25/01/2012

Terremoto? Sim, a todo momento!

                    Hoje de manhã a região de Milão sentiu reflexos do terremoto de 4,9 que teve epicentro na pianura padana emiliana, Reggio Emilia. Eu estava no trabalho, naquela correria daquele posto que não me deixa nenhum tempinho pra respirar! E não senti nada! Tiago que estava em casa sentiu tremer, e até a gaveta da sala que tá meio quebrada, caiu a frente. As pessoas sairam no corredor, um pouco assustadas. Mas foi questão de segundos.
                    Foi um terremoto sim, mas sem danos. Ontem à noite, pouco antes da meia-noite, já tinha havido um de 4,2, mas que poucos perceberam por estarem já dormindo.
            A Itália está constantemente passando por abalos sísmicos do tipo, a maioria inferior a 2, imperceptíveis por nós. Existem diversos monitoramentos, e sites que mostram on line todos os terremotos, onde, horario e a magnitude. Como esse do INGV, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, cliquem aqui.


                         O último grande terremoto italiano foi em abril de 2009, em Abruzzo, de magnitude 6,3. Que deixou dezenas de mortos, centenas de feridos e mais de 50 mil pessoas desabrigadas.
                       A Itália fica justamente na zona que têm duas placas tectônicas, em constante deslocamento.
                       O negócio é torcer pra que os abalos sejam sempre fracos, pra que não tenha mais nenhum desastre por aqui. 
                       Baci a tutti!

8 comentários:

  1. Senti o terremoto aqui também, na Valle Camonica. Meu marido, que esta em Milao (onde foi um pouco mais forte), disse que nem sentiu. Por um momento pensei que fosse o trem, so depois que "caiu a ficha", principalmente quando vi a televisao tremer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E eu ainda nao acredito que não percebi! hahahah... tanta correria.. bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla.
    Mulher, que susto heim? Mas ainda bem que você não sentiu nada, eu heim!
    Sorte pra que esses terremotos sejam fracos mesmo, porque além de assustar, causa maior estrago né? Cuidado!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Carla, quando vi a notícia,e lembrei de vc... ainda bem que não foi anda grave!!! beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa Carla, será que meus parentes em Rovigo - Veneto sentiram mais forte os tremores?? Vou mandar um e-mail para mia cugina... É nessas horas que vemos que é a natureza que manda. Ela deixa a gente brincar a vontade, mas é só ela estalar os dedos que volta a mostrar quem manda no mundo. (filosófico né...) Mas é isso... deve ser muito ruim passar por um terremoto. Abbracci.

    ResponderExcluir
  6. Hoje teve um outro terremoto, ainda mais forte. E dessa vez eu senti! os porta-retratos da estante balançaram!!! 5,4 na região de Parma! medo! rs...

    ResponderExcluir
  7. Hoje teve outro???
    Eu nao senti nada, nao senti nenhum! Estava no trabalho e nem percebi.
    Muita gente veio me falar que tinha sentido mas felizmente nada de grave aconteceu.
    Ai que medo!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu já corri falar com minha prima em Rovigo, no sul de Veneto. Disse que sentiu mas que não teve nada grave por lá. Como a maioria das cidades italianas não possuem prédios enormes ou arranha-céus, não se sente tanto. Ví na tv falando sobre isso, que cidades com mais prédios ou construções altas os tremores repercutem mais pelas vibrações. É... é a natureza provando que ela é dona do mundo e não o homem!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)