17/01/2012

Costa Concordia - o Naufrágio

                     Não se fala em outra coisa. Costa Concórdia, o navio de Cruzeiros naufragado na costa da Liguria, aqui na Itália. 


                           O navio transportava 4200 pessoas aproximandamente, bateu em rochas perto da Ilha Giglio na noite de sexta-feira, por sucessão de erros, imprudência talvez. Já são 11 mortes confirmadas e mais de 20 desaparecidos. Números que poderiam ser menores, se tudo tivesse ocorrido diversamente. Se o alerta e evacuação fossem realizados antes, e não quase 2 horas depois do choque. Enfim... Estão dizendo tanta coisa... O comandante, segundo gravações publicadas, saiu antes e abandonou o navio, cheio de passageiros com o navio afundando (covarde?? não vamos julgá-lo...). 
                         Uma colega com quem estudei no ensino médio fazia parte da tripulação. Fiquei sabendo por seu Facebook, está bem, sã e salva. Lamenta-se da imprensa que julga a falta de treinamento e preparo da equipe... bem, eles fizeram a parte dele. Talvez, quem tava mais em cima, não tenha feito da maneira que deveria ter feito...
                       Enfim, um desastre. Fora que o navio começa já a perder líquidos que pode contaminar toda a costa da Liguria. Fora todo o prejuízo que as pessoas tiveram e a empresa também. Fora as mortes, as famílias, o trauma!
                       Tenho visto que o mundo inteiro está bem informado. O que tenho visto em sites brasileiros são resumos fiéis aos italianos. 


                        O que podemos fazer é só rezar para que o sofrimento dessas pessoas sejam amenizados, para que o choque seja curado, para que não fique traumas... e que se deve ser feito justiça, que esta seja feita.

11 comentários:

  1. Aqui na imprensa suíça e alemã só se fala na imprudência do capitão. Um jornal daqui também publicou que era uma tradição do navio apitar quando ele estivesse próximo a ilha para que os habitantes dela acenassem para o cruzeiro. Segundo ainda este jornal o capitão queria navegar o mais próximo possível da ilha para acenar para mãe dele que estava lá...Bom, são muitas especulações. Espero que tudo se resolva e os responsáveis sejam punidos. E que as pessoas que lá estavam possam voltar a tocar a vida sem maiores traumas. Ab!!

    ResponderExcluir
  2. é Sandra. Bem, parece que já ta pagando pelo que fez. Essa da mãe dele nao sabia! O que têm falado aqui é da manobra de reverência à Ilha, e que tbm estava na ilha o chefe da cozinha amigo deles, e aí deu no que deu... bem... sei lá! beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estava mesmo querendo saber mais sobre esse assunto pois não tinha entendido muito bem o que havia acontecido. Vc tem razão, melhor não julgar porque os verdadeiros culpados ( se houver mesmo culpados ) , não escaparão da justiça de Deus . O acontecimento é triste , será o substituto do Titanic ?

    ResponderExcluir
  4. Enfim,se a culpa é do Capitao,que seja punido,com mae,cachorro e o caramba.Regras sao regras e porque um quer ser o malandro pra aparecer pra alguém os outros devem pagar?Nao da,po.

    Isso porém revelou uma coisa que eu ja sabia: a poderosa Italia que ganha milhoes de Euro por ano com turismo de toda espècie(sao mestre nesse lobby)como assim nao tem dinheiro e estrutura pra dar treinamento pra funcionarios em socorrismo ou navegaçao?Sera que é porque a tal verba enorme esta nos politicos corruptos e na mafia.

    A boa e velha vaidade italiana causou uma tragédia.Esperemos que culpados sejam punidos e tais gerentes de turismo mais conscientes e inteligentes pra lidar com pessoas.Mas na terra da vaidade e do nao sei.....hum nao sei nao.

    ResponderExcluir
  5. Eh realmente mto triste tudo isso.
    Esperamos para ver quem sao os culpados, mas infelizmente as vidas
    que foram perdidas nao tornam :(
    Ahh.. parabens pela patente Carla!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. São muitas versões diferentes, e cada vez mais descobrem mais um detalhe do que poderia ter acarretado esse acidente. Enfim, rezar mesmo pelas familias....

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla. Poxa, que situação difícil pra essas pessoas e pros familiares né?
    Mas eu acho que ainda de imediato não devemos julgar o capitão, e sim esperar o fim ou pelo menos alguma conclusão rápida do caso para que possamos opinar sobre não é? Se aqui já está o maior falatório, imagino aí.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  8. vc falou e disse Lana, a justiça maior virá de Deus! bjus

    Eduardo, nao tem nada a ver com nao dar treinamentos! os funcionarios eram sim treinados e fizeram o possivel e impossivel para socorrer rapidamente mais de 4200 pessoas.. o problema foram das autoridades do navio, que tomaram decisoes atrasadas, foram imprudentes, negligentes e tudo o mais. Se tivessem feito uma medida evacuação logo após a batida na rocha, logo após que viram que a cabine de maquinas estava alagada, teriam salvados todos talvez. Mas fizeram isso 2 horas depois. E a decisao foi de quem? a palavra final? bem, ele se salvou, mas tantos não! Não tem nada a ver de ser Itália ou não, o problema é o ser-humano, seu egoísmo e vaidade, como vc disse!

    Obrigada Nayara, bjus

    É verdade, Ju, muitas versões, muitas especulações, mas a verdade sempre aparece! bjus

    É Miller! situação horrível! mas esperamos que tudo fique bem, no final.. apesar de tudo. bju

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, Carla. A negligência foi das autoridades do navio. Por um lado, pelo menos isto já está sendo perfeitamente investigado e o melhor: ai se pune, não dão moleza. A Itália é com certeza caminho ou roteiro turístico e de hipótese nenhuma não se deve aceitar um profissional assim, nem ai nem em qualquer lugar do mundo, isto em qualquer profissão.

    "Verdadeira Itália" está no lugar errado, esquentando a cabeça a toa. A terra das vaidades é aqui no Brasil, onde "tudo se pode"... afe!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla,
    realmente foi uma tragédia,espero que culpados sejam punidos,pois acidentes acontecem mas negligência envolvendo vidas é inaceitável em qualquer lugar.
    Mas sabe que comentando com meu marido,lembramos que fizemos um cruzeiro,aqui na costa brasileira,há algum bom tempo,e o capitão fez a mesma "manobra" se aproximou bastante do continente,estávamos na região de Búzios,e dava quase p/ tocar nas rochas do estreito ,foi logo cedo e ele todo "orgulhoso" convidou/acordou todos presentes para presenciar a sua manobra,digamos "radical".
    Graças a Deus tudo ocorreu ok,mas na época achei bem irresponsável tal ação,mas me parece que é um tipo de desafio entre eles, tipo quem consegue,quem é bom mesmo,...,vamos ver se agora com essa tragédia esses capitães parem de brincar com as vidas dos outros,parem de querer ultrapassar os limites,só para satisfazer o proprio ego.
    Falei por demais,....

    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Então Roseli!!! é mesmo uma manobra tradicional! imprudencia total! acho que agora ninguem a fará mais, pelo menos assim esperamos ne? bjus e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)