20/04/2012

A corrida do emprego!

Itália em crise. Todo mundo sabe, ouve falar, vivem... Mas o que realmente significa na questão "Emprego"???
Bem, empresas fechando (no primeiro trimestre deste ano saldo negativo entre aberturas e fechamentos de empresas : -26 mil), economia instável fazendo com que empresas invistam menos, contratem menos, e assim por diante. Contratos de trabalho precários, etc.
Acontece que todo mundo precisa trabalhar! Os que já trabalham mas não estão contentes com o emprego, com a situação, acabam aceitando pois se sair sabe lá se consegue outro. Aquela coisa: "não tem tu, vai tu mesmo"!
Os que estão sem trabalho, estão na "corrida do emprego". Currículos e mais currículos, andando pra lá e pra cá nas agências, de olho nos sites de emprego na internet (e eu estou entre esses!).


Já postei ano passado dando dicas como procurar emprego (Cliquem aqui). Os centros de empregos ajudam muito, tem que manter o cadastro e currículo atualizado a cada 6 meses. Fui lá, atualizei meu currículo e peguei uma lista de agências de empregos na região onde moro pra re-começar entregando currúculo. O que tem também bastante neste período são os trabalhos temporários para o verão (em hotéis, parques de diversão, clubes, piscinas, etc.). 
Tem também quem investe num período estudando inglês e trabalhando remuneradamente através de uma agência em países como Inglaterra, Alemanha e Irlanda.
Sugiro pra quem tá aqui na procura por emprego esses sites (cliquem nos links):

- Dentro do site Provincia di Milano-Lavoro vale a pena ver:
- Lista de sites de agências de empregos (entre em cada uma e cadastre seu currículo)
- Clic lavoro (o site de Emprego do governo Italiano).

- Ti Consiglio - Curtam a página deles no Facebook e receba ofertas de emprego em toda a Itália diariamente.

- Sites de busca de emprego: Bakeca, Kijiji, Help Lavoro,  Cambio Lavoro, Lavoratorio.it

- Lojas, supermercados, grandes redes e indústrias: se cadastrar diretamente no site de cada uma.

Vai até cansar de tanto cadastro, preencher tudo, muitos não aceitam currículo anexado, deve preencher formulário on line, e sei, é um saco! Mas tudo por um emprego não???
Estar atualizado, fazer cursos, estudar é sempre bom e fundamental para estar à frente na "corrida do emprego".

Terça-feira dia 24, véspera de feriado, acontecerá em Milão o Synesis Forum 2012. Um evento para aproximar profissionais e empresas, em prol dos estudantes, profissinais graduados ou diplomados na busca por emprego. Entre as empresas que estarão lá estão: Allianz, Arval, Brico Center, Buongiorno, BNL Gruppo BNP Paribas, Business Integration Partners, Business School Sole 24ORE, Dale Carnegie, eFinancialCareers.it, European Patent Office, Goodyear Dunlop, Gruppo AB, Henkel, H3G, Hic et Nunc, L’Oréal, Mazars, Monster, Oxylane, Prometeia, PWC, Roche, Towers Watson, Umana, Unilever e Vodafone. 


Será realizada também uma palestra dada por profissionais de RH sobre como redigir um bom CV, como se comportar numa entrevista e muito mais.  Para saber mais, clique aqui. Eu já tenho um compromisso na terça-feira de manhã, não sei até que hora, mas farei de tudo para participar. O evento começa pela manhã às 9:30 e vai até as 5 da tarde, no endereço viale Monte Rosa 91 – MM Lotto.
É isso aí! E seja o que Deus quiser! Fé e pé na tábua! 
Buon weekend a tutti! Bacini!

