31/12/2012

A cor do Ano Novo!

Qual a cor do Ano Novo?? Branco? Errado!

A cor do Ano Novo na Itália é vermelho!

Vestir-se de vermelho "porta fortuna", pode ser uma peça só (calcinha ou cueca para os apaixonados ou em busca de um grande amor) ou pode ser a roupa inteira!! 


                                




Jóias com pedra coral também são utilizadas como "amuleto" no Ano Novo.

O vermelho é simboliza a sorte, força, sucesso e o fogo!

Alguns dizem que a tradição veio da china, com o antigo ritual de escrever votos de bom ano com tinta vermelha em todas as portas da cidade.

Outros dizem que veio da época do Império Romano, quando no Ano Novo homens e mulheres usavam alguma peça de roupa vermelha, representando o poder, o coração, a saúde e a fertilidade.

Mas se vestir de vermelho não é a única forma de ter sorte no novo ano que se iniciará. Segundo as tradições, jogar fora objetos velhos, quebrados, que não se usa mais simboliza colocar pra fora de casa toda a negatividade, dando lugar pra coisas novas e positivas, assim como disparar com arma de fogo ou fogos de artifício serviria para "espantar espíritos malígnos".

Já pendurar o "vischio" na porta de casa serve para garantir paz e serenidade em casa, uma tradição que tem origem céltica.

Um casal que se beija debaixo de um ramo de vischio no Natal e Ano Novo, segundo a tradição, garante que nada de mal lhes aconteça.



E para começar o ano seguindo as tradições eu também vou usar uma peça vermelha!
E quem sabe beijar o Tiago debaixo de um vischio.. rs..

Feliz Ano Novo pra todos!

Auguri di buon Capodanno!!!!



Baci a tutti!
E nos vemos em 2013!
Com muitos sonhos a se realizar! Muita coisa pra compartilhar com vocês!
Arrivederci!


6 comentários:

  1. Oi Carla!! Nossa, que legal saber um pouco da tradição da virada do ano na Itália. Nunca imaginei que a cor da virada fosse vermelha :-). Tb acho que ficar com coisas quebradas e sem utilidade em casa estagna a energia, a gente só deve guardar o que será útil né?.. pois é falar é fácil, mas bem que eu preciso fazer uma limpa em casa, rs...
    Feliz ano novo pra você e muito vermelho na sua vida. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diferente né Sandra? A coisa de se desfazer de coisa velha, quebrada e coisas que não usamos devemos colocar na rotina, muda estação recicla-se coisas, né? bjus e tudo de bom pra vc tbm em 2013 ! bjuus

      Excluir
  2. Oi Carla.
    Na China o vermelho é uma cor de muita sorte.
    É muito legal ver as tradições diferentes de cada país.
    Uma boa passagem de ano para você.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. É por essas e outras que eu continuo achando a italianada o povo mais chiquetê do mundo ! Eita gente linda e de bom gosto! Adooooro! Rs ... Lana

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)