19/12/2012

Milão e seus símbolos!

Sou apaixonada por Milão!

Fui conhecendo a cidade aos poucos, fazendo descobertas (muitas delas contei aqui no blog para vocês), e minha admiração por ela só foi aumentando.

Sua culinária típica, sua história, seus muros, suas portas, o castelo, o Duomo, as igrejas, as ruas, o dialeto, ai ai ai, Milano mia... ;)

E Milão, como toda cidade, tem seus símbolos.

O primeiro símbolo de Milão foi a "scrofa semilanuta" (uma porca da espécie mais peludinha), um animal mitológico. A lenda conta que o celta Belloveso, que atravessou os alpes para chegar na Pianura Padana, teve um sonho com uma deusa em forma de porca com pelos longos em algumas parte do corpo, e decidiu ali, fundar uma cidade, em nome da deusa do sonho, e de chamá-la de Mediolanum (semilanuta = medio lanum) que depois virou Milano.

                   

O símbolo ainda pode ser encontrado no Palazzo della Ragione e no Palazzo Marino.

Após o século XI, um novo símbolo começou a se destacar na cidade. O Biscione ou Vipera (no dialeto milanês bissa). Símbolo da família Visconti. Família nobre Lombarda que governou o ducato de Milano durante a Idade Média e início do Renascimento (entre 1277 e 1447).

                                                

 O mesmo símbolo também foi símbolo da família Sforza (que eram aparentados com os Visconti). Até então não se sabe dizer se os Visconti adotaram o símbolo que já existia na cidade como símbolo da família. Algumas lendas afirmam que o fundador dos Visconti, tirou esse símbolo do escudo de um infiel que foi morto nas Cruzadas, acusado de matar o dragão Tarantasio.


No entanto, o homem na boca da cobra, embora definido como "engolido", pode ser interpretado como uma figura que "emerge" da víbora, que faz lembrar símbolos mais antigos da fertilidade terrestre, bem interpretada pela serpente. 

                            

O símbolo significa também poder e eternidade da estirpe.
É encontrado ainda em diversas partes da cidade. Foi também adotado pela Alfa Romeo, na sociedade d além do grupo Mediaset e  Fininvest de Berlusconi, porém tem uma flor no lugar do homem (o símbolo posteriormente foi sofrendo alterações).

                  
                

E também, Dante Alighieri citou o símbolo na sua obra Divina Comédia: la vipera che il milanese accampa(La Divina Commedia, Purgatorio, Canto VIII).

Fora esses dois símbolos, outro importante é Croce di San Giorgio (cruz de São Jorge), a bandeira de Milano. Fora Milão, vários outras cidades e até nações usam a cruz vermelha em fundo branco em suas bandeiras.



A cruz vermelha representa a peregrinagem armada, o símbolo dos peregrinos que chegavam em todos os lugares santos do cristianismo, e que depois de 1095, ano no qual os turcos conquistaram Jerusalém, impulsionado por um espírito de missão sincero, "pegaram" a cruz  e armados decidiram libertar as terras em que Jesus nasceu e viveu.

                    
Brasão da cidade de Milano

            
É isso aí!
Sentirei falta desta fantástica cidade! Cheia de história e vida!

Baci a tutti!



6 comentários:

  1. Carla
    Esta cidade não tem como esquecer.
    Ela será sempre a minha melhor recordação.
    Mas a propósito, vcs estão pensando em voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Celia! Voltar pro Brasil não, só de férias, mas nos mudamos de Milão! logo conto as novidades. bjus e bom natal pra vcs!

      Excluir
  2. Oi Carla,

    Senti mesmo um ar de despedida nesse post,
    mas os sonhos na bella Itália continuam?
    Espero que sim, pois gosto muito do blog,e pretendemos nos mudar para Itália,então pesquisamos bastante sobre a vida por aí,e aqui encontramos muitas informações utéis e honestas,alem do astral ótimo desse blog!
    Desejo que seus sonhos se realizem,
    bjos,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Roseli!
      Já já vem o post no qual contarei tudooooo!
      Obrigada, desejo o mesmo pra vc ! bjuuus

      Excluir
  3. Oi Carla,
    Un felice ano nuovo per te! ;)

    É sempre bom acompanhar os que como eu moram fora do nosso querido Brasil e que continuam seguindo seus sonhos e vivendo todas as surpresas que a vida em um novo país nos proporciona.
    Agora eu também fiquei curiosa com o seu post....saiu de Milano e agora estou curiosa. Se continuar na Itália espero que tenha ido para Verona. Adorei a Itália, mas de todas as cidades que conheci aí moraria em Verona, la piccola Roma! ai, ai.rsrs
    Feliz 2013 e que as mudanças sejam para melhor. Sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vc também Ina! tudo de bom e que continue realizando seus sonhos!
      Ainda não saí de Milão, rs... Tenho planos, mas ainda estou por aqui! Amo tanto esse lugar que já dá saudade só de pensar em sair, rs..
      Bjus

      Excluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)