12 comentários:

  1. Carla
    A coisa tá preta mesmo!
    Mas me diz coo anda a vida nesta Italia linda e cheia de encantos.
    Super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. põe preta nisso Célia! a vida tá indo, mas sem prospectivas.. baci

      Excluir
  2. Fé e pé na tábua!
    Eu adicionaria bom humor, pois cara fechada estraga o fígado.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è vero Allan! um ótimo bom humoar, ajuda muito! rs... baci

      Excluir
  3. Oi Carla

    Eu não sei até que ponto a situação na Itália está dificil, ou se realmente não seria uma questão de "orgoglio" italiano. Eu acredito que emprego, TÊM! O problema é que devido ao EGO italiano, muitos não se dispõem a fazer trabalhos, digamos assim, desleixantes (gari, padeiro, porteiro, atendente, vendedor,etc...) A grande maioria quer fazer o que "acha" que pode, quer ganhar o que "acha" que vale, etc...
    Eu creio que acima de tudo, se a situação tá boa ou ruim, devemos priorizar primeiro NÓS, no sentido de estarmos realizados e sermos felizes. O resto agente consegue "na raça" e com um certo tempo.

    Quanto aos empregos temporários, eles são bem remunerados como os de "tempo indeterminato"?

    Torço para que vc consiga logo una occupazione.
    Att.
    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mauricio, vc não está na Itália né? A coisa está realmente preta! Não é questão de orgulho ou não! Tanto que falo por mim e por todos que estão na corrida do emprego, até mesmo italianos amigos meus! Sim, alguns jovens ate escolhem emprego, mas porque estudaram e não querem o diploma "no lixo" pra fazer faxina.... Os mais velhos, que nao estudaram, trabalham de qualquer coisa (tanto que o dono da casa que moro é pintor), e ainda assim encontram dificuldade... o dinheiro nao gira mais como antes! Emprego qualificado com uma lista enorme de exigencias têm! O duro é agradar e se enquadrar a estes!
      Empregos temporarios tem o mesmo salario do tempo indeterminadao, afinal seguem as regras do contrato! A diferença é que acaba e nunca se sabe se será renovado!
      abraço

      Excluir
  4. Não está fácil aqui na França tb não... Muita gente com diploma superqualificado e o que sobra são empregos que exigem qualificação mais baixa.
    Uma vez, quando eu estava no orgão do governo que "ajuda" os desempregados, comentei que estava frustrada de ter que me contentar com um emprego abaixo das minhas capacidades e dos meus diplomas, e o conselheiro me disse que eu teria que me acostumar, pois 95% dos franceses trabalhavam em empregos abaixo do nível de estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Milena! Acontece isso tbm! Vamos ver se essas eleições na França, mude o futuro não só do país mas de toda Europa ne? baci

      Excluir
  5. Oi Carla, pelo que parece não é uma boa época para se tentar a vida na Italia, estava pensando em ir com minha noiva para Belluno no Veneto logo após nosso casamento, que é em junho deste ano, mas visto que "lá está como cá", muito dificil para quem está começando. Mesmo com a Dupla cidadania está preocupante deixar o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, seria melhor esperar um pouquinho, ver se essa crise passa...mas o que sempre falo: depende dos seus objetivos.....

      Excluir
  6. Carla, muito legal ler seus comentários, e de todos.
    Pena que todos insistem na crise, eu acredito que quando queremos e batalhamos a gente consegue. Eu só sei que até março de 2013, estarei por ai,vou atras dos meus sonhos.
    Mas ajuda é sempre bom, e conselhos de pessoas em quem acredito tb, eu sinto em voce uma pessoa muito sincera desprendida, e que passa uma visão honesta, para o que voce faz, por isso peço a sua ajuda, seu conselho se puder me dar, a respeito de alugar, onde p preço é mais barato e bom, qual a cidade, comune, enfim, sair daqui já com alguma referência é muito melhor. Se puder me dar dicas de tudo o que vc achar bom pra que eu comece uma nova vida com mais segurança, eu te agradeço.
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, o importante é acreditar nos sonhos e correr atrás!
      Não sei como te ajudar, pois as experiências que tenho são aqui da província de Milão. Mas no post que falei de moradia tem dicas de como procurar, sites de anuncios de alugueis, e da pra pesquisar por cidade, e comparar preços tbm! boa sorte! baci

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)