29/07/2011

Sucesso nas rádios italianas

                     No Brasil quase não chega sucessos da música italiana, a maioria só conhece Laura Pausini e olhe lá! haha! Por isso vou colocar aqui alguns  dos sucessos atuais da música italiana.

- Jovanotti - "Il più grande spettacolo dopo il big bang"


- Giorgia - "Il mio Giorno Migliore"



- Vasco Rossi - "Manifesto Futurista della nuova umanità"


- Zucchero - "Vedo Nero"


- Fabri Fibra - "Tranne Te"


                         O negócio é se acostumar, não sei o por quê, talvez não essas, mas a maioria das músicas italianas parecem o nosso "sertenejo" meio disfarçado de Pop...hahaha! Eu ainda não me acostumei. Quem sabe um dia. 
                            Baci a tutti!

27/07/2011

Tradição - Sobremesas

                         Sabem aqueles doces "clássicos" de restaurantes? Como no Brasil, em SP, por exemplo tem pudim de leite, mousse de chocolate, pavê de bombom, etc? Então, aqui a tradição de sobremesas de restaurante são tiramisù, mille foglie, profiteroles e o tartufo.
                         
- Tiramisù - É um doce tipo o nosso pavê, feito com bolachas tipo champagne embebidas em café e vinho (ou rum, ou conhaque), mascarpone (queijo cremoso Lombardo), ovos, polvilhado com chocolate amargo. Tem também na versão sorvete!! Dizem que é a sobremesa preferida do Papa Bento XVI. Na tradução quer dizer literalmente : "me põe pra cima"! E olha que põe mesmo! Delícia.


- Mille-foglie - Antes chamado na Itália de Napoleone, o mille-foglie é de origem francesa e  nada mais é do que uma torta de massa folhada, leve, crocante e com camadas de creme entre as "folhas" de massa. Tem também nas versões recheadas com geléias de frutas (marmellata). 


- Profiteroles - Considerada uma iguaria real no século XVI, foi criado por um chef italiano a pedido da soberana Catarina de Médicis da França. É um bolinho, tipo "carolinas" recheado com creme e coberto com chocolate derretido. Pode ser servido também com sorvete.


- Tartufo -  O tradicional artesanal é uma bola de sorvete de avelã, moldada na mão, com recheio de calda de chocolate, polvilhado com cacau em pó. Se encontra os industriais (como no Brasil) nos sabores chocolate e chocolate branco. É de origem calabresa.


                     Hummm... todos me dão água na boca! Mas bem que me faz falta um pudim de leite condensado de sobremesa quando almoçamos fora, hahaha! 
                             Baci a tutti!



25/07/2011

Tradição - A Cozinha Milanesa

            Pratos típicos italianos são uma infinidade, falando de Milão ou melhor, Lombardia então, são três os mais "famosos" e "tradicionais: risotto alla milanese, cotoletta e a cassoeula.
         O risotto alla milanese é o tradicional risoto da Lombardia, feito com açafrão, que dá a cor amarelada característica. Os outros ingredientes são: cebola frita na manteiga, tutano de boi, açafrão, brodo de carne, vinho branco e o arroz Carnaroli, claro. 


                     A Cotoletta é um filé de lombo de Vitela (bezerro) no osso,  que vai empanado (no ovo e farinha de rosca) e frito na manteiga (conhecido por nós brasileiros como "Bife à  milanesa"). 


                   A Cassoeula é um prato típico do inverno Lombardo. Lá em Suzano comemos Yakissoba nas festas da cidade (por têr colônias orientais), aqui  nas festas de inverno a Cassoeula é o prato típico. Os ingredientes são: repolho, costelas de porco, carne de porco (e partes como orelha, pé, nariz e cauda), linguiça, cenoura, aipo, cebola, manteiga e vinho branco. Super calórico, mas é bom pra esquentar no friozão!! Eu, na verdade, ainda não experimentei, mas não vou perder essa no próximo inverno!


                        Bem, me deu até fome! Eu não pus as receitas aqui pois é muito fácil achá-las na internet, pra quem quiser arriscar a preparar qualquer um desses pratos! 
                       Baci!


