20/02/2012

Ivrea e lo storico Carnevale!!!

                       Ontem fomos conhecer o famosíssimo e histórico Carnaval da cidade de Ivrea, na provincia de Torino. É um evento único de reconhecimento internacional, numa mistura de história e lenda. 
                        Tudo acontece em torno da lembrança de um episódio da libertação de uma tirania na Idade Média. Uma rebelião iniciada pela filha de um "mugnaio" (aquele que moia os cereais) contra o tirano barão que "matava" de fome a população.
                          Durante os 3 dias de festa, acontecem desfiles com os personagens históricos e o momento mais esperado: a batalha das laranjas! Momento que retrata a rebelião popular contra a tirania.    


                     Na batalha, o povo representado pelos "aranceri", a pé, sem nenhuma proteção, combate com laranjas contra os soldados do senhor feudal, os "aranceri dei Carri da Getto", esses em carroças puxadas à cavalos, com máscaras e roupas de proteção (tipos aqueles de futebol americano) que lembram as antigas armaduras.



                         Como um sinal de participação na festa, todos os cidadãos e os visitantes, devem vestir o Berretto Frigio, um gorrinho vermelho em forma de meia que representa a adesão à revolta e, portanto, aspiração à liberdade. O gorrinho também significa que você não estará participando da batalha das laranjas e não quer ser atingido.


                            Os "aranceri" são divididos em 9 equipes, cada qual com sua bandeira, seu uniforme e seu QG. Já os "aranceri dei Carri da Getto" variam a cada ano, esse ano são 49.


                           Como acontece a batalha: 

- as equipes se reunem em seus QG's (2 ou 3 por praça no centro histórico de Ivrea), preparam suas caixas de laranjas, seus uniformes e toda a vontade de guerrear. Inicia a batalha quando os carros da Getto começam a  percorrer toda a cidade, entre as praças, atacando com laranjas "o povo em revolta", estes também respondendo com lances de laranjas. 




                          E é emocionante! Vejam um vídeo que fizemos:



                          Segundo dizem, ainda no tempo da Idade Média, a "guerra" era feita com feijões, estes que eram doados pelo barão à população pobre duas vezes ao ano. E esta, revoltada com a miséria e tirania do governo, por desprezo, jogava-os fora em praça pública. E ainda, em tempo de carnaval, os mesmos feijões eram atirados nos adversários. Foi em torno dos anos 30 do século passado, que junto à flores e confetes, laranjas eram lançadas das sacadas dos prédios pelas meninas, nos carros carnavalescos para serem notadas. Os carros começaram então a responder, e assim, ao longo dos anos, virou a batalha que tem hoje, com regras precisas e equipes vencedoras.

                             Bem, quem é de fora pode participar??
                             Sim, pode! Primeiro, pra entrar na festa se paga um ingresso de 5 euros, fora que se você não tiver um gorrinho vermelho, comprará  "tradicional" em forma de meia que custa outros 5 euros (isso se não quiser participar da batalha das laranjas). Já se quiser participar da batalha, deve comprar o uniforme em uma das 9 equipes e entrar na guerra! 
                           O uniforme da Asso di Picche, a mais antiga equipe, fundada em 1947 custa 90 euros. Se quiser alugar, paga 50. Para saber mais sobre cada equipe cliquem aqui.
                        No próximo vídeo, que peguei na net, mostra um pouco mais da festa e apresenta as equipes.


                        Mas Ivrea não é só carnaval não. É uma cidade super charmosa e no próximo post contarei um pouco mais para vocês.
                         Baci a tutti ed una buona settimana!




4 comentários:

  1. Oie.
    Já que não tem Carnaval bom como aqui do Brasil vai este aí mesmo né Carla? Parece bem animado, gostei.
    Beijo, bom feriado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Miller, é tudo um outro clima, mas tbm bom demais! adorei conhecer! Aqui nao é feriado :( entao bom feriado digo eu pra vc! bjus

      Excluir
  2. Bem legal, Carla. E' um dos carnavais que gostaria de ver depois do Viareggio, ja que o de Veneza fui ver no ano passado.
    Gostei da historia que voce descreveu e da bagunça organizada. So fiquei com pena de ver tanta laranja no chao!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai gostar Ju, é bem diferente. Realmente dá dó das laranjas, e é organizado mesmo... tem telas de proteção pra quem ta so assistindo nao ser atingidos pelas laranjas, tem segurança e nao vimos nenhuma baderna.
      Quero conhecer Viareggio tbm.. Venezia não sei, ja falaram que nao tem nada demais, só o pessoal vestido, fantasiado girando pela cidade.. mas só por estar em Venezia deve valer a pena. O que achou? bjus

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)