31/08/2012

Coperto. Che cos'è???

A pedidos de Diogo e Fernando, que estão aqui na Itália tirando a Cidadania Italiana com o Benvenuti, depois de passar raiva no restaurante e ver na conta o "maldito" coperto, vou esclarecer aqui no blog!

Mas então, o que é o "Coperto"?????

Segundo o nosso amigo Wikipedia, o Coperto é o pagamento pelo espaço (uso da mesa), toalha, pratos e talheres, copos, e tudo aquilo que vem predisposto para uso do cliente. Muitas vezes pode compreender também algum "mimo" servido antes, como pãozinho, etc. 
Mas não é só isso! 
O Coperto também compreende a tipologia qualitativa do serviço oferecido, a particularidade do restaurante, o profissionalismo do pessoal e outros serviços não especificados na conta.
O pagamento do Coperto nos restaurantes nasceu na Idade Média, quando muitas pessoas usufruíam dos locais para consumir a própria comida, sobretudo na estação fria e nos dias de tempo ruim. Os restaurantes, portanto, não podendo vender a sua comida para essas pessoas, faziam pagar o serviço pelo "posto coberto" (utilizado) -  daí o nome, coperto -  e, muitas vezes também pelos talheres e pratos utilizados.



Não são todos os restaurantes que cobram o Coperto.
A região de "Lazio" por exemplo, colocou em prática uma Lei que proíbe a cobrança do Coperto. Que qualquer valor a mais que possa ser cobrado por serviço (como o do garçom) deve vir expresso claramente no Menu, já para conhecimento do cliente, para não haver nenhuma surpresa né?
Mas muitos proprietários não respeitam a tal Lei, cabe então aos clientes fazer valer, se recusando a pagar a taxa. 

La legge in questione è la legge regionale numero 21, datata 29 novembre 2006 in cui all'articolo 16 comma 3 si legge: "Qualora il servizio di somministrazione sia effettuato al tavolo, la tabella od il listino dei prezzi deve essere posto a disposizione dei clienti prima dell'ordinazione e deve indicare l'eventuale componente del servizio con modalità tali da rendere il prezzo chiaramente e facilmente comprensibile al pubblico. E' inoltre fatto divieto di applicare costi aggiuntivi per il coperto".

O Coperto gira em torno de 2 euros.
Até em bar, se você vai tomar um café e se senta à mesa para ser servido, o Coperto pode vir a ser cobrado! Daí, a taxa sai mais cara que o café! Hahaha!

É isso aí!
Baci a tutti!

5 comentários:

  1. Nossa! Vivendo e aprendendo! Eu já tinha ouvido falar desse tal de coperto , só não sabia que tinha esse nome. Boa Carla ! Bj Lana

    ResponderExcluir
  2. Ja passei por isto e digo que as vezes realmente e "salgado"!

    ResponderExcluir
  3. Em roma e um roubo... chegam a cobrar 6 euros por casal

    ResponderExcluir
  4. Bongiorno.
    O 'coperto, varia de região e também varia muito do restaurante. Se você estiver em um restaurante bom, com certeza vão te cobrar. Alguns outros restaurantes e cafés ignoram. Em Roma tudo é cobrado, por isso sempre digo para os amigos saiam de Roma e Milão e conheçam a verdadeira Itália.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)