31/01/2012

Finalmente vado in palesta!!!

                   Foi uma longa espera, uma longa busca, um longo "empurrão com a barriga", mas finalmente estou inscrita em uma academia! Ufa!! A saúde, os joelhos, a balança e o biquini agradecem! Hahahaha!
                    No auge do inverno (no momento nevando!), o negócio vai ser mesmo vencer a preguiça. O bom é que o marido também se inscreveu, aí como ele é mais empolgado pra sair de casa (eu sou caseira, adoro ficar debaixo das cobertas, hahaha), vou ter um incentivo a mais né?
                    A dúvida na hora de me inscrever numa academia era: me inscrevo naquela pequena, mais barata, sem aulas diferentes, mas que é perto de casa que dá pra ir a pé ou de bicicleta, ou me inscrevo naquela top, não tão barata, que tem piscina, vários cursos (inclusive ioga e pilates, que quero tanto fazer!) mas tenho que me deslocar de carro, e se não tiver carro bye bye????
                   E no fim, a segunda opção venceu. Já que sei que uma rotina "mesmice" numa academia não rola.. então, novidades na academia que me inscrevi não vai faltar! 
                         Assim, meu Projeto Verão 2012 se inicia (já que o 2011 faliu! hahaha). 
                         Pra vocês terem uma ideia de preço, já que muita gente quer saber como é o custo de vida pro aqui, a academia pequena me custaria 120 trimestralmente, a academia top me custará cerca de 75 mensalmente. Bastante diferença, mas não dá pra comparar toda a estrutura das duas. 


                      Os objetivos então são: que eu não só perca peso e fique mais em forma, mas que também que fique com mais pique, fôlego, resistência, ânimo, sem estresse e com paz de espírito pra enfrentar todos os desafios deste ano. 
                       E bem, um das minhas metas já cumpridas! E pra não deixá-la pra lá, o contrato da academia vale por 13 meses! Nada de desistir, senão é prejuízo na certa! hahaha
                      Baci a tutti ed una buona settimana!


25/01/2012

Terremoto? Sim, a todo momento!

                    Hoje de manhã a região de Milão sentiu reflexos do terremoto de 4,9 que teve epicentro na pianura padana emiliana, Reggio Emilia. Eu estava no trabalho, naquela correria daquele posto que não me deixa nenhum tempinho pra respirar! E não senti nada! Tiago que estava em casa sentiu tremer, e até a gaveta da sala que tá meio quebrada, caiu a frente. As pessoas sairam no corredor, um pouco assustadas. Mas foi questão de segundos.
                    Foi um terremoto sim, mas sem danos. Ontem à noite, pouco antes da meia-noite, já tinha havido um de 4,2, mas que poucos perceberam por estarem já dormindo.
            A Itália está constantemente passando por abalos sísmicos do tipo, a maioria inferior a 2, imperceptíveis por nós. Existem diversos monitoramentos, e sites que mostram on line todos os terremotos, onde, horario e a magnitude. Como esse do INGV, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, cliquem aqui.


                         O último grande terremoto italiano foi em abril de 2009, em Abruzzo, de magnitude 6,3. Que deixou dezenas de mortos, centenas de feridos e mais de 50 mil pessoas desabrigadas.
                       A Itália fica justamente na zona que têm duas placas tectônicas, em constante deslocamento.
                       O negócio é torcer pra que os abalos sejam sempre fracos, pra que não tenha mais nenhum desastre por aqui. 
                       Baci a tutti!

23/01/2012

Mudança de Planos...

