23/11/2012

L'olio di oliva

Outono é a estação do azeite novinho, é tempo de "olivagione", um ritual que acontece sem interrupção, todo ano, há pelo menos 6 mil anos!

Mas é cada vez mais consumido, acessível à todos.

O azeite (aqui na Itália oleo di oliva), é a gordura mais saudável que existe e também o mais saboroso.

A "olivagione"  é um percurso que começa em outubro e se extende até o natal.. mas também pode chegar até às primeiras semanas de janeiro.



As olivas (azeitonas) são retiradas diretamente dos ramos e vão para fase natural de oxidação. É preciso conhecer exatamente o período de amadurecimento das azeitonas para a colheita, pois quanto mais maduras piora o produto final.

Existe uma infinidade de qualidade de azeitonas. Cada um dá um azeite específico, de sabor particular e único. 

Na Itália o azeite é produzido em todas as regiões, exceto em Val d'Aosta.

Os mais famosos e considerados top são:

- RIVIERA LIGURE DOP - leve e frutado, doce com amargo e com um equilibrado apimentado, amêndoas e pinolo. Indicado para massa al pesto, salada do mar, carnes brancas grelhadas.

- GARDA DOP - Leve frutado, gosto fino, vegetal, macio, armônico, tons amendoados, levemente apimentado. Indicado para flores de abóboras fritas e carnes brancas grelhadas.

- UMBRIA DOP - Frutado medio a intenso, gosto vegetal de alcachofra. Combina com sopa de "fungos", "frittelle di granturco", "lepre alla cacciatora".

- SARDEGNA DOP - Frutado médio, macio no paladar, tons florais e fruta branca no final. Combina com sopas de peixe, crustáceos ao vapor, carnes brancas grelhadas.



- MOTI IBLEI DOP - Frutado médio a intenso, tomate, sabor vegetal, macio, amargo e apimentado em equilíbrio. Combina com antipasto de verduras, e peixe assado.

- TERRA DI BARI DOP - Frutado intenso à médio, perfume de grama do campo, sabor decidido, amargo e picante, amêndoa. Combina com verduras cruas e cozidas.

- CHIANTI CLASSICO DOP - Frutado médio a intenso, fragrâncias vegetais de alcachofra e grama do cmapo, boa fluidez e leve adstringência. Combina com feijão, sopas de verduras, coelho, ribollita toscana.

- TOSCANO IGP - Frutato médio a intenso, amargo e apimentado, leve notas adstringentes, encorpado. Combina com sopa de legumes, verduras grelhadas e tagliata alla rucola. 

- SABINA DOP - Frutado médio - leve, sabor delicado, amargo e apimentado em equilíbrio, tons amendoados. Combina com sopa de batatas e alcachofras, salada de farro, creme de verduras, carnes brancas grelhadas.

Com o tempo, vivendo na Itália o paladar vai ficando mais apurado para perceber as diferenças entre um azeite e outro, acontece assim também com o vinho!

São as maravilhas da Itália!

Baci a tutti!

Um comentário:

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)