21/07/2011

Tradição - Lemonsoda

                       Continuando a falar de Tradições, ou coisas tradicionais, agora de um refrigerante delicioso e é "marca registrada" italiana. É o Lemonsoda. 
                       O engraçado é que aqui não se usa a palavra "refrigerante", para falar refrigerante se fala bibita frizzante,  ou simplesmente o nome. As de laranja é comum falar aranciata. Aliás, na linha da tradicional Lemonsoda tem o Oransoda, que é o refrigerante de laranja e, assim como o de limão, é delicioso! Acho que já comentei que a Fanta daqui e outros refrigerantes de laranja dá pra ver que é de laranja mesmo, têm gosto, cor (amarela) e fiapinhos de laranja, e vem escrito que é sem corantes, conservantes e com laranja natural. 
                       Bem, voltando para o Lemonsoda. Nasceu nos anos 40, obra da indústria milanesa Saga. Em 1980 foi comprada pela Crodo, esta que em 1999 foi adquirida pelo grupo Campari (sempre indústrias italianas). 


                       Têm nas 3 versões como na foto. 2 litros, latinha e garrafinhas de vidro. 
                       Vir para a Itália e não tomar um Lemonsoda no bar, comprar no mercado, não tem graça! 
                        Lemonsoda é Itália! Pra terem uma idéia, até página no Facebook ele tem! hahaha!
                       Baci!


19/07/2011

Tradição - Liquirizia

                        Hoje vou iniciar uma "série", é a série que vai falar de coisas que são uma Tradição por aqui. Eu acho esse "negócio" de tradição muito interessante. Lá na minha terra por exemplo, a tradição é ir sábado e manhã no Largo da Feira e comer pastel; ir na Tradicional Festa das Cerejeiras todo ano para comer  Yakissoba. Sejam lugares, pratos típicos, bebidas... todo lugar tem suas tradições.
             Esclarecendo uma coisa, uso mais a palavra "Tradição", pois quer dizer que são coisas que permanecem "vivas" gerações, vem de geração em geração sendo mantidos certos hábitos, etc ao invés de usar "Tradicional" que tem mais um sentido de ser do "povão".
                 Bem, começo hoje falando da "Liquirizia". Que bendita é essa??? Pois é! Por aqui é muito comum. Se vê sorvete de Liquirizia, bala de Liquirizia, bebidas de Liquirizia, biscoitos de Liquirizia e até cosméticos com a danada!
                    Pois é, a Liquirizia tem um nome científico de Glycyrrhiza glabra, no Brasil é conhecida como Alcaçuz. Então, essa bendita Liquirizia é "Tradição" por aqui. Duvido que tenha um italiano que não goste!


                   A parte usada da Liquirizia é a raiz, e tem muitos usos medicinais como: bronquite, catarro, conjuntivite, gota, inflamações, vias urinárias, prisão de ventre, etc...
                    Bem, eu particularmente não gosto. Mas de ver as balinhas pretinhas, dá vontade de comer. Mas eu já tive experiências quando criança de por darem água na boca só de ver, dei com o burro n'água, porque não "ideal para o meu paladar", posso dizer assim. hahaha!


                     Podemos dizer então, que aqui  a Liquirizia é Tradição portanto, "sinônimo de Itália"!
                     Baci a tutti!
                        

18/07/2011

Frases que inspiram...

                        Graças à Deus a maré está melhorando! Trabalhando, ânimos melhorando, projetos em mente, sonhos a serem vividos.... Muita coisa tinha deixado de lado, a principal: leitura! Estava sem cabeça pra ler, também tanta novidade, tantas experiências, tantas expectativas, tanta ansiedade... Como tinha dado uma parada na meu lado "viciada em livros", não estava também escrevendo no meu outro blog, o "Frases que inspiram". E hoje resolvi reativá-lo! E convido vocês a fazer uma visitinha lá!


                         O "Frases que inspiram" é o meu blog de frases que me inspiraram um dia e que ainda me inspiram. Frases de grandes escritores, poetas, compositores. Sejam de livros, de músicas... são frases que registro e que lendo-as, as absorvi e agora fazem parte de mim! Falo também dos autores e suas obras.
                           Visitem!
                           E inspirem-se também!
                           Baci!