                  Comecei o ano com o pé direito, como faço todos os anos, literamente falando (sabem, ficar de pé direito, como saci, no momento que o relógio bate meia noite no ano novo???), pois é! Cheia de esperanças, cheia de planos. Mas nem tudo se conclui, nem tudo dá certo!
                   Me inscrevi em uma outra pós graduação, um curso de Perfezionamento da Universidade de Milão, e como no ano passado, não abriu turma! Mais uma vez! Recebi a notícia hoje, e fiquei chateada, muito chateada... O que fazer quando se quer estudar?? O que fazer quando as barreiras são tantas pra atingir esse objetivo?? Realmente não achei que fosse asim tão difícil! E é!
                  Poxa, já tinha tudo planejado, o curso era todas sextas-feiras, já tinha programado como ia fazer, já tinha um parcial apoio do meu chefe... Mas no fim, não deu.
                   Bem, sei lá!
                 Talvez seja reflexo de tudo. A Itália não tá bem, tem a crise, as novas medidas do governo que têm ao menos o objetivo de melhorar o país, mas que têm trazido um monte de consequências. Protestos, greves, bloqueios... Os taxistas estão parados, hoje foi a vez dos transportadores, os caminhões, bloquearam as autoestradas.... caos! 
                    A Itália é um dos países que mais têm taxas, impostos, e tá todo mundo stufo de tudo isso.
                    Bem, o negócio é não se desesperar a questo punto, o negócio é mudar o caminho, mas não o destino. Traçar planos pra atingi-lo, e seguir em frente. 
                   Adoro essa música do Jovanotti, Ora, que compartilho aqui com vocês, letra e o vídeo. Tem tudo a ver com o momento.

Dicono che è vero che quando si muore poi non ci si vede più
dicono che è vero che ogni grande amore naufraga la sera davanti alla tv
dicono che è vero che ad ogni speranza corrisponde stessa quantità di delusione
dicono che è vero sì ma anche fosse vero non sarebbe giustificazione
per non farlo più, per non farlo più
ora
dicono che è vero che quando si nasce sta già tutto scritto dentro ad uno schema
dicono che è vero che c’è solo un modo per risolvere un problema
dicono che è vero che ad ogni entusiasmo corrisponde stessa quantità di frustrazione
dicono che è vero sì ma anche fosse vero non sarebbe giustificazione
per non farlo più, per non farlo più
ora

non c’è montagna più alta di quella che non scalerò
non c’è scommessa più persa di quella che non giocherò
ora

dicono che è vero che ogni sognatore diventerà cinico invecchiando
dicono che è vero che noi siamo fermi è il panorama che si sta muovendo
dicono che è vero che per ogni slancio tornerà una mortificazione
dicono che è vero sì ma anche fosse vero non sarebbe giustificazione
per non farlo più, per non farlo più, ora

non c’è montagna più alta di quella che non scalerò
non c’è scommessa più persa di quella che non giocherò
ora
ora
ora…




                      E aproveito pra deixar aqui um beijo enorme pra minha irmã Marcela, que completa 33 anos hoje. E quero dizer a ela que a amo, apesar de todas as nossa diferenças, que está no meu coração.


                   
         "Má, Parabéns! Beijos! Saudades"

20/01/2012

A neve química

                   Os assuntos da semana foram: o naufrágio do navio Concórdia, como contei na última postagem, toda a investigação, as buscas por desaparecidos, novos vídeos, novas acusações, caos! Em pauta também em Milão, a Liberalizzazione, a greve dos taxistas (hoje um foi linchado porque trabalhou, absurdo!), a greve dos distribuidores de combustíveis privados, os protestos dos farmacêuticos. E outro assunto comentado foi a "estranha" neve que caiu em Milão e nas cidades vizinhas. Uma análise química da neve revelou que não era apenas água congelada, e sim, a tal de "neve chímica"
                    Segundo disseram, um ar frio vindo da Russia, trouxe baixas temperaturas e combinando com a poluição do ar da Lombardia, resultou neste fenômeno. Substâncias poluentes como hidretos de mercúrio, silicatos e sulfetos, precipitam em uma formação muito parecida com os cristais de gelo mesmo sem a presença de nuvens. 


