03/09/2012

Trabalho - Período de prova

Bem, hoje o assunto é sério, de verdade.
E ainda mais nesses tempos de crise, acontece de tudo quando o assunto é trabalho.
Trabalhos "in nero" (sem registro, ilegal), cláusulas e leis trabalhistas desrespeitadas, abuso de mão-de-obra, têm acontecido muito, não só aqui na Itália, mas por toda Europa.
Tem muita coisa pra ser falada, abordada, esclarecida.
Mas hoje vou falar sobre o período de prova, ou seja, dias de teste, ou experiência. E também do "affiancamento", onde o futuro trabalhador vai aprender o trabalho, apenas acompanhando um funcionário experiente.



Pois é!

Tudo isso, por lei, deve ser sob contrato de trabalho.
Não existe dias de prova, teste, experiência, affiancamento sem retribuição, sem ter assinado um contrato de trabalho!! Ninguém trabalha de graça!!!
Porém, acontece!!
Mas nesse caso o que fazer? Não ir e ficar sem a oportunidade de trabalho? É difícil! Acabamos nos sujeitando, não é mesmo?
Os empregadores abusam do momento, e avaliam os funcionários já no local de trabalho, sem remuneração. E a gente ainda corre o risco de não ser selecionado. Pois o período de prova, na Lei, além de ser retribuído e já com contrato assinado, tem a duração máxima de 7 dias e, neste período, você pode ser demitido ou não.



Se estivesse fácil arrumar trabalho, aí sim conseguiríamos dizer não a este tipo de "exploração de mão-de-obra" e ir à procura de empresas que realmente cumpram a lei e respeitam os direitos dos trabalhadores.
Porém, trabalhar é preciso.
Arrivederci!

2 comentários:

  1. Olá Carla,

    Por acaso a palavra certa não seria = "affiatamento", que significa harmônia; união; relação,etc.

    Pesquisei sobre affiancamento e não achei nada escrito desta maneira.

    GRato,
    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Mauricio, a palavra é affiancamento mesmo! de "fianco" = lado.. veja aqui: http://www.lepidorocco.com/index.php?option=com_content&view=article&id=136:affiancamento&catid=67:lettera-a&Itemid=165

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)