29/01/2011

Inquinanti, PM10, smog, e agora???

               O assunto nos jornais na semana em Milão foi a poluição do ar nesse inverno. As 3 palavrinhas do título são as mais faladas e preocupantes no momento. Traduzindo:

- inquinanti: substâncias poluentes, que podem causar mal aos seres humanos e ao meio ambiente. 

- PM10 : um grupo composto por 7 substâncias poluentes do ar, sendo elas: dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo. A sigla PM10 corresponde a: partículas microscópicas menores que 10 µm, ou também material particulado.
- smog: aquela "fumaça", "neblina" de poluição que fica visível no céu. Nuvem composta por PM10.



            A quantidade limite que não é prejudicial à saúde é de 50 µg/m3, estipulado pela União Européia. Mas essa semana chegou a 143 µg/m3, e por isso algumas decisões foram tomadas para melhorar a qualidade do ar no capoluogo Milano, são elas:

- veículos sujeitos a Ecopass estão proibidos de circular em Milão (veículos a gasolina Euro0, e veículos diesel euro 0, euro 1 e euro 2);
- a temperatura dos edifícios devem ser abaixadas para de 20 para 19ºC, com o "riscaldamento" ligado 13 horas por dia ao invés de 14;
- neste domingo, dia 30, qualquer veículo está proibido a circular das 8:00 às 18:00. É o "Milano a piedi".


            E, para que Milão não "pare" neste domingo, os museus estarão com entradas gratuitas. Quem estiver pela cidade, aproveite e vá a um museu!! Se quiser, use máscara, para não respirar o "smog", hahaha. Ah, o uso das bicicletas públicas serão gratuitas neste dia também!!
              Como os carros estão proibidos, a ATM aumentará em 34% a frequência dos metrôs.
              Para saber mais visite o site do comune.
              Bem, amanhã não estarei por aqui. Vou estar nas montanhas, fazendo um snowboard, hahaha. Mas se estivesse com certeza iria passear em Milão de bicicleta, visitar uns museus, e respirar um pouco do ar poluído.
              Baci a tutti!

26/01/2011

Notícias rápidas

               Com tantas coisas acontecendo, hoje resolvi postar algumas notícias interessantes, curiosas. Notícias breves:

           - A Lei Regional de 2000 que estabelece que aos domingos e feriados todo o comércio deve estar fechado está para ser mudada. Devem tirar a proibição e deixar "ponto facultativo", principalmente para cidades turísticas, como Milano. (Isso é bom né? Porque sair domingo e encontrar tudo fechado, ninguém merece!)


                
               - Segundo uma pesquisa da Aqua Italia, 46% da população bebe água da torneira, tratada ou não. Um aumento de 6% em relação à pesquisa do ano anterior. (Já escrevi um post sobre beber água da torneira aqui na Itália, a água é potável, é só se acostumar, pois é diferente da do Brasil, mas não quer dizer que faça mal!)


                  - "L'Italia, un paese di ultracentenari" - São 16 mil pessoas com mais de 100 anos! 3 vezes mais do que 10 anos atrás! Os "grandi vecchi", idosos com mais de 85 correspondem a 2,8% da população,quase 1 milhão e setecentos mil idosos. A expectativa de vida aumentou também, para 79,1 anos para os homens e 84,3 anos para as mulheres. A média de filhos por mulher italiana é de 1,4. (Talvez por isso vivam mais!!!)


                   -  A taxa de desemprego dos jovens na Itália é perto dos 30%.  Uma das mais altas da Europa, abaixo apenas da Espanha e Grecia.  Um fundo de solidariedade para a ocupação dos jovens (Fisac) está sendo criado e promete criar em três anos, cerca de 300 mil postos de trabalho.


                 Baci!!!

25/01/2011

5 meses de blog, 3 de Itália e 1º Selinho de presente!

         Pois é, o tempo passa, o tempo voa, e hoje completo 3 meses na Itália, mais de 5 com o blog e ganhei o primeiro selinho, da Renata. Obrigada viu?