                     E faz sentido! Pois aqui em Senago, em meio ao Parque delle Groane, uma área verde, não nevou! Já onde trabalho, Arese divisa com Rho, com uma grande área industrial, caiu a tal da neve química.
                        E teoricamente, quando acaba o "smog", a camada de ar poluído, não precipita mais, a tal neve química acaba! Bem, e acabou mesmo! Desde ontem a temperatura tem aumentado, o frio amenizado e até o sol apareceu! Ufa! Mas parece que semana que vem isso já muda, mais frio, nesse inverno atípico!
                         Bom fim de semana pra todos!
                         Baci!

17/01/2012

Costa Concordia - o Naufrágio

                     Não se fala em outra coisa. Costa Concórdia, o navio de Cruzeiros naufragado na costa da Liguria, aqui na Itália. 


                           O navio transportava 4200 pessoas aproximandamente, bateu em rochas perto da Ilha Giglio na noite de sexta-feira, por sucessão de erros, imprudência talvez. Já são 11 mortes confirmadas e mais de 20 desaparecidos. Números que poderiam ser menores, se tudo tivesse ocorrido diversamente. Se o alerta e evacuação fossem realizados antes, e não quase 2 horas depois do choque. Enfim... Estão dizendo tanta coisa... O comandante, segundo gravações publicadas, saiu antes e abandonou o navio, cheio de passageiros com o navio afundando (covarde?? não vamos julgá-lo...). 
                         Uma colega com quem estudei no ensino médio fazia parte da tripulação. Fiquei sabendo por seu Facebook, está bem, sã e salva. Lamenta-se da imprensa que julga a falta de treinamento e preparo da equipe... bem, eles fizeram a parte dele. Talvez, quem tava mais em cima, não tenha feito da maneira que deveria ter feito...
                       Enfim, um desastre. Fora que o navio começa já a perder líquidos que pode contaminar toda a costa da Liguria. Fora todo o prejuízo que as pessoas tiveram e a empresa também. Fora as mortes, as famílias, o trauma!
                       Tenho visto que o mundo inteiro está bem informado. O que tenho visto em sites brasileiros são resumos fiéis aos italianos. 


                        O que podemos fazer é só rezar para que o sofrimento dessas pessoas sejam amenizados, para que o choque seja curado, para que não fique traumas... e que se deve ser feito justiça, que esta seja feita.

16/01/2012

Area C - Milano

                           Hoje fui trabalhar com -6ºC, um frio danado e uma leve neve... a primeira deste inverno, com quase 2 meses de atraso...
                           Mas vim aqui pra contar mais uma medida do Comune de Milão para melhorar o ar, o tráfego e a vida das pessoas no centro da cidade. É a Area C, que inicia hoje e se manterá experimentalmente por 18 meses.


                            No que consiste??? 
                            Bem, lembram que contei do Ecopass?? Então, é quase igual, só um pouco mais rigoroso.
                            O nome mudou, as regras mudaram e o valor do "pedágio" também! 
                        O valor da taxa para circular no centro de Milão (na pequena área delimitada pela figura abaixo) será de 5 euros, de segunda a sexta das 7:30 às 19:30. 


                      Mesmo assim não são todos os veículos que poderão pagar e circular na Area C, alguns estão proibidos mesmo havendo a taxa, são aqueles a diesel 0,1,2 e 3 e os à gasolina euro 0, isso porque, como já expliquei num post, são automóveis que poluem mais, são mais antigos ainda sem um sistema eficiente de anti-particulados.
                  O acesso é livre para carros elétricos, motos e veículos de portadores de necessidades especiais. E até final deste ano, livre também para os hibridos, bicombustiveis, a metano e a Gpl. Quem mora na área terá os 40 primeiras entradas gratuitas, e depois o pedágio diário será de 2 euros.
                Para saberem mais, visitem o site do Comune de Milão, clicando aqui.
                Eu concordo. Afinal é uma área pequena, um centro cheio de história, que ficará muito melhor com menos carros circulando, além de melhorar o ar, o barulho e tudo o mais. Circular nesse centro se faz de boa a pé, e os metrôs funcionam muito bem! Pra quê carro então?? Deixá-lo mais longe e fazer um passeio será uma boa pedida!
                Baci e una buoníssima settimana a tutti voi!

