28/08/2012

Transporte Público em Milão - Preços

Transporte público quanto custa?
Esse é o assunto de hoje.

Os bilhetes para uso de transporte público dentro de Milão são únicos. Um mesmo bilhete pode ser usado ou em trem, ou metrô, ou ônibus ou ainda no tram. 


Tipos:

Ordinario  - Em Milão, pela ATM, se paga 1,50 euro por um "ordinario urbano", válido para qualquer transporte na cidade de Milão, para 1 viagem. Um "carnê" de 4 viagens custa 6 euros, e o de 10 viagens,  13,80 euros.

Giornaliero - Para girar o dia todo, usando trem, ônibus, metropolitana (metrô), ou tram (bondinho), existe o bilhete giornaliero. Custa 4,50 e pode usar quantas vezes quiser num período de 24 horas da data da primeira validação (primeiro uso, passagem na catraca).

Bigiornaliero - Bilhete para 48 h de uso. Custa 8,25 euros.

Para quem usa todos os dias, existem os bilhetes semanais e ainda os mensais, são chamados "abbonamenti". Cada um com desconto proporcional, e vale super a pena! Todos os "abonamentos" são válidos para viagens ilimitadas durante o período escolhido (semanal ou mensal).

Para não ficar usando os bilhetes de papel, convém fazer a carteirinha magnética recarregável.



Para quem tá fora de Milão, num comune próximo, como é o meu caso, tem que fazer um bilhete combinado para ir até Milão. De area grande, area media ou area piccola. Dependendo da distância que percorrerá até entrar em Milão.
Por exemplo, um trem de onde moro até Milão, entra na faixa de 10 a 15 km de Milão, então pagarei 2,00 euros.

Fora de Milão, também, para utilizar ônibus, os valores dos bilhetes são calculados mais ou menos como os do trem. Por distância percorrida. Por isso, quando vai comprar um bilhete (que por aqui se encontra em um bar), deve falar de qual cidade até qual cidade, para pagar o valor exato da "corrida". O valor mínimo é 1,25.


Nos ônibus, os bilhetes devem ser validados na "maquininha" ao entrar. Quem tem "abonamento" não precisa. Se entrar um fiscal e você estiver sem bilhete ou bilhete não validado (carimbado), tem multa! Claro, sempre tem os espertinhos que não pagam, não validam, etc.... Vivem sempre no risco de ser pego pelo fiscal. Mas isso é coisa feia! Usou, tem que pagar!
O mesmo acontece nos trens e trams. Pois a maioria das estações não têm controle com roletas. O que tem acontecido em Milão, é a obrigação de validar na saída da estação. Se entrou sem bilhete por uma estação que não tem catraca, mas vai sair por uma que tem, vai se dar mal!

Comprar e validar bilhetes sempre! Educação sim!
Num próximo post, falarei sobre preços das corridas de Taxi.

Baci a tutti!

19 comentários:

  1. Carla, assim que a gente percebe o quanto é cara a condução no Brasil!! Em São Paulo acho que custa cerca de 2,80 reais o preço da passagem de ônibus e que dá direito a 3 horas de uso, se não me engano... Em Zurique o sistema é parecido com ai de Milão, mas um pouco mais caro, como quase tudo na Suíça..rs.. Por aqui tb tem os espetinhos que vivem no risco e não querem pagar transporte. Que feio isso!! Nos Trans e Bus, os controladores entram a paisana para os "espertos" não terem como escapar!! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no Brasil é caro e ainda por cima não funciona bem! é triste! Pelo jeito tudo na Suíça é caro ne? nossa!
      Pois é... tem espertinhos em todos os lugares! uma hora são pegos, não tem jeito! bjus

      Excluir
  2. Carla
    Voltamos a Milão nas férias de JUL e fiquei surpresa que o valor tinha subido. Depois de morar quase 3 anos por aí foi a primeira vez que vi isto acontecer.
    Mas uma coisa é certa não dá para comparar a qualidade do transporte de Milão e de grande parte da Europa com o que temos aqui no Brasil.
    Qualidade precária, preços altos pelo que oferecem e poucas opções.
    Este é mais um item onde precisamos melhorar.
    Super abraço e espero que esteja tudo bem por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celia!!! entao voltaram aqui um pouquinho pra matar a saudade? que bom! subiu mesmo! o metrô do ano passado pra cá aumentou 50 centavos! Mas tem novas estações e sempre dizem que estao fazendo melhorias... sei la! rs...
      Como tava falando com a Sandra ali em cima, o Brasil tem muito o que melhorar, realmente investir o alto preço pago pelos usuarios em transportes decentes! bjus pra vc

      Excluir
  3. Isso lá é legal e todo mundo COMPRA o bilhete.Não sei se seria assim aqui...beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, não é assim não! Como falei, sempre tem os espertinhos (e muitos) que nao compra, mas uma hora ou outra sao pegos! bjus

      Excluir
  4. OmG! Me lembro que quando morei aí em Milano os biglietos custavam 1€!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla
    Me chamo Andreia Teixeira, moro no Brasil no estado do Rio Grande so Sul. Adorei o blog, parabéns e obrigada pelas informações. Estarei em Milão somente dois dias, 22 a 24 de novembro, e pelas suas dicas de transporte, acho que vou comprar o bilhete da Giornaleiro. Consigo compra-lo no aeroporto? Braços. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia! que bom que gostou, obrigada! Se for "turismar" em milao, compre o giornaliero sim! mas nas maquinas da ATM já em milao mesmo! Ok? baci e boa viagem!

      Excluir
  6. Obrigada Carla pela ajuda. Essas maquinas da ATM só tem no centro de Milão ou também no aeroporto de Milão? Abraços. Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu disse Andreia, as maquinas da ATM estao em Milão e não no aeroporto. No aeroporto vc vai encontrar as maquinas da Trenitalia, talvez ate consiga comprar o giornaliero urbano, mas como nao tenho certeza, melhor comprar em milao mesmo.

      Excluir
  7. Boa noite Carla, estive ausente e por isso demorei para agradeçer pela ajuda. Comprarei em Milão. Obrigada. Abraços. Andreia. Se quiser algo do Brasil me avise, que farei o possivel para levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Andreia! Mas nao preciso de nada! Desejo uma otima viagem pra vc! aproveite! abraços

      Excluir
  8. Obrigada Carla.Se não for abusar muito, queria mais um ajuda Estou tentando descobrir, porem sem muito sucesso, como faço para sair de do aeroporto de Malpensa e chegar ao meu destino a estação Moscova ou a estação Lanza. Por acaso voce sabe como fazer. Desde já obrigada pela atenção.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! de Malpensa pega o trem ou o onibus até a Centrale, e da centrale pega o metro, faz baldeação para a linha verde para chegar até Lanza.

      Excluir
  9. Olá Carla, Obrigada novamente. Estive olhando a previsão do tempo para Milão ao final do mês de novembro do dia 22 até o dia 24. Está em media de 4 a 15 graus centigrados. Eu morro no sul aqui no Brasil, nós temos no inverno temperaturas próximas disso e até mais baixas que isso. Porem ficou na duvida de qual tipo de roupa levar. O que você acha? Vou ficar só dois dias, preciso levar jaqueta e roupas de lã? Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! traz roupas quentes sim. Faz frio e pode até nevar nessa época! abraços

      Excluir
  10. Nossa, nem imaginava!! Obrigada pela dica. abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)