             E o balanço desse tempo? Hummmm..... Muito feliz! Claro que nem tudo acontece do jeito que a gente planeja, ou imagina de início, mas estou feliz com a maneira que as coisas vem acontecendo na minha vida. Só tenho a agradecer à Deus, por tudo!
               Agora, quanto ao selinho de qualidade, tem algumas regrinhas:

- Repassar o selinho para no máximo 15 blogs
- Responder ao questionário abaixo (Então vamos lá):

Blogs que merecem o selinho de qualidade:

- Célia, do Célia na Itália
- Franco, do Brasil-Itália
- Karina, do Ká entre nós
- Thais e Le, do Miami a  Milano
- Juliana, do La Nostra Italia
  

Perguntas:
- Nome: Carla
- Música: Todas Natiruts
- Humor: Bem humorada, mas nem sempre, hahaha
- Uma cor: amarelo
- Uma estação: Primavera
- Como prefere viajar: com o marido, claro!
- Um seriado: hummm, nenhum! rs
- Uma frase ou uma palavra: Amor
- O que achou do selinho: Adorei! =)

         Então é isso! Ainda não entendo direito esse lance de selinho, mas já que ganhei um de presente, tenho que compartilhar né? 
          E é claro que teria mais de 10 blogs para indicar, mas resolvi dar a 10! Que os outros não fiquem tristes (se é que gostam desse lance de selinho!rs).

          Baci!

23/01/2011

Por aqui é diferente... parte 2

               Hoje, domingo de sol e preguiça, resolvi escrever sobre mais umas diferenças curiosas da vida aqui na Itália, hoje separadas em tópicos:

- Por aqui, os cachorros são permitidos em restaurantes, shoppings, trens, bares, supermercados, etc. Aliás, os cachorros são muito amados, quase toda casa e apartamento tem um, e no verão todos saem com eles para passear no parque (o Tiago ficou até com vontade de ter um, haha);


- Por aqui, nos supermercados, as sacolinhas são vendidas, na verdade, a partir de 1º de janeiro as sacolinhas plásticas foram proibidas, estão sendo vendidas atá acabarem os estoques, depois só as retornáveis ou as biodegradáveis serão vendidas. Para escolher legumes, frutas, etc, no mercado, tem disponível luvinhas plásticas descartáveis, e cada um pega e pesa o seu;

- Por aqui os vendedores não abordam nas lojas, você tem liberdade de entrar, olhar o que quiser sem nenhum vendedor encima enchendo o saco. Fui vendedora vários anos no Brasil e tínhamos até técnicas de abordagem dentro e fora da loja! "Agarrar" o cliente ainda na vitrine! Terrível! 

- Por aqui, nos trens mais antigos, existem plaquinhas curiosas, de lugares reservados para mutilados na guerra:



- Por aqui, as escadas rolantes não funcionam direto, quando não tem ninguém elas param e só funcionam quando alguém pisa no piso sensível à sua entrada, economizando assim energia.

- Por aqui, existe lava-rápido self-service, por fichas, onde cada um  lava o seu carro, aspira e tudo o mais. Vivem lotados aos finais de semana.



- Por aqui, há muitos corvos, que cantam muito, e sempre me lembro do desenho animado. Afinal, acho que nunca vi um corvo no Brasil, só conhecia da televisão mesmo. Acordo com eles cantando, hahaha... Pra mim isso é coisa de desenho, de televisão. hahah



- Por aqui, tem muitos campos de plantação com aqueles rolos de feno enormes! Lembro sempre da FarmVille, hahah...


- Por aqui, deve-se usar anti-calcare para tudo, para a máquina de lavar, nos produtos de limpeza, por causa da quantidade de cálcio e magnésio na água. O calcário, principalmente nas águas quentes, como de chuveiros e torneiras, forma encrustações na tubulação que podem dar dor de cabeça depois. Até o ferro de passar roupa tem um equipamento específico anti-calcare;


- Por aqui, apesar do frio intenso e neve esporádica, a maioria das residências não têm garagem. Os carros ficam na rua! E todo dia de manhã é aquele trabalho de tirar o gelo do parabrisa, etc... Garagem é quase luxo! As casas, que por aqui são sempre grandes e mora a família toda (ou quase toda), essas sim sempre têm garagem, mas os predinhos (palazzi)- que por aqui têm no máximo 5 andares, e são maioria, poucos têm garagem privativa. O Franco do blog "Brasil - Itália - Dois corações e uma história" escreveu um post muito engraçado sobre as diferenças de moradia entre Brasil e Itália, vale a pena ler, eu ri muito! 

