06/11/2012

Reflexo da crise

E o assunto mais uma vez é ela... a tal da crise.
E cada vez mais se vê reflexo dela.
Andando pelas ruas se vê lojas fechadas, comércios em venda, casas e galpões em venda, aumenta o número de anúncio nas faxadas dos prédios, aluguel, venda, a coisa tá feia!



Muitas pessoas me escrevem, contando do seu sonho, pedindo opinião se é hora ou não de vir! 
Quando cheguei, há 2 anos, já falavam da crise, mas esta não era ainda muito evidente. Arriscamos vir mesmo assim.
Hoje já é diferente.
E há algum tempo eu responderia às pessoas que me escrevem: venha, aposte no seu sonho, arrisque. 
Mas hoje, infelizmente, digo: não venha, espere mais um pouco, deixa essa maré ruim passar. Pois pra quem já tá aqui tá difícil, imagina pra quem tá chegando... 
Mas claro, nunca desistir dos sonhos! Apenas planejar melhor e esperar a situação da Itália melhorar um pouco, principalmente se vem pra tentar a vida, trabalhar. Agora se vem pra estudar, é tudo uma outra história!

Baci a tutti!

15 comentários:

  1. A crise vai passar , pode ser que demore mas Deus sabe o motivo de tudo isso e quando passar será só alegria ....
    Bj Lana

    ResponderExcluir
  2. Ciao, Carla!

    Nós estamos esperando esta maré passar para podermos ir. Mas aqui em São Paulo também não está fácil. Desistir do sonho? nunca! Vamos torcer que tudo isto de ruim passe logo. Se cuida, beijões!

    Patricia Turdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí Patti! sua hora vai chegar! vc ai ver! bjus

      Excluir
  3. Por toda europa ta assim aqui em londres tb, muitos imoveis a venda, emprego ta dificil. mas vamos a luta.

    ResponderExcluir
  4. Noutro dia recebi um e-mail de um leitor que pedia-me dicas sobre qual o melhor lugar da Itália para morar e trabalhar hoje. Minha vontade era responder Brasil, mas fui mais diplomático e respondi algo mais ou menos como o seu post. O leitor tornou a escrever acusando-me de ter virado racista contra brasileiros (!!!), que eu já vivia no "bem-bom" e só queria assustar quem desejasse a mesma oportunidade que eu tive [estou sendo zen, os termos usados foram mais agressivos]. Respondi que é melhor não pedir a opinião alheia, quando não se é disposto a ouví-la e desejei-lhe boa sorte. Será possível que as pessoas pararam de ler jornais no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Allan, não sei dizer se é falta de informação ou sei lá o que! mas as pessoas não tem noçao mesmo, muitos ainda acham que se fica rico morando na europa... hahaha... bem, espero apenas que a crise passe, e que todos tenham oportunidades de emprego digno, integração (que não se vê muito aqui na Itália) e chance de viver os sonhos! baci

      Excluir
  5. Olá Carla,

    Realmente se alguém acha que vai ficar rico só por estar na EUROPA, eu sugiro que gastem todo seu salário do mês com a mega-sena, as chances são maiores.....ehhehehe

    à princípio, você não comentou mais como vai o seu mercado de trabalho? Estás ainda trabalhando no posto de combustiveis da ERG? Conte-nos o que fazes da vida....

    Abraço
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Mauricio.
      Verdade, mas muita gente ainda tem esse pensamento!

      comentei sim, em varios posts, e faz bastante tempo que nao trabalho mais no Totalerg.. meu contrato acabou em março, nao foi renovado, contrataram um aprendiz no lugar de 2 caixas fixos (eu e mais um) e até hoje nao arrumei nada! não tá nada facil!

      abraço

      Excluir
    2. Oi Carla! Apenas por curiosidade (e desculpe a indiscrição), mas desde março você não consegue nenhum tipo de trabalho por aí?? Nem trabalhos mais simples (tipo em lojas, bares, hotéis, etc)?
      Pergunto por que tenho planos de ir para Bolonha no ano que vem para estudar, mas precisarei trabalhar também (ao menos para cobrir parte das minhas despesas).
      Você acha que estou me iludindo?
      Abraço, e parabéns pelo blog.
      Edu

      Excluir
    3. é Edu, não tá fácil... me ofereceram emprego por 3 ou 4 euros a hora.. onde se paga para trabalhar... mas depende de cada um e da sua sorte!

      Excluir
  6. Carla
    Pena que as coisas estejam assim. Qdo voltamos ao Brasil em 2011 já sentiamos muito os reflexo desta crise que só fez aumentar.
    Os motivos são muitos, vários provocados por politicas inadequadas das administrações passadas e vários outros fruto da própria crise mundial.
    Vamos ver no que dá.
    Qto ao vcs espero que estajam bem.
    Boa sorte e ainda muitos sonhos a serem realizados!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Célia! se espera sempre que tudo melhore ne?
      estamos bem. obrigada. ainda cheia de sonhos, e desistir, nunca !
      bjus

      Excluir
  7. Realmente, com a crise as coisas mudaram muito no mundo. E com a internet as mascaras de muitos paises com problemas similares ao Brasil cairam. Novas ondas migratorias como por exemplo de italianos-portugueses-espanhois entre outros ao Brasil, EUA, etc e etc. E estes povos nos criticavam,pode? Ironia do destino?

    Li faz um tempo que algumas dessas pessoas compram casamentos com brasileiros para poder viver no Brasil e trabalhar. Sim. E li isto em uma revista com credibilidade embora nem sempre concorde tudo o que ela fala.

    Quanto ao seu bem intencionado e positivo desejo de integraçao: Carla, sua bondosidade (existe esta palavra?) me surprende muitas vezes ainda maravilhosamente.

    Mas acho que a integraçao na Italia é um sonho muito distante pois nem o povo daqui se integra. Como farao os estrangeiros descendentes ou nao (ultimo post no meu blog escrito pora uma garota descendente conta isso) a se integrarem? O buraco é cultural-social- historico e de cabeça dura mesmo. Ou estaria isto no sangue que gerou o fascismo?

    Quem mente que "eu consegui 100%" baseando-se no Eupirismo-individualidade total e negando a maioria como faz a Barbara do Brasil na Italia, mente, se engana ou aceita aquelas "brincadeirinhas-piadinhas" de que somos macacos da floresta por algum motivo, talvez covardia.

    Hoje dei uma lida nos posts do Franco. Absurdo d+ e o mais humilhante é ver alguns brasileiros/as dizendo que isso é cultural e deve ser aceito.

    PS:vi um excelente comentario seu sobre reconheçer os diplomas. So quem passou por isso aqui sabe. Se aqui é dificil, porque la para eles que em algumas areas sao bem fracos, eles deveriam ter tratamento especial? Por ser a terra da bota? Ah,mas ficam com raivinha e criam mentiras para denegrir tudo que seja contra o antigo "Império" do planeta.

    Caraca, de chorar. Valeu :D

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)