15/01/2012

Patente di Guida Repubblica Italiana

                             Consegui! Mais uma etapa vencida! 


                            Ontem finalmente fiz minha prova prática de direção, e peguei minha Carteira de Motorista Italiana, a famosa e desejada Patente B.
                             Agora é dirigir tranquila por aí!


                        Sabia que 2012 ia começar bem! São etapas sendo superadas, com vontade e determinação. 
                        Obrigada Deus! E grata também pelo apoio de todos!            
                        Baci a tutti! A presto!

                  

13/01/2012

Salva Italia

                          Crise. Crise. Crise! Só se ouve falar na "maldita"! Pois é! E no final de dezembro, nosso primeiro ministro Monti, aprovou a manobra nominada "Salva Italia", e 2012 começou com diversas medidas para o crescimento do país.
                     Uma das medidas é a "Liberalizzazione", que consiste na redução de certas restrições precedentemente existentes. Aplicado principalmente para o mercado e comércio. Por exemplo, não há mais restrições na produção de pães, e no número de padarias por comune (nossa, imaginem que existia essa restrição????); não existirá mais a restrição de distância mínima para estabelecimentos comerciais do mesmo tipo; não terá mais restrições rígidas de horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com isso, os shoppings e grandes mercados estão abrindo de segunda a segunda, diferentemente do que acontecia antes. Tudo isso para aumentar o consumo, agitar o comércio e movimentar a economia.


                             Mudaram também o limite de idade para se aposentar, as quotas de imposto de renda, e o fisco está mais "em cima". Semana passada em Cortina, uma cidade "chique e elegante" da montanha (como diz meu marido) foi "parada" pelo fisco, e muita gente rodou! Gente com carrões importados que sonegavam imposto, declarando isenção de imposto de renda como se ganhassem como a classe operária!  E, sinceramente, esse é o caminho! Pois na crise, só os "pobres" acabam sentindo mais, os ricos continuam ricos e senão, cada vez mais ricos. Pois eu e meu marido temos um conceito formado que ninguém fica rico, milionário sendo honesto 100%, sempre tem um sonegação ali, uma escapadinha de impostos ali, exploração de mão de obra, e muito mais... infelizmente. Pra ganhar mais, fazer mais dinheiro, a galera sempre dá um jeitinho de burlar regras, leis e a honestidade! Então, fisco neles! Ganha mais, paga mais impostos, nada mais justo!
                               A manobra também foi aplicada à rede petrolífera, com a abertura dos mercados, fazendo com que os distribuidores de combustíveis não têm mais o vínculo de exclusividade, ou seja, um Esso pode comprar carburante da Agip, por exemplo. E não foi só essa medida neste setor, os preços estão cada vez mais altos, e se não fosse o frio, já tava todo mundo de bicicletas nas ruas, inclusive eu! 


                                     Bem, mas cutucando aqui, mexendo ali, as pessoas reclamam, acaba pesando de um lado, mas também ajudando em outro... afinal, o objetivo é que as coisas melhorem né? 
                                      E o que fazer senão confiar, e torcer pra que seja um ano muito melhor?
                                      Para saber mais sobre os decretos da manobra, cliquem nos links a seguir:

                             Um ótiimo fim de semana a todos! 
                        Amanhã será um importante dia pra mim, torçam por mim, é uma etapa a ser vencida na Itália, em busca dos sonhos, sempre. Depois conto para vocês!
                             Baci a tutti!                       


06/01/2012

Epifania del Signore - Viva la Befana!