             E é isso por hoje, na medida que eu for descobrindo diferenças curiosas, postarei para vocês!
             Baci!!

21/01/2011

Perder o passaporte: um transtorno!

                  Esses dias atrás passei um apuro! Ou um quase apuro! Me dei conta que meu passaporte não estava na minha bolsa, e ele sempre está lá, junto com meu Permesso. Logo pensei: perdi, e agora???! 


                A primeira coisa que fiz: pensar em quais lugares passei e abri a bolsa, onde ele poderia ter caído, etc e tal. E assim, resolvi que procuraria nas estações de trem que ando para ir ao trabalho, na farmácia que eu havia ido, e revirar um pouco em casa também. Tudo isso, antes de fazer o boletim de ocorrência na Polizia Locale.
                 Pânico, claro! E se eu não achar??? E se tiver que tirar outro??? O que fazer???
                 Por sorte minha, eu havia deixado cair na farmácia da estação Milano Garibaldi, e eles entregaram para o posto policial daquela estação. U:fa!!!
              Quando fui lá retirar, eles já estavam com meu endereço, meus dados e tudo o mais! Então, concluí, que se eu não o encontrasse, eles me encontrariam para devolver! Ótimo, isso é primeiro mundo, será que no Brasil seria a mesma coisa? hahaha
                 E se eu não tivesse encontrado? Se eu tivesse perdido na rua, lugares assim que talvez nunca mais encontrasse?? Bem, eu teria que fazer um boletim de ocorrência na Polizia Locale e, em seguida, ir ao Consulado Brasileiro em Milão, com meu RG brasileiro e com situação eleitoral regularizada. Talvez pagar algumas taxas de nova emissão e, esperar! 
                  Mas graças à Deus, Santo Antônio e outros, encontrei meu passaporte (é, tive que pedir ajuda né? hahaha).
                  E assim, um alívio total. E nada de andar com passaporte, só cópia. Até agora ninguém me parou mesmo para pedir documentos, né?
                   Um beijo a todos! 
                    

        
                        

18/01/2011

Um dia nas montanhas!

             Domingo passado, tivemos um dia muito especial, destes esperados há tempos! Fomos passar o dia nas montanhas, no meio da neve, fazendo um esporte radical: o snowboard!
            O lugar escolhido: Madesimo, extremo norte da Lombardia, quase na divisa com a Suíça. Na estação de Ski Valchiavenna Madesimo Campodolcino.
         Ansiedade total! No sábado compramos uma calça impermeável, na Decathlon, aproveitando a liquidação, a jaqueta emprestamos e os equipamentos (bota e prancha) alugamos lá.
                Saímos cedinho, pois tinhamos pouco mais de 2 horas de viagem e o bom era pegar a estação abrindo, 8:30 da manhã! Compramos os Skipasses com promoção de 5 amigos por 140 euro. E o aluguel dos equipamentos por 20. E subimos montanha acima, de bondinho, claro!



                   Tirando que éramos o casal mais moda retrô do lugar, hahaha, foi maravilhoso! Mas como é difícil! Eu que estou um pouco sedentária, não tive muito pique, fôlego para descer várias vezes. Fora que para aprender mais se cai do que fica em pé! hahaha
                      Ficamos na pista de iniciantes, claro, pois era nossa primeira vez! E era um cai levanta danado!
                      O lugar é lindo! As montanhas, a estrutura, as crianças esquiando (invejaaaa, rs), o céu azul, o sol lindo, tudo, tudo! Algumas fotos:










                      
                    Bem, talvez numa próxima eu tente o Ski, pode ser que eu me adapte mais facilmente, ou não! hahaha.
               Foi um passeio nota 10! Mas o dia seguinte, ou melhor, os dias, estão sendo literalmente dolorosos. Como disse minha prima Madely: parecendo que fui atropelada por um caminhão!! Dói do dedinho do pé à ponta do cabelo, hahaha. Mas não dá para parar a vida por isso né? Tenho duas crianças pra cuidar, hahaha!! E são ossos do ofício né?
                      Registrei também as casinhas da cidadezinha, esta que tem pouco mais de 800 habitantes, um charme só! Casas de pedra, telhados com camadas e mais camadas de neve.. Tudo dando um encanto a mais ao lugar!






