo. Não é um país para se vir e querer ganhar a vida, juntar dinheiro... não dá! tem que ter outros objetivos. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida q bom q respondeu. Na verdade a minha duvida é se com o permesso eu consiga colocar meus filhos na escola, se eu consigo trabalho e direito a saude? Pois o meu querer não é guardar dinheiro como foi o caso da minha irmã a 20 anos atrás e sim, ficar perto dela q é a unica familia, mas qdo fui prai em 1996, me apaixonei e disse q um dia voltaria, mas vieram os meus filhos e agora somente com eles de família me sinto só aq no Brasil, bjo grande e to adorando seu blog vc nos retorna rapido ja vi outros com coisas de anos atrás, nada legal...
      Bj Simone (sua cidade é uma gracinha :)

      Excluir
  6. então, depende do tipo do permesso que conseguir. Se for o de família pode sim, trabalhar, estudar, vida normal! Obrigada pelos elogios, beijos e boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla me passa seu zap preciso tirar uma dúvida me add 27999166669

      Excluir
  7. e verdade que quando esta esperando o carato chegar nao pode sair do pais? e tb se sair nao pode fazer escalas,somente voo direto.
    O cartao tem validade de qto tempo apos o vencimento?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se o novo nao ficou pronto e vc esta com o permesso vencido, melhor nao sair do país, pois o seu unico comprovante é a ricevuta e talvez tenha problema pra reentrar. Cada permesso tem uma validade, depende do tipo. Eu peguei de 5 anos.

      Excluir
    2. Ola Carla e Anonimo - se o permesso è de famiglia e/ou lavoro subordinato è possivel sair e reentrar apenas com a ricevuta, desde que seja utilizada a mesma fronteira. Exemplo: se voce sai por Roma deve reentrar por Roma. Abs

      Excluir
    3. Obrigada Fábio pelo esclarecimento! baci

      Excluir
    4. Olá Fabio sera que vc pode me ajudar meu permesso di soggiorno está vencido a 2 anos e estou voltando para itaItá .... Bom posso renovar meu permesso di soggiorno sou casada com italiano e tenho 3 filhos italianos ( detalhe meu esposo e filhos nao vão agora irei sozinha) posso rrnoren e pedir minha naturalização italiana por casamento????? Por favor me fale algo se puder me mande um e-mail
      euleniapiresalmeia@hotmail.com agradeço

      Excluir
  8. Olá Carla! Sempre leio o seu blog e foi justamente esta publicação que me ajudou na arrecadação dos documentos para levar na "Questura" de Como hoje. Sou casada com um italiano e fui dar entrada no meu primeiro "permesso", pois sempre entrei aqui na Itália como turista. Não fiz o "Kit Giallo" da "Posta", fui diretamente na Questura com originais e respectivas cópias do meu passaporte e o de meu marido, 4 fotos iguais e recentes, "marca de bollo" de 14,62 euros, "unico" de meu marido(uma espécie de declaração anual de rendimentos), uma declaração de mantenimento no qual meu marido declara que tem possibilidades financeiras de me sustentar, "estratto di matrimonio" e "Stato di famiglia"(estes dois últimos mencionados nesta sua publicação). Lá passei quase 3 horas de espera, fiz a coleta das digitais e me deram um comprovante da entrega dos documentos e me mandaram aguardar de 3 a 6 meses para concluir o processo. Disseram ainda que eu apenas posso viajar para o Brasil e desde que seja sem escalas: Itália-Brasil-Itália e enfatizou que eu não posso sair da Itália para outro destino até sair o "permesso". Foi esta a minha experiência recente que queria deixar publicado no seu blog, que hoje me ajudou muito, e que pode agora ajudar outras pessoas. Mudando um pouco de assunto.... você publicou recentemente que estava sem assunto, como eu agora estou procurando cursos de italiano para estrangeiros, lugares que disponilizam, alguns até que não cobram mensalidade!!! será que você podia falar mais sobre este tema? Beijos Carla e... muuuuuuito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Adriana! fico super feliz! Entao, eu tbm fiz meu primeiro permesso direto na questura, o kit giallo usa para renovar. Vc pagou as atuais taxas de permesso??
      Tem ja um post sobre cursos de italiano, vou dar uma olhada, se tiver incompleto escrevo de novo, obrigada! bjao e tudo de bom pra vc!

