31/10/2012

Os muros de Milão hoje

Das 3 muralhas, sobre as quais falei nos post anterior, infelizmente hoje resta muito pouco, mas ficou sua marca na atual urbanização da cidade.

A Milão Romana está quase inteiramente no subsolo, o circo e as termais estão visíveis sob San Lorenzo Maggiore; embaixo da Bolsa de Valores há paredes e calçadas. Apenas alguns trechos da muralha romana são ainda visíveis, tais como:

- Restos dos muros republicanos nos porões de alguns edifícios na Via San Vito, onde também se destaca pela técnica de construção, do lado norte da Carrobbio, parcialmente incorporadas nos edifícios há uma parte da torre de Porta Ticinese que remonta às primeiras muralhas do primeiro século.



- Restos dos muros Maximianas entre alguns edifícios na Via Montenapoleone, no pátio do Museu Arqueológico em Corso Magenta está uma torre poligonal (24 lados) parte do trecho oeste das paredes, e no porão do Grand Hotel di Milano foi encontrado e já restaurado uma parte da fundação da muralha.




Além disso, há algumas evidências das muralhas medievais, sobretudo a Pusterla de Santo Ambrósio (uma das portas menores) do século XIII. O portão, construído em tijolo em uma base em um tipo de rocha, tem dois arcos e ao lado da entrada há duas torres, uma das quais abriga um museu.



As outras portas ainda completamente ou parcialmentee de pé são a antiga Porta Nuova, datada do século XII, no início da Via Manzoni, Porta Ticinese, os restos de Porta Romana localizada no subsolo dos dois edifícios no cruzamento da Corso di Porta Romana e via Sforza.

Dos muros ainda permanecem cerca de 20 metros na Via San Damiano.



Assim também para a muralha espanhola, se vê alguns vestígios na praça Medaglie d'Oro  ao longo do Viale Vittorio Veneto, e ao longo do anel pequeno (piccola circonvallazione) , que na verdade é também chamado de "muralhas da cidade espanhola."



Durante as obras para a estação Missori do metrô foram encontradas calçadas e outros vestígios da era Romana, tudo agora é exposto nos próprios corredores da estação de metrô.





Respirando história, compartilhando com vocês um pouco da história de Milão!

Baci a tutti!

6 comentários:

  1. Oi carla!
    Adorei seu post.. sou nova no mundo blogueiro mas acompanho seu blog faz um tempinho..

    Você me fez olhar com outros olhos Milão rs.. quando eu cheguei na Italia fiquei uns 2 meses provisórios por ai esperando a resposta de um master..mas agora eu vejo o quanto me faltou conhecer..
    bjs
    Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá visitar seu blog! sucesso pra vc! sonho em ir pra Roma, ainda não tive a oportunidade de conhece-la!
      Que bom que gostou dos posts sobre Milão... muitas vezes as coisas e os lugares nos passam despercebidos ne?
      bjus

      Excluir
  2. Agora que vi que vc respondeu rs..
    Brigada!! E brigada por me adicionar! Venha que a Roma é uma cidade maravilhosa, tente aquelas promoções de 9 euros que vale a pena rs.. eu acabei de comprar uma passagem pra milão por esse preço!
    E quando vier se quiser algumas dicas rs!
    Pois é.. as vezes com a cabeça ocupada a gente perde cada detalhe.. mas tudo bem oportunidades de conhecer a melhor a cidade virão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passagem por 9 euros? avião ? trem? me fala melhor disso!! rs bjus

      Excluir
  3. simm!!! na trenitalia.. só que vc tem que olhar sempre e olha pra vários dias.. normalmente pra roma custa 19 euros.. mas se procurar bem acha.. eu comprei pro dia 29 foi muita sorte.. mas quando eu morava em Ravenna uma minha amiga sempre pegava de bolonha pra milão nessa promoção.. ela sempre olhava... no site a opção de vc procurar o mais barato entre aqueles dias mais ou menos.. ai vc vê! dá uma olhada! é que agora fim de ano deve ser mais difícil!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)