                       Hoje é o dia da Epifania, que é uma palavra grega antiga que pode significar "aparição, manifestação, milagre". É uma comemoração católica, que acontece 12 dias depois do Natal, celebrando a primeira manisfestação da divindade de Jesus, com a visita solene dos três reis magos.              
                            Segundo o Evangelho de Mateus, os magos guiados por uma estrela chegaram até a Jesus, reconhecido como o rei dos judeus, levando ouro, incenso e mirra, cada presente representando um dom.



                              E a personagem folclórica deste dia na Itália é a Befana. Uma velha senhora, "feia mas boa", que voando numa vassoura na noite entre 5 e 6 de janeiro faz visita às crianças enchendo suas meias com doces e guloseimas. As meias são deixadas na boca da lareira ou então numa janela, como costume também se deixa algum "agrado" pra Befana, um pratinho com peixe (asciuga ou aringa), uma tangerina ou algumas cebolinhas no vinagre e uma taça de vinho tinto. Porém, somente as crianças boas ganham doces, aquelas que não se comportaram bem no ano que passou só ganham pedaços de carvão, (que hoje se usa um preparado de açúcar colorido de preto, na forma de carvão e duro pra ser mastigado).


                                  A origem desta personagem pode ter vindo pela representação de um ano velho em forma humana, uma ano que passou, se concluiu e o que se leva pro novo ano são as coisas boas que fez (doces) ou o que teve de ruim (carvão).


                                    Coloco aqui pra vocês as versões das musiquinhas (estrofes) da Befana:

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
con le toppe alla sottana
Viva, Viva La Befana!
da cui deriva la variante:
La Befana vien di notte
Con le scarpe tutte rotte
Col vestito alla romana
Viva, Viva La Befana!
Questa è una variante diffusa in Toscana:
La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
attraversa tutti i tetti
porta bambole e confetti


Altra variante:
La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
il vestito a trullallà
La Befana eccola qua!
La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
il vestito e la bandana
viene viene la Befana!


in tedesco:

die Befana kommt
in der Nacht mit
gebrochenen Schühen
zum Rock mit patches
viva viva la Befana



                          Buon fine settimana a tutti! 
                          Bacini!

05/01/2012

Escrever no blog, faz parte da meta!

                        No post anterior falei sobre minhas "metas" para esse ano. E faltou uma: escrever mais no blog! Non mollare mai!  Muitas vezes chego em casa cansada, ainda tem que cozinhar, lavar, limpar.. e depois tenho que descansar né? Claro, pois não sou de ferro. Daí tem a competição de escrever no blog, assitir a tv (tem os seriados que acabei me prendendo que são ER (Plantão Médico), Dawson's Creek e One Tree Hill IV! Ai, sei que são séries velhas, mas fico na preguicinha assisindo, às vezes sai um cochilinho, uma delícia! Hahahaha!), e ainda falar com a família, fuçar na internet, no Facebok,  me interar com as notícias... ai, quanta coisa!


                        Mas eu conseguirei!
                       Em 2011  foram 191 postagens, com o mínimo de 10 no mês e máximo de 27. Bem, tem mês que estou mais inspirada, outros tenho mais tempo, outros acontece sei lá o quê! Mas o importante é não deixar de colocar pra vocês aqui as novidades, as etapas, as curiosidades, e tudo que tem feito parte da minha vida por aqui na Itália.
                   Conto com o apoio de vocês, podem sugerir temas, fazer perguntas, comentem, mandem emails, participem! Assim fico mais motivada a escrever!
                        Ah, uma novidade: já comecei a ler o primeiro livro do ano! "Drácula" de Bram Stoker, e em italiano heim!!! Bem, isso vai ser mais uma coisa pra ocupar meu tempo, junto com o blog, o trabalho, os seriados...  ahahhahah!
                     Bem, amanhã é feriado, é o dia da Epifania. Não trabalho e no sábado pego folga emendando tudo! Delícia!
                     Mas no post de amanhã conto sobre a tradição e todo o folclore do dia da Epifania, a Befana!
                     Baci a tutti!

01/01/2012

2012, benvenuto!