      Excluir
    2. Olá Carla! Eu paguei apenas a "marca de bollo" de 14,62 euros e nada mais, ao menos, até agora. Quanto aos cursos de italiano eu vou ler o seu último "post", mas já vou iniciar o curso de italiano na próxima segunda-feira, dia 1º no "Istituto Comprensivo do Delebio" que é um desmembramento do "Centro Territoriale Permanente per l´istruzione e la Formazione in eta´adulta". Obrigada pela atenção!!!

      Excluir
    3. Ah!! Eu esqueci de falar que a inscrição foi no valor de 50 euros por um curso de italiano anual e nada terei de pagar mensalmente. Eles também disponibilizam curso de inglês, alemão, espanhol, informática, "scuola secondaria di primo grado". Também irei fazer o de inglês nível principiante. Espero que possa ajudar alguém com estas informações.

      Excluir
    4. otimo! onde vc mora mesmo? bjus

      Excluir
    5. Eu moro em Sorico, Província de Como. bjs

      Excluir
    6. Em Sorico, Província de Como. Bjs

      Excluir
  9. Oi Carla, li seu blog e se possível me dá uma informação que não encontro em sites de questura... Preciso solicitar um permesso porque a comune que vai reconhecer minha cidadania me pediu, por se passar mais de tres meses não poderei ficar como turista.. Quando agendamos pela Poste, quando tempo demora para coletar as digitais em média? Sei que eles agendam, mas não informam em lugar nenhum pra quanto tempo depois... Grata, Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luciane, não tem um prazo exato determinado, depende do comune. Mas seu recibo do pedido feito na posta já é válido.

      Excluir
  10. Ola carla, meu permesso de stugiorno venceu ja faz 5 meses e eu estou no brasil, ainda posso renovalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não está masi na italia não pode, para renova-lo precisa voltar e ter direito a um (no caso somente o familiar).

      Excluir
  11. Oi estou no brasile e meu permesso de soggiorno venceu faz 1 ano e quatro meses eu perdi? Ou ainda tenho chances de renovalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo do permesso, se for familiar pode. Trabalho não.

      Excluir
  12. Olá boa tarde. Eu tenho o permesso di soggiorno motivi familiar e sou casado e tenho uma filha de 5 anos. Esse permesso posso aplicar pra elas? Pq estou de mudança é meu permesso vence só em Junho. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para estender à esposa e filhos precisa ter renda suficiente.

      Excluir
  13. Tenho permesso por motivo de ajuntamento familiar, minha irmã é Italiana, morei na Italia por 8 anos, mas o tempo que tenho de documentação é de 3 anos, voltei pro Brasil, queria saber se estando no Brasil, o tempo de documento pra completar os 10 anos pra jurar bandeira e pegar o passaporte vermelho é válido? Ou pro tempo de documento valer preciso estar na Itália? Meu nome é Jean Paul.

    ResponderExcluir
  14. Olá , grata se puder me ajudar. Casei com italiano e fiquei 3 anos sem sair da italia, por motivos familiares tive que voltar para o brasil... Com o tempo venceu o meu permesso de 5 anos. Faz 4 anos que o meus documentos estão vencidos, oque devo fazer consigo renovar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for ainda casada e ele morar ainda na italia e vc consegue renovar

      Excluir
  15. Tenho permesso di sul giorno por motivo de familiar, por causa da minha irmã, ela não mora mais na Itália, eu posso renovar o permesso di motivo ricongiugimento familiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela não está mais na Itália vc não consegue renovar mais.

      Excluir
    2. Olá Carla morei na Itália por quase 10 anos ..no ano de 2012 retornei para o Brasil , eu tenho permesso por motivo familia .Hoje estou pensando retorna para Itália mas meu permesso venceu em 2014 . Consigo renova-lo ? E quais Os procedimentos que tenho q ter obrigado.

