01/02/2012

Catene da neve

                    Inverno, neve, tudo branco... Bonito é, frio também, mas é um transtorno para o transporte, o trânsito, a circulação das pessoas.
                    E já desde 15 de novembro, por Lei, é obrigatório ter no carro em circulação as correntes (catene da neve) ou os pneus de inverno já colocados (pneumatici invernali) em algumas províncias italianas. 
                    Na região de Milão, nas estradas provinciais (SS), já em outras províncias, o "obbligo" pode ser em todas as estradas. Vejam aqui para a Lombardia. Para consultar outras regiões, cliquem aqui.
                 

                   O mais prático seria mesmo já ter os pneus de inverno, pois circula normalmente com ou sem neve. Já as correntes, só podem ser colocadas quando há um certo acúmulo de neve nas estradas, caso contrário podem danificar os pneus. Porém, cada pneu de inverno custa cerca de 300 euros! E as correntes podem custar de 40 a 200 euros, dependendo do modelo, tipo, marca, etc. 
                   Com a dúvida se é o momento ou não de colocar as correntes, elas acabam então ficando mesmo só no porta-malas, para não ter o risco de levar uma multa, caso a polícia pare e peça o acessório. Sem correntes, sem pneus especiais, o jeito é dirigir devagarzinho, com atenção e muito cuidado, para não causar acidentes.
                    Eu ainda tenho que providenciar as minhas, pois caso precise circular nas áreas do "obbligo", "sarei a posto"!
                     Baci a tutti!

13 comentários:

  1. Oie.
    Tenho acompanhado nos jornais aqui falando dessa onda de frio que veio da Sibéria pro resto da Europa. Algumas cidades marcaram -34ºC na Russia. Ave!
    Acho que todo o frio e a neve que não deram as caras no começo do inverno, apareceram agora. O que resta é se ''acostumar'' e levar a vida assim né.
    Posta fotos com a neve ai :p
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Miller! chegaram a falar de "mini era do gelo", meio que exagero! rs... hoje vou fazer umas fotos! bjus

      Excluir
  2. Que lindo dia hoje aqui em Cesano Maderno, a neve estah muito alta! Infelizmente demorei 40 minutos para chegar no serviço..isso pq vim de carro! Normalmente faço em 20 minutos com bicicleta mas eh impossivel andar de bicicleta com essa neve toda!
    A neve para o transito gera caos, mas que eh linda eh, nao??? Beijaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Nay, hoje pra sair pro trabalho foi um terror! Tinha quilos de neves no carro, nas ruas, cheguei atrasada, e tava um perigo dirigir.. menos mal que agora até abriu sol e ja derreteu pelos menos as estradas mais transitadas! bjus

      Excluir
  3. Carla, vocês conseguem andar de bicicleta na neve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei Eveline, mas vejo alguns se arriscando! ahhaha... e como no momento estamos sem bicicleta, ja que a nossa foi roubada, nao da pra eu ver como seria.. mas acho que prefiro na primavera e verão, vou esperar mudar a estação pra comprar uma! pois na neve deve espirrar tudo, os carros passando ao lado tbm! melhor não! ahhah. bjus

      Excluir
  4. Oi Carla! Quer dizer que deixaram a porta do freezer aberta por aí, é? Nos telejornais não se fala em outra coisa, estou pensando se vc não vai virar um sorvete de Carla sabor bem brasileiro ... rs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahh... pois é Lana! mais do que isso! isso aqui virou um frigorífero e tava um transtorno até pra sair de casa! mas agora ja ta melhor, e nao temos mais previsão de neve por enquanto, mas frio sim! deve chegar a -14!! bjus

      Excluir
  5. Oi Carla!A neve chegou aqui em Roma, como voce ter ja ter visto dai.E como aqui nao neva tanto a mts anos e pelo visto o pessoal da segurança nao estava preparado pra acudir tantas emergencias, o resultado foi o caos! E quanto ao uso obrigatorio de correntes, o que menos vi por aqui foram carros usando. Um absurdo né?! Mas creio que ai tb nao seja diferente.Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria, eu vi! que pena ne? mas tbm estranho, pq desta vez foi tudo previsto, como a neve demorou pra chegar, as previsoes foram certeiras para fim de janeiro... o problema é que desta parte nao têm tanta estrutura pra isso! agora nao tem obrigatoriedade de usar as catenas, e sim de tê-las no carro. Até mesmo porque, como eu disse no post, para chegar ao ponto de utiliza-las seria preciso uma grande quantidade de neve nas ruas, para nao danificar os pneus. bjus

      Excluir
  6. O problema das correntes para neve é que os pneus devem ser ligeiramente esvaziados, a corrente deve ser montada antes de pegar a estrada e se não houver neve, adeus pneus. Uso sempre pneus de neve, de novembro a março. Custam um pouco mais, mas não corro o risco de estragar os pneus e é muito mais prático.

    :)

    ResponderExcluir
  7. Menina, que enxurrada de neve e frio por aí, né!?! "Fugi" na hora certa! Hahah

    Carla, deixa eu te dar uma dica, meu noivo tbm não tinha os pneus de inverno, como a gente morava na Holanda e lá não era obrigatório, a gente evitou esse gasto, mas na mudança pra voltar pra Bota, ele teve q comprar, e encontrou um jogo de pneus invernais bem beeem em conta no Ebay.it. Claro, q ele se informou e antes de fechar a compra foi lá na casa do vendedor pra inspecionar se os pneus eram bons mesmo, e pra alegria do nosso bolso eram! Negócio fechado, carro protegido e o nosso bolso não tão ferido. Ehehe Dá uma procurada no Ebay, e vai q você acha uma boa oferta.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério Manu? que legal, bom saber.. menos uma preocupação com pneus de inverno ne? obrigada. bju

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)