15/07/2011

O milagre das compras

                   Em tempos de crise, quem não conta trocados tem sorte! Haahaha. Sem dramatizar, mas já dramatizando, a Itália tá em crise, todo mundo sabe, o pacote de "Manobra" do governo vai "apertar" pra todo o lado, então o negócio é economizar.
                      A hora das compras de supermercado da semana é a hora do milagre! Sim, porque temos que aproveitar as promoções, selecionar as prioridades, contar as moedinhas e fazer o milagre acontecer.
                      E muitas vezes o milagre surpreende heim?
                      Vejam só:

- 4 L de leite semi-desnatado: 1,96
- 4 L de suco natural de laranja: 3,16
- Carne de peru (0,862 kg): 1,80
- Achocolatado em pó 500g: 1,36
- Pão baguete ciabatta: 0,79
- Refrigerante de laranja 1 L: 0,26



- Pão de Forma: 0,65
- 1 kg de macarrão tipo parafuso: 0,58
- 400 g de mix de salada já lavada e cortada: 1,39
- azeite extra virgem 1 L: 2,99
- 2 melões : 1,06
- 1 kg de pêssego: 1,28
- papel higiênico 4 rolos (dos bons!): 2,89
- "Cozze" (mexilhões) 1 kg: 2,59

TOTAL: 22,76 €

                  Voltei para casa com 3 sacolonas cheias, e contente!
                  Esse foi o milagre!
                  Ainda comprei mexilhões deliciosos para o almoço de sábado, hummmmmm!


                  Bom fim de semana a todos! Baci!

                      

13/07/2011

O calor do verão europeu!!!

                       Todo mundo já deve ter ouvido falar que o verão europeu judia, morre muita gente, que é insuportável e tal, mas devem pensar: como?, se muitas vezes nem chega aos 40º? Pois é! É tudo culpa da umidade do ar. É ela que faz com que os 30º do verão daqui seja mais insuportável que os 40º do verão do Rio de Janeiro, por exemplo.
                             E por que? Qual a relação entre a umidade e a temperatura?
                             Bem, vou explicar pra vocês!
                          A umidade do ar é a quantidade de vapor d'água presente na atmosfera. A umidade relativa do ar pode variar de 0% (ausência de vapor d'água no ar) a 100% (ar saturado de vapor d'água). A umidade relativa mínima para não oferecer riscos à saúde dos humanos é de 20%.    

                 
                       A umidade do ar aqui na Itália e em toda a Europa é sempre alta, inclusive no verão. A umidade estes dias está próxima de 80%, por isso, mesmo a temperatura estando em 28, 30ºC, a sensação é muito maior. Isso porque, quanto mais úmido o ar, mais difícil a evaporação do suor do nosso corpo, inibindo a perda de calor, já que nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele.  
                          Pra vocês perceberem como aqui é mais quente, a umidade média do verão brasileiro, em São Paulo, por exemplo, é de 20%. Um ar relativamente seco, por isso a sensação térmica não é tão grande, como aqui. Já Manaus, que sempre ouvimos falar que é abafado, quente, insuportáve, tem uma umidade do ar super alta, por isso a sensação térmica é maior.
                           Um fato que ocorre muito aqui e também é causa da alta umidade do ar é o "rastro" que os aviões deixam no céu, num fenômeno de condensação.



                           Interessante né?
                           Baci a tutti!

11/07/2011

Patente di guida italiana

                        Prometi há algum tempo de falar sobre o processo para a obtenção da carteira de motorista italiana, a famosa patente di guida.
                    Como não há acordo ainda da conversão de patentes entre Brasil e Itália, após 1 ano de residência não se pode mais usar a brasileira traduzida ou a PID, o jeito é antes de vencer o prazo, tirar a patente italiana.


                             Vamos conhecer os tipos:

- A 1 - A partir dos 16 anos, para conduzir motos leves até 125 cc e com potência máxima de 11  kW.
- A 2 - A partir dos 18 anos, para conduzir motos com potência mínima de 25 kW.
- A 3 - A partir dos 21 anos, para conduzir motos com potênia mínima de 35 kW.

- B - A partir dos 18 anos, para dirigir automóveis  não superiores a 3,5 toneladas e com no máximo 8 lugares, são inclusas máquinas agrícolas, furgões e pequenos caminhões.
- B + E - A partir dos 18 anos, permite dirigir todos da patente B mais um "rimorchio", ou seja, um caminhão com carreta que tenha mais de 3,5 t.

