24/05/2012

Cidadania italiana - documentos

           Continuando a série dos posts sobre Cidadania Italiana. Hoje publico os documentos necessários para dar entrada na Cidadania por Ius Sanguinis. E como já falei no primeiro post, em breve o Sonhos na Itália estará com uma parceria em processos de cidadania, assessoria, documentação, tudo para a obtenção do passaporte italiano. Aguardem!!



 Documentação exigida para o pedido de cidadania italiana por ius sanguinis:

1.1 Registro de Nascimento ("estratto dell'atto di nascita") do ascendente italiano que irá originar a cidadania, emitido pela autoridade civil da cidade onde ocorreu o nascimento (Comune Italiano) 

Caso o ascendente tenha nascido quando ainda não existiam os registros civis, apresentar a Certidão de Nascimento da igreja, emitida pela autoridade religiosa, com respectivo reconhecimento feito pela Cúria, e a carta resposta do Comune atestando que naquela data ainda não existiam registros. 

1.2 Certidão Negativa de Naturalização, emitida pelo Ministério da Justiça, cliquem aqui.

Nesta certidão deverá constar o nome do ascendente italiano com todas as eventuais variações constantes nos demais registros brasileiros (ex: Giuseppe/José, Giovanni/João e também alterações no sobrenome). 

Caso constar que o ascendente tenha se naturalizado, isto não prejudicará o direito à cidadania desde que a naturalização tenha ocorrido após o nascimento dos filhos. 

1.3 Se o ascendente casou na Itália, Registro de Casamento emitido pelo Comune italiano ("estratto dell'atto di matrimonio"). 

1.4 Certidões de Registro Civil, (nascimento e casamento) desde o ascendente italiano até os pais do descendente brasileiro candidato à cidadania. 

2. Certidões do registro civil (nascimento e casamento) do candidato à cidadania e dos seus filhos menores de idade.


               É isso aí! Baci a tutti!

4 comentários:

  1. Olá Carla,
    Tudo bem?

    Opa, agora gostei da idéia da Assessoria para reconhecimento na Itália... Pretendo ir no fim do ano fazer a minha, vamos ver se você já tem a sua proposta bem definida para eu avaliar...hehehe...é sério!

    Obs: acho bom você reforçar a idéia de que todas as certidões civís emitidas no Brasil devem ser de INTEIRO TEOR, não adianta ser a simples!!!

    Abraços
    Mauricio Delagustin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Mauricio! que bom! seria muito legal se fizesse tudo com a gente, assim nos conheceríamos ne? logo logo vou publicar os contatos e assim podemos ver uma proposta! E obrigada pela dica do INTEIRO TEOR , é verdade! baci

      Excluir
  2. Ciao Carla

    A CNN jà hà alguns anos nao è mais emitida pelo endereço que voce citou e nem atravès de carta - segue o link do passo a passo para solicità-la diretamente online no site do Ministério da Justiça - Departamento de Estrangeiros: http://www.minhasaga.org/2009/07/novos-procedimentos-para-o-pedido-da.html

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)