16/08/2012

Contas a pagar

Quanto se paga de energia elétrica, gás, água, telefone ou internet aqui na Itália?
Essa é a pergunta que muitos me fazem e chegou a hora de responder!

Aqui a concorrência é livre. Existem diversas empresas que fornecem energia, gás, telefone, etc. Então, antes de "fechar contrato" com a primeira que aparecer, vale a pena pesquisar, pois há diversas promoções e ofertas vantajosas em cada uma delas.

Começando por Energia Elétrica

As empresas concorrentes mais conhecidas são:

- Enel Energia - é a número 1 em fornecimento de energia e gás, tem o Atendimento al cliente com maior pontuação de satisfação. Mas nem sempre tem o melhor preço. Tem que estar atento às promoções sempre. Para ter uma ideia, eu e meu marido, consumimos nas estações quentes em média 85 kWh/mês, isso entra no corte small (pelo preço atual), pagando então 29 euros ao mês. Mas quando ativamos, tinha uma promoção, então pagamos cerca de 17 euros ao mês! Lembrando que dependendo do tipo de calefação que se usa na casa/apartamento, pode ser alimentado por energia elétrica, aumentando o consumo no inverno.

- Edison - É uma das mais novas e com preços vantajosos, principalmente se você fizer tudo pela internet e consumir pouco. Os preços atuais vão de no mínimo 22,50 euros ao mês.

- Eni -  Está com a promoção de 0,092 €/kWh.

Gás

Normalmente as mesmas empresas fornecedoras de energia fornecem gás. O gás aqui é utilizado na cozinha, no aquecimento da água (banho e torneiras) e calefação (dependendo do tipo). O consumo aumenta significamente no inverno e é preciso estar atento! Na Enel por exemplo, um corte small de até 120 Smc/ano, sai por 14 euros ao mês.



Água

A água é pública, e se paga somente distribuição e tratamento, como no Brasil. Na maioria das vezes está inclusa no condomínio, onde é dividido o gasto total do condomínio entre os condôminos (mesmo não sendo muito justo). Para se ter uma ideia, se paga em média de 1 a 1,50 euro por  m³ de água.

Telefone e Internet 

Também tem diversos fornecedores, atentos sempre à promoções e principalmente (como energia + gás) as promoções combinadas de ADSL + telefone fixo.

- Infostrada Wind - 19,95 euros ao mês, internet e telefone ilimitados (para chamadas em toda Itália), por 1 ano.

- Telecom Italia - está com uma oferta atualmente de telefone fixo (ligação local ilimitada) mais internet ilimitada por 21,26 euros ao mês. 

- Teletu - Uma das mais em conta, com o call center mais chato (ligam toda hora), estão com promoção por 18,90 euros ao mês, internet ilimitada e telefone ligação local ilimitada. 

Depois tem várias outras: FastWeb, Tiscali, Tre, etc. 

Ficar atentos sempre, ao escolher os fornecedores, com custo de ativação, instalação, depósito caução (normalmente a caução não é requerida se o método de pagamento é débito na conta corrente ou cartão de crédito), e outras taxas, para assim escolher a empresa que melhor atente às necessidades.

Já deu pra ter uma ideia né?
Num próximo post vou falar sobre aluguéis e também tipo de calefação na casa, que altera e muito as contas a pagar, como gás, energia e condomínio.

Baci a tutti!

3 comentários:

  1. Olá Carla,

    Muito interessante este post'...estava aguardando por ele....

    Só para saber, quantos m3 de água, você e seu marido consomem ao mês, só para eu ter uma base..

    Como são os planos para celulares? Existem os planos pré-fixos, semelhantes aos do Brasil, aí na Itália?

    Já que estamos falando de contas, eu sugeriria para no próximos post (ou mais adiante) comentar sobre os custos por exemplo de locomoção diária (metrô, ônibus, trem, etc...) E também sobre as despesas do supermercado...
    Mas é só uma sugestão...


    Abraços e sucesso.
    Mauricio


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou. gostei das suas dicas tbm, vou escrever sobre celulares e o transporte.. supermercado ja tem alguns posts com exemplos de preços...
      Agora quanto ao consumo de água, nao faço a menor ideia! Pois como disse, é incluso no condomínio, e não tem contador para cada apartamento! abraços

      Excluir
  2. Oi Carla ,e bom viver na italia eu e a minha esposa estamos pencando em viver na cifade de candela ai na italia .
    Tem por gentolesa de me informar .
    Fico aguardado sua resposta .Obrigado....

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)