27/06/2012

Brasileiros na Itália - Brasil com Z

                  E lá no Brasil com Z:

Brasileiros estão em todo o mundo. E na Itália não é diferente. São cerca de 47 mil brasileiros residentes na Itália (legalmente, pois por incrível que pareça, tem muita gente há anos aqui ainda sem documentos, “in nero” como se diz por aqui, e com estes dizem que o número pode passar dos 120 mil, mas não sei, pois não há dados oficiais, claro).



Então é comum encontrar brasileiros em todos os cantos, principalmente na Região da Lombardia, onde está a maior parte deles (ou de nós! rs). Desses brasileiros, uma parte tem cidadania italiana e a grande maioria, Permesso di Soggiorno, o visto/permissão para residir aqui, seja por trabalho, por família, por estudos, etc.



Os brasileiros são bem recebidos, e pelo que ouvi e vi por aqui, têm a boa fama de ser gente trabalhadora (ainda bem!). Apesar que ultimamente com essa história de crise, nós brasileiros, o que mais ouvimos é: “O que você está fazendo ainda aqui na Itália?? Com o Brasil bom do jeito que tá?”

Continuem lendo lá no Brasil com Z. Cliquem na figura acima! 

Grazi e baci a tutti!

10 comentários:

  1. Meu Deus! mais que "besteira" foi vendida ao mundo! Aqui em Sp estamos vivendo uma guerra civil, temos que viver escondidos, dizem que vão "refazer" o código penal mas é em benefício aos bandidos! Não temos o básico que está previsto na constituição! Do que adianta ser classe média se você nem dorme direito? Eu me revolto com isto... este é o grande BOOM! O Brasil está bombando, mais para pior...

    Estou feliz em saber que somos bem recebidos e bem vistos como gente trabalhadora, mas é uma pena que alguns levam daqui o seu "jeitinho brasileiro" e acabam falando muito mau do lugar... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Patti! mas muitos pensam o contrario. Quando publiquei o post deste tema, da reportagem de uma revista italiana falando do Brasil, recebi muitos comentarios falando que nao esta la essas coisas, e outros defendendo, achando que ta mil maravilhas.. a verdade, cada um tem sua vida, suas experiencias e suas oportunidades.. entao pra uns com certeza deve ter melhorado... Concordo plenamente com vc! do que adianta aumentar o poder aquisitivo se vem um e te rouba tudo???? Brasil pode estar se destacando em muitas coisas, mas o basico para o povo , é fraquissimo: saúde, segurança e educação. e sem essa base essencial, nao vai pra frente!
      bjus

      Excluir
    2. O Brasil é 6ª economia mundial e 88ª em educação. Aqui não se investe em nada no básico, educação, saúde e segurança. Do que adianta ter uma renda melhor, e não ter orientação e educação para administrar? A educação influência em todas as outras coisas da vida. Ai não teríamos tanta corrupção, marginalidade e essa diferença social enorme que temos aqui.
      Aqui no Brasil virou moda crimes brutais, explosões em caixas eletrônicos, policiais estão sendo mortos por essas facções criminosas.
      Saudades da Itália, onde nunca vi nada disso, pelo menos em morei, andava tranquilo a noite, os carros todos pra fora, nunca vi nem assalto de casa, carro e pessoas. Os bosques, parques e praças limpos. Não é como aqui, onde povo taca lixo em qualquer lugar, entulho, móveis velhos. Queria muito voltar.

      Excluir
    3. concordo com vc! salarios altos nao garantem qualidade de vida!

      Excluir
  2. Falo e disse Patricia e Carla!!Esse é o cenário do Brasil hj.
    Marcelo
    Baci

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla
    Gostaria de saber se vc já presenciou ou ja sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação ai na Italia, de qualquer tipo que tenha sido? Pois tem muitas pessoas falando que a maioria dos brasileiros que vão para morar na italia sofrem preconceito, tem ate um blog de um cara que so fala sobre isso. Sei que preconceito existe em todo lugar, mas eu queria saber opniões de pessoas diferentes.
    Obrigado.
    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Arthur... preconceito explicito, direto não! Mas claro, senti já diferença por ser estrangeira... e mulher brasileira....

      Excluir
  4. Boa noite, Carla!

    Parabéns pelo texto! Eu e minha esposa queremos morar na Itália. Infelizmente não somos descendentes e por isso sabemos que será um caminho longo. Não pretendemos ficar ricos ou algo do tipo, apenas queremos mudar para a Itália. Adoramos a cultura, povo, culinária, etc. italiana. Apesar da crise você acha que conseguiremos algum emprego aí? Você acha loucura nossa querer morar na Itália? Qual seria a melhor região para começarmos uma vida nova?

    Abraços,
    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, é uma questão difícil! Muitos vêm pra cá, como escrevi no post no Brasil com Z, e ficam anos vivendo aqui "prisioneiros", vivendo normalmente, mas sem documentos, então não podem sair do país, nem voltar para o Brasil. Vim sem cidadania, ou sem já um visto valido, como o de trabalho por exemplo, é um desafio. Eu confesso que jamais faria! E conseguir um visto de trabalho hoje em dia é dificílimo, pra nao dizer impossível... Conselho: Se programem, aprendam o italiano, se falar inglês melhor ainda, e tentem vir com visto de estudos. Vcs têm faculdade? Podem tentar uma pós aqui e assim obter o visto de estudos.. E depois correr atras de um visto de trabalho , com mais tempo. Boa sorte!

      Excluir
    2. Sou ítalo-brasileira, vivo em Portugal há 10 anos e aqui é a mesma coisa, chamam os brasileiros de favelados, bandidos e que todas as mulheres são putas, apesar de ter a cidadania portuguesa também .. para mim é como papel higiênico, não serve para nada!!!!! amo a Itália, pq os italianos que foram para o Brasil eram humildes, foram com uma mão na frente e outra atrás, e vamos dizer que aqui em Portugal quase todos os dias dizem : - Pq vc não volta para o Brasil já que está bom por lá ???? eu respondo :- Pq vcs não voltaram para Portugal todos os 44 milhões de portugueses e seus descendentes diretos para cá quando o país estava muito bem ??.. aliás europeu só gosta de ver o seu próprio rabo, conto os minutos para voltar ao Brasil, não troco o meu país por esses lixos de países que maltratam brasileiros, boicotam e ainda se fazem de coitadinhos no Brasil, com sorrisinho no rosto conseguem tudo com brasileiros, aliás é somente no Brasil que os de fora chegam, pintam e bordar e ainda o Brasileiro diz: - Voltem sempre, nos roubem sempre, serão sempre bem vindos, Obrigado!!! acabouse a época, e ainda há brasileiro que reclama do país que é isso e aquilo .. ui venham dar uma volta para cá, venham !!!!!!

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)