26/06/2012

Tradição - Basilico

                      Italianos A-DO-RAM o tal de basilico. Sabe o que é? É o nosso manjericão, que não sei da onde saiu esse nome em português, mas o basilico veio do nome científico da planta que é ocimum basilicum. Bem, então, o manjericão tá presente desde na tradicional pizza margherita, como em sopas e outros pratos, e é a base do molho "al pesto".


                  O pesto é uma receita tradicionalmente genovese, ou seja, de Gênova. Dizem que é afrodisíaca! É um molho frio e um dos mais conhecidos no mundo!
                  Vai uma receitinha básica (dentre as tantas versões existentes na Liguria):

Ingredientes:

- 50 g de folhas de manjericão lavadas (folhas frescas!)

- 50 g de pinolis (lê-se “pinólis”! Isso é um pinhão pequenininho, pouco utilizado na culinária brasileira e por isso tão desconhecido no Brasil. Em alguns supermercados brasileiros é possível encontrá-lo, mas não  são tão baratos! Se pesar no bolso, substitua-o por nozes sem casca, na mesma quantidade.)

- 30 g de queijo tipo parmesão ralado

- 30 g de queijo pecorino (pode ser substituído pela mesma quantidade de parmesão de novo!)

- 1 dente de alho (descascado, claro)

- 200 ml de azeite de oliva extra virgem

- sal grosso a gosto ( mais ou menos uma pitada)



Modo de preparo:

Se tiver um pilão, ótimo! Use ele. Se não tiver, será necessário um processador ou um liquidificador.

O inconveniente dos aparelhos elétricos aqui é que, se bater muito, pode subir demais a temperatura do molho e fazer com que ele perca cor e aroma. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se colocar por um tempinho na geladeira a vasilha que será usada para bater os ingredientes.

Coloque as folhas de manjericão, o sal e o dente de alho no pilão e comece a amassar com o socador em movimentos circulares (ou bata isso tudo no processador de vasilha geladinha). Acrescente os pinolis e continue moendo até virar uma pasta.

Adicione os queijos e misture. Por último, vá acrescentando o azeite “em fio” (é só virar devagar e deixar um fiozinho cair enquanto é misturado) até conseguir uma pasta cremosa. Se não conseguir fazer o fio do azeite, vá colocando ele bem aos pouquinhos.

Pronto!

Misturar com o macarrão "al dente" preferido e huummmmmmmm! Deu até fome!

Baci a tutti!

Um comentário:

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)