                     E assim vamos vivendo o sonho, um maravilhoso sonho real!
                     Baci a tutti!!

14/01/2011

Torre de Babel - Via Padova

            Que Milão está cheia de estrangeiros, provenientes de todas as partes do mundo, isso a gente já sabe. E onde está a maior concentração de estrangeiros por metro quadrado??? Resposta: Via Padova.


             A Via Padova, fica na Zona 2 de Milão. Essa região, tem cerca de 17% de estrangeiros, o maior índice de toda Milão. A maior parte é de Filipinos, seguidos por Egípcios e Chineses. Mas, os sul-americanos também marcam presença: Peruanos e Equatorianos ocupam o 4º e 5º lugares. E por isso, a Via Padova é ótima para quem está com saudades de certos produtos brasileiros: Leite Condensado Nestlé, Pão de Queijo (pacote para preparo), polvilho, canjica, feijão, Guaraná Antarctica, etc. Há diversos mercadinhos sul-americanos ou asiáticos, repletos de comidas estrangeiras que normalmente não se encontra em supermercados italianos. 


            Além dos mercadinhos, tem também as tradicionais lojinhas de chineses, com bugingangas baratinhas, estilo 1,99 de São Paulo, hahaha! Adoro!  E as lojas de sapatos e tênis que podemos desconfiar da originalidade, hahaha! Coisas de chineses, eles vão dominar o mundo! hahaha
         A Via Padova não tem boa fama entre os italianos. Aliás, os italianos são poucos por lá. Na Via Padova, os italianos é quem são os estrangeiros! Dizem que é violenta, que tem muitos assaltos, que é perigosa de se andar, etc e tal.... 
              Fama à parte, vale a pena visitar! Um pouquinho de cada lugar em uma só rua! 
              Para tentar perder essa fama, foi criado um projeto chamado "Via Padova è meglio di Milano" pela Comissão "Vivere in Zona 2", formada por diversos apoiadores. Vejam o site deles. Assim, promovem a cultura, o esporte, eventos em geral que ocorrem na região da Via Padova. 
              A Via Padova tem até um logotipo: 
            
              
             Quem estiver por Milão, aproveite e vá conhecer essa famosa rua!
              Baci!

11/01/2011

Profissão: Babá!

                A vida é mesmo cheia de surpresas e desafios. E o meu mais novo desafio, não sei se tão novo, nem tão difícil desafio, é o meu trabalho de babá! 
                 É, acho até que tinha comentado em algum post que começaria 2011 com um novo trabalho. 
              Aqui tudo acontece muito rápido, saí logo na vida nada fácil de faxina, pra ajudar a cuidar de 2 lindos bebês de 5 meses, gêmeos: Sofia e Luigi. Filhos de brasileiros, assim me sinto mais à vontade, em casa.


                  Eles são lindos. E dão trabalho, claro. Mamá de 3 em 3 horas, troca fralda, dá banho, faz dormir, rs... Mas é gratificante. Olhar aqueles olhinhos curiosos, ingênuos, puros.. e quando sorriem então?? Ahhhh, eu me derreto!


               Quem me conhece sabe que adoro bebês! E um dos meus sonhos é ser mãe, mas por conta das coisas da vida, esse sonho vai demorar um pouquinho pra se realizar. Então, por enquanto, vou treinando!!
                   E que treino!! hahahah
                   Ainda não tenho fotos com eles, mas assim que eu tiver, compartilho com vocês!
                   Engraçada a vida né? Eu era pra estar iniciando um curso, que não abriu turma. Agora sou babá!
                  E como eu consegui? Hum, contatos! Sempre contatos. E assim vamos indo. Vamos ver o que Deus nos reserva mais pra frente né?    
                  A vida tá corrida! Mas sempre que der, contarei novidades!
                  Baci! 