- C - A partir dos 18 anos, obrigatório ter a B para tirar a C, permite dirigir veiculos pesados de até 7, 5 t.
- C + E - Permite dirigir veículos, trens até 20 toneladas.

- D - A partir dos 21 anos de idade, sendo obrigatório ter a B/C, permite dirigir veículos de transportes de pessoas (acima de 9, como ônibus e micro-ônibus).
- D + E - A partir dos 21 anos, permite dirigir ônibus com "rimorchio", ou seja, aqueles ônibus duplos, tipo sanfona.



                  Para tirar as carteiras, é preciso passar por uma prova teórica e outra prática.

 - PROVA TEÓRICA: é composta por 40 questões de verdadeiro ou falso. Só é permitido o erro máximo de 10%, ou seja, 4 questões. A prova teórica por meio de teste é feita pelas carteiras A e B, a partir da C a prova teórica é realizada oralmente. O livro da auto escola tem mais de 400 páginas, é preciso estudar bastante para garantir na primeira prova.
                    Para treinar use os sites de quiz, como o Web patente ou o Quiz patente.

- PROVA PRÁTICA - A B por exemplo, as principais exigências são: estacionar de ré, inversão de pista, respeitar preferências em cruzamentos e em todos os outros quesitos (pedestres, ciclistas, etc), respeitar paradas obrigatórias, faixas de sinalização, correta utilização das setas, câmbio, freio e retrovisores. 

                   E quanto custa tudo isso? Bem, depende muito da auto escola, mas a média é mais ou menos esta:

- Taxa de licença para Patente A: 240,00 € (160,00 € pra quem tem a B)
- Taxa de licença B: 250,00 € (160,00 € para quem tem a A)

- Exame médico: € 35,00 (+ 14,62 € de "marca da bollo")
- Agendamento exame teórico: 60,00 €
- Agendamento exame de prática: € 80,00
- Aula prática de 1 hora, patente B: € 28,00
- Aula prática 1/2 h moto tipo Vespa: 15,00 €
- Aula prática 1/2 h com moto mais pesada:18,00 €


             A cada reprovação, se paga mais uma inscrição, seja na prova teórica como na prática. E tem que refazer antes que vença o "foglio rosa", que tem a validade de 6 meses.
             Bem, é isso!
             Meu marido já pegou a dele, agora antes de vencer minha PID (novembro) tenho que tirar a minha!
             Baci e buona settimana a tuttti!

08/07/2011

Frutas da Estação - ahhh o Verão!

                          Com um calor de 30ºC o melhor para refrescar é aproveitar as frutas da estação, refrescantes e deliciosas. Vamos ver algumas:

- Melancia (por aqui: Anguria (no Norte), Melone d'acqua (no Sul) e Cocomero (no Centro da Itália)) - A melancia é originaria do Vale do Nilo, chegou na Europa depois do ano 1000, as variedades mais comuns aqui são a Sugar Baby e Crimson Sweet. Composta por 90% de água é ideal para o verão.



- Melão (Melone) - Originário da Ásia meridional ou da África tropical, chegou na Itália no primeiro século e era apreciada como verdura, com pimenta e vinagre. O melão do verão é aquele com a polpa amarelo-alaranjada, que no Brasil conhecemos como melão japonês. É comumente servido no café da manhã ou lanche da tarde com o presunto cru.


- Pêssego (Pesche) - Originário da China, é bastante difundido na Itália, principalmente no Mediterrâneo. Hoje a Itália é um dos primeiros produtores a nível mundial. As qualidades de pêssego mais apreciadas no verão são a amarela ou branca (casca aveludada), o pêssego nectarina e o pêssego noz (casca lisa).


- Pêras (Pere) , Figos (Fichi) e Cerejas - São tão comuns por aqui que andando pelas ruas, parques e praças se encontra pés carregados de frutas. Uma delícia!


                    Trocar a comida pesada, arroz, massas e carnes por verduras e frutas é uma ótima pedida para aguentar o calor e ainda perder umas calorias!!!
                     Baci!




07/07/2011

Pensamento do dia....

                       Pra todos vocês que sonham e vivem os sonhos.... um poema de Fernando Pessoa, que caiu exatinho pro momento que estou vivendo, com certeza vocês se identificarão também!

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!


Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se achar, segure-o!"