                   Seja bem vindo 2012!


                  Mais um ano se inicia! Um novo ano, sempre cheio de sonhos, de promessas e objetivos a serem cumpridos, e eu claro, também tenho os meus.


                 Vou citar algumas coisinhas aqui pra vocês, pra deixar registrado, pra começar o ano já com tudo traçado...
                  Então, em 2012....

- Quero ler mais, voltar a ser uma "viciada em livros", ler pra me distrair, pra sonhar, pra chorar, me envolver e me emocionar. Ler português, e ler em italiano também. Superar o obstáculo de não conseguir me entregar na história que não é escrita na minha língua materna. Tenho um Skoob, com minha biblioteca de livros lidos desde 1998, visitem lá se tiverem um também. Prometo que em 2012 terá muito mais livros lidos por ali, já que 2011 foi um fiasco no quesito leitura, hahaha!

- Preciso usar mais meus óculos, afinal de hipermétrope virei míope, e mesmo tendo um grau baixo, não posso relaxar!

- Espero conseguir um emprego na minha área de química, trabalhar com prazer, acreditando e gostando do que faço! Ai ai ai ....

- Quero de qualquer jeito estudar! Como me faz falta! Um curso universitário vou fazer, seja um de Perfezionamento, Master ou até mesmo entrar na Laurea Magistrale pra completar meus estudos, mas química vou estudar!

- Quero me dedicar mais ao inglês. E se possível, passar um tempinho num curso em Londres, pra acelerar o aprendizado, me serviria no presente e será fundamental no futuro!

- Preciso entrar na academia, me exercitar mais, talvez quando o tempo esquentar um pouco, ir trabalhar de bicicleta. Deixar a vida sedentária de uma vez por todas, ah eu preciso!

- Quero poder viajar, conhecer outros lugares, outras cidades, regiões, países! Ai ai ai... E França é um dos primeiros destinos! 



- Quero poder passar férias com a família e amigos no Brasil. Matar a saudade, tomar um banho com água sem calcário, ir à praia, comer a comida da mamãe, fofocar com as amigas e primas, sair e me divertir com amigos, ser paparicada um pouquinho por todos... ai ai ai ai.. Se Deus me permitir!

- Quero vencer barreiras pessoais como timidez, insegurança e ansiedade. Quero conseguir me abrir mais, ser mais espontânea, fazer e ter mais amigos, falar mais ao telefone (ainda não contei, mas é uma coisa que odeio!), conversar coisas bobas... Quero ser mais segura, agir sem medo, sabendo o que quero, sem me importar com nada. Quero fazer as coisas com mais atenção, pra errar menos e me estressar menos. Quero não criar tantas expectavivas por pessoas e coisas, ser mais relax, viver a vida sem tantas encucações...

- Quero cumprir a promessa do ano passado de aprender a tocar violão, ou algum outro instrumento... ou então aprender alguma coisa nova, ter um hobby novo, me dedicar a alguma coisa que não seja tão "exato", que me relaxe e deixe o cérebro descansar....

- Preciso ter menos preguiça, menos cansaço, dormir menos e aproveitar mais... curtir mais o marido, sair mais, fazer coisas diferentes... (apesar que tudo isso depende de muitos fatores, né? rs)

                    Bem, poderia ficar aqui escrevendo, escrevendo, e sempre me viria uma coisa nova! A gente é mesmo cheia de insatisfações, então, meu útimo "desejo" é ser menos insatisfeita! Aceitar as coisas como elas são, claro, desde que eu já tenha feito o possível da minha parte.


                      E vocês? Já escreveram as metas do ano? Ao menos mentalizaram alguma coisa? 
                      É importante... afinal, a data de iniciar um novo ano, a comemoração, não tem sentido nenhum senção o de renovação! Parar, pensar e mudar! Agir!
                     Vamos em frente!
                     2012 promete!
                     Baci a tutti! Buon Anno!                
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...