      Excluir
  16. Olá pessoal! Não sei se ainda visualizam aqui
    Mas estou tentando renovar meu permeado aqui
    Ele vence em aproximadamente 40 dias
    Quero renovar por estudo
    Tinha um de 6 meses de estudo do idioma e agora estou vendo para entrar em uma universidade
    Mas tive problemas com os meus documentos da universidade do Brasil q só chegaram hoje
    Esse processo de renovação de permesso para estudo e muito demorada?!? Será q consigo fazer por aqui?!? Caso esteja em processo de renovação pelo Brasil ( minha mãe vai fazer via procuração) consigo renovar ele aqui caso de entrada aqui após os 40 dias?!? Estou muito confusa e com medo de não dar tempo
    Ah e alguém saberia me indicar um tradutor juramentado em Roma?!? Grata pela atenção! E espero muiiittoooo ansiosa por um retorno

    ResponderExcluir
  17. Bom dia estava morando antes na Itália vim para o Brasil para morar e agora quero voltar para a Itália só que meu permesso venceu como faço alex

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Carla, fiz o permesso de 2 anos , para morar e trabalhar, pois meu irmão é cidadão, aposentei no Brasil, e fui para a Itália, porem meu pai faleceu no Brasil, e minha aposentadoria foi blocada por falta de prova de vida, tive q retornar ao Brasil, porem o permesso vence somente em 07/11/2019, voltarei a Itália , somente em agosto do ano que vem, neste caso, poderei voltar a Itália, para fazer a renovação do permesso para mais 5 anos , ou o fato de ter ficado no Brasil 1 ano, me tira este direito ? Grata Acione

    ResponderExcluir
  19. tinha permisso lavoro e tem 8 anos que venceu, posso retornar e ja com um trabalho renovar o permisso

    ResponderExcluir
  20. Olá Carla Boa noite,tenho uma filha cidadã italiana ,adquiri um permesso familiaatraves dela.vivemos no Brasil é voltaremos pra italia só que hj sou casada com um brasileiro e temos uma filhinha.a pergunta é a seguinte .meu marido tem algum direito e minha filhinha de documento pra morar na italia?

    ResponderExcluir
  21. Oi carla, tenho o permesso de família e vim pro Brasil, to aqui a ms de um ano... o permisso ta na validade, tem algum problema eu pra entrar na italia?

    ResponderExcluir
  22. Olá Olá boa tarde!

    Meu nome é Cynthia e meu esposo morou a quase sete anos em Milão onde adquiriu documentos chamado permesso di lavouro e tbm identidade foi quando me conheceu ele ainda em Milão e eu no Brasil, foi aí que ele decidiu deixar a Itália e voltar ao Brasil onde se encontra a 8 anos, e a nossa dúvida é caso ele queira voltar, esses documentos adquirido perde a validade?? Teria como ele acertar atualizar os documentos??? 

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Oi boa noite, meu marido tem permesso de 2 anos que vai vencer ano próximo. O que tenho que fazer agora? Quanto tempo antes já tenho que iniciar pra fazer e como? Pode me ajudar o dele ele fez por mim e meus filhos que já temos documentos. ..obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisa pedir a renovaçao pelo menos 60 dias antes do vencimento. Pelo kit giallo da Posta mesmo.

      Excluir
  24. Olá meu permesso dia soggiorno venceu a 4 anos e ainda continuo casada mais não moro mais com o meu marido eu posso renovar meu permesso?

    ResponderExcluir
  25. quando o permesso ja ta vencido mesmo assim tem como renovar ou so fazendo outro agora?

    ResponderExcluir
  26. Ola, fiz todo o processo de renovação do meu permesso a 3 semanas mas ainda não enviaram nenhuma msg da data para a retirada do documento, achas que tenho que esperar ou posso ir à emigração?

    ResponderExcluir
  27. Ola, fiz todo o processo de renovação do meu permesso a 3 semanas mas ainda não enviaram nenhuma msg da data para a retirada do documento, achas que tenho que esperar ou posso ir à emigração?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Quero voltar a morar na Itália, mas meu permesso venceu a 8 anos. Eu estava estudando aqui no Brasil e não pude voltar. Trabalhei de idraulico e paguei impostos em Milão por cerca de 4 anos. Será que consigo encontrar algum modo de regularizar meu permesso di soggiorno, identità, patente da guida? Por favor, me ajudem... 😰

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)