(Fernando Pessoa)

                Baci a tutti!

06/07/2011

Exercer sua profissão na Itália

                       Tenho recebido muitos recados, emails sobre o reconhecimento da profissão e a possibilidade de exercer a profissão "conquistada" no Brasil aqui na Itália. Vou falar mais um pouco pra vocês!
                Bem, como disse nos posts da tag Estudos, existem as profissões que são regulamentadas (advogado, jornalista, farmacêutico, enfermeiro, químicos, etc), que precisam ser reconhecidas aqui por determinados órgãos competentes. 
                         E existem as não regulamentadas, que não precisa fazer esse processo. 


                     Para saber se a sua precisa ou não, entre no site do Cimea e lá é possível saber todo o processo e qual órgão é responsável pelo reconhecimento.
                           Alguns exemplos:

- Ministero della Salute: Dietista; Educatore professionale; Farmacista; Fisioterapista; Infermiere; Logopedista; Medico/Medico Specialista; Odontoiatra; Ostetrica; Ottico; Podologo; Psicologo; Psicoterapeuta; Tecnico audiometrista; Tecnico audioprotesista; Tecnico della fisiopatologia cardiocircolatoria e perfusione vascolare; Tecnico della prevenzione nell'ambiente e nei luoghi di lavoro; Tecnico della riabilitazione psichiatrica; Tecnico di neurofisiopatologia; Tecnico ortopedico; Tecnico sanitario di laboratorio biomedico; Tecnico sanitario di radiologia medica; Terapista della neuro e psicomotricità dell'età evolutiva; Veterinario; ecc.

- Ministero della Giustizia: Agente di cambio; Agronomo e forestale iunior; Agrotecnico; Assistente sociale; Attuario; Attuario iunior; Avvocato; Biologo; Biotecnologo agrario; Chimico; Consulente del lavoro; Dottore agronomo e dottore forestale; Dottore commercialista; Dottore in tecniche psicologiche per i contesti sociali, organizzativi e del lavoro; Dottore in tecniche psicologiche per i servizi alla persona e alla comunità; Geologo; Geometra; Giornalista; Ingegnere; Perito agrario; Perito industriale; Ragioniere; Tecnologo alimentare; Zoonomo; ecc.

                     É um processo longo (pelo menos 6 meses), gasta-se uma grana, mas nada que não valerá a pena, quando se puder trabalhar aqui fazendo o que gosta, o que quer, o que estudou...
                       Estou fazendo o meu, sei que já foi aprovado, não precisarei fazer prova e lá pra setembro o Decreto sairá, assim, poderei me inscrever na Ordem dos Químicos e procurar emprego na área.
                       Diferentemente do que haviam me informado, meus títulos foram validados na Sezione B, que seria uma Laurea Triennale in Chimica, e não a Magistrale como estava esperando. Mas num outro post eu explico o que isso significa. 
                        Baci!

Leia mais sobre estudar e exercer a profissão na Itália 

40.000 Visitas!!!!! Obrigada!!!

                         Pouco mais de 10 meses de blog e chegamos à 40000 visitas!
                         Quero agradecer a todos por acompanharem "meus sonhos" aqui.
                          Com o blog conheci muita gente legal, fiz amigos, trocamos informações e experiências, e espero que seja aqui por muito tempo!


                          Até agora foram 179 posts, mais de 860 comentários, 94 seguidores e dezenas de emails.
                          Obrigada a todos e continuem fazendo suas visitinhas, diárias, semanais... não importa, desde que nos acompanhe.



                           Baci!

05/07/2011

Pomodoro - l'oro rosso

                  Tomate é o "ouro vermelho" mais desejado e consumido na mesa dos italianos.
                  Entrou na cozinha há 200 anos apenas, foi descoberto pelos espanhóis no México lá pelos 1500, mas usavam mais como planta ornamental em toda Europa. Foi lá pelos 1700 que o tomate começou a ser usado na culinária, pelos franceses. Em seguida, foi adotado com entusiasmo pela aristocracia napoletana e outras regiões do sul da Itália e virou um enorme sucesso!
              Hoje, a Itália consome mais de 7 milhões de teneladas ao ano (uau!) e está entre os principais produtores do mundo: 30% é destinado ao consumo fresco e 70% à indústria de conserva (molhos, polpas, etc). Muitos italianos têm um pé de tomate em casa, para nunca faltar à mesa!
                  Existem vários tipos de tomate, vejamos alguns:

- Pachino

- Cuore di Bue

- Datterino


- Tondo


              E muitos outros! Não importa o tipo, formato, o importante é estar à mesa!!
              Hummmmm! 
              Percebi de cara aqui com os molhos de tomates prontos que dá pra ver que são feitos só de tomate mesmo, casca, sementes, sabor, consistência... Não é como aqueles brasileiros que parecem tão artificiais, cheios de corantes. Tanto que lá eu não podia comer molhos prontos que me fazia mal, aqui não me fazem! E tem uma variedade infinita, até os temperados já com carne, queijo, azeitona, atum, etc, da Barilla:


                       No país do macarrão, não pode faltar o melhor molho de tomates né?
                       Baci a tutti!

04/07/2011

Lago di Ghirla - Varese

                       Com o calor que tem feito aqui, nada como fazer passeios ao ar livre, parques, lagos e se possível, praia. Como estou um pouco longe de praias, fomos ontem a um lago, onde se pode nadar, fazer piquenique, churrasco, etc, é o Lago di Ghirla, na província de Varese, Lombardia.
                          Fizemos churrasco, nadamos no lago (mesmo a água estando bem fria!) e passamos uma gostosa tarde de domingo.





                          O Lago di Ghirla é um pequeno lago de origem glacial de cerca de 0,28 km2. É famoso por já ter sediado um campeonato mundial de patinação no gelo, na categoria de velocidade em 1914. 
                          O lago profundidade máxima de 14 metros, e fica numa região a 415 metros acima do nivel do mar. Com temperaturas muito frias no inverno, o lago chega a congelar o que permite a patinação. Vejam uma foto:


                          No verão a temperatura da água do lago não passa de 20ºC, mas com o calor que tem feito é perfeito para refrescar! 
                           Baci a tutti!

03/07/2011

Io non voglio essere cancellato

Io non voglio essere cancellato


              Participando do apelo "Não à censura", que vi no blog do Alberto Cane, republico aqui o texto dele, que diz que no próximo dia 6 a Agcom (autoridade pela garantia da comunicação) irá votar uma resolução na qual autoriza que se oculte sites estrangeiros ou que se remova conteúdos de sites italianos, de forma arbitrária e sem a sentença de qualquer tribunal. Uma decisão gravíssima e que talvez possa ter sido gerada pela influência da internet nas últimas eleições. Uma decisão que lembra, segundo ele, a censura nos tempos de guerra.


no censura 


Algumas sugestões para "bloquear" essa decisão são:


- Divulgar em site ou blog pessoal, para amigos e colegas;

- Assinar o pedido de "bloqueio" dessa decisão, no link: Avaaz

- Visitar a página do Agora Digitale, para maiores informações.


                  Bem, é isso aí! Fiz minha a parte.

                 Liberdade de expressão sempre! Não à censura!
                 
                  Baci  e uma boa semana!



















































01/07/2011

Trekking em Valgoglio - Bergamo

                     Continuando a contar os "passeios" com a família por aqui, fomos fazer trekking nas montanhas da província de Bergamo, a fim de chegar no Refugio Baita Cernello, que pertence mais especificamente ao comune di Valgoglio.
                  O lugar é famoso por ter "trilhas" que levam aos 5 lagos "artificiais" (pois são contidos por barragens) de água glacial, são eles Aviasco, Nero, Campelli, Sucotto e Cernello. 


                         A subida é pesada, mas a paisagem compensa, como sempre. O Refugio destino era a 1996 metros de altitude e fica logo em frente ao lago Cernello. 
                     Lá em cima tava um frio danado, apesar de já estar quase sem neve. E ainda mais: o refúgio estava fechado. Ainda bem que tínhamos coisas pro lanche, comemos rapidamente, descansamos uns minutinhos, fizemos umas fotos e fizemos o caminho de volta (mais rápido, porém mais pesado para os joelhos!).





                          Os lagos que recolhem água de chuva e aquelas proveniente do derretimento da neve, fazem parte de uma estação hidrelétrica, construída em 1922.
                                Recomendo o passeio! Belas paisagens das montanhas italianas!
                                Baci e buon weekend a tutti!

                          
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...