                

09/01/2011

I Saldi invernali

           Começou dia 6, oficialmente, o saldão de Inveno, na região de Milão. Loucura, loucura, loucura!! 
           Descontos de até 70%!!!
        Por isso que percebi que o Natal nas lojas não é tão movimentado, como no Brasil. Também, com promoções logo em janeiro, o melhor é esperar!! 

                  Claro que tive que conferir, né? Mesmo não estando com o bolso tão preparado!! 
             Existem até regras para as promoções. Como é uma promoção de inverno, os produtos com desconto tem que ser da estação! Mas claro, algumas lojas aproveitam para saldar umas velharias do verão passado, etc. 
                 É preciso estar atento, o desconto tem que vir claro em cada peça. 
                Bater perna é uma boa dica, ainda mais para quem não conhece muito as lojas ainda, como a mim. Pois dependendo de quanto quer gastar, os preços variam muito de loja para loja. E tudo depende também se quer marca ou não. Eu nunca liguei para marca, então não vão me ver entrando e comprando em grandes grifes, que têm produtos caros, que nem com 50% de desconto atraem meu bolso, hahaha.
                  Mas lojas mais populares, com produtos bons e baratos, tipo H&M,  tudo fica muito barato! Não dá para resistir!
                 E o saldão não é só em lojas de roupas não! É geral! Ikea, hipermercados, também entram com grandes promoções. E outra coisa: não é um fim de semana ou 1 semana de promoções não, são quase 2 meses!! Haja bolso, hahaha. Claro que as melhores coisas, os melhores produtos serão encontrados nos primeiros dias, por isso, para quem tá na Itália, não perca tempo!!
               O país todo entra em promoção. Segue o calendário para cada região ou província:



              Ah, algumas lojas vendem promoção pelo site, comprar promoção pela internet não é um luxo? hahahaha.
               E no verão tem mais!!
              Boas compras!!! Baci


05/01/2011

Começando com o pé direito! Veneza!

                Demorei para publicar esse primeiro post do ano de 2011, não por desleixo, mas pois minha vida neste ano começou a 1000 por hora. Novo trabalho, badante/babá de gêmeos (depois conto com detalhes), este que me ocupa o dia todo, e ainda chego em casa tem roupa pra lavar, comida pra fazer, casa para limpar, marido pra cuidar, hahaha.. Mas aqui estou. Viva e feliz!
            Mas antes de tudo quero agradecer a todos que comentaram no post de Ano Novo, com votos carinhosos para mim. Brenda, Flávia, Elvira, Célia, Marcelo, Bete e Antonio. Desejo tudo de bom a vocês e a todos que leem e curtem o blog.
           Meu Ano Novo foi passado na casa de uma prima, a Mirian, prima de sobrenome, mas não de convivência. Prima esta que conheci na internet, em comunidade do Orkut de sobrenome (Guanais/es), e por sermos uma família única, por também encontrarmos coisas em comum, como morar na Itália, e por muitas outras coisas,  as portas foram abertas para nos conhecermos. Ela mora com o marido (italiano) e 2 filhos, num comune vizinho à Veneza, chamado San Donà di Piave. Passamos uma gostosa virada de ano, sem tradições de  roupa nova, branca, fogos ou coisas assim. Um Ano Novo misto de idiomas português e italiano, em família.

                   No dia 1º fomos à Veneza, de trem, cerca de 35 minutos dali. E Veneza é uma pintura, é um sonho, um encanto. Não tem nada igual no mundo, é fascinante!
                        Colocarei algumas fotos aqui, mas meu álbum do Picasa tem todas as fotos que tiramos lá!








                     Veneza selou realmente o início do ano, com chave de ouro. Chave esta que abrirá muitas portas, se Deus quiser! 2011 promete! hahaha
                        Prometo fazer o possível para manter as atualizações do blog, com uma certa frequência, não vou deixá-los sem novidades! hahaha
                          Baci a tutti